A LETRA MATA: O LEMA DE QUEM NÃO LÊ NEM ESTUDA A BÍBLIA
Mizael de Souza Xavier
A razão da confusão
"E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica" (2 Coríntios 3:4-6).
Certo dia, em um grupo de cristãos no Facebook, de uma determinada denominação evangélica conhecida por seu amor e sua dedicação ao estudo das Sagradas Escrituras, apresentei uma explicação teológica sobre um tema que ali estava em evidência. Para a minha surpresa - por ter partido de um membro daquela denominação, não pela declaração em si, que já é bastante conheciada - um irmão me repreendeu, afirmando que "a letra mata". O grande lema daqueles que não leem nem estudam a Bíblia - por não acharem necessário por causa de uma visão teológica equivocada, por não se enxergarem capazes, por falta de orientação pastoral, por pura preguiça ou por uma fé pragmática, mística e carnal - é este: a letra mata! Diante de qualquer esforço teológico para explicar as coisas de Deus, "a letra mata", afinal de contas, como diz certa canção (e não hino de louvor): "Ninguém explica Deus).
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO O PODER TRANSFORMADOR DA PALAVRA DE DEUS
O desdobramento desse lema e que pretende ofender aquele que ousa ler e estudar a Palavra de Deus é: "o saber ensoberbece". Além de desprezar toda a Bíblia, que é uma fonte inesgotável de sabedoria divina para o cristão e essencial para o nosso ensino na fé, esse tipo de declaração apenas revela que essas pessoas necessitam com urgência dessa sabedoria que tanto desprezam. Antes de explicamos devidamente o que significa dizer que "a letra mata", vamos analisar as intenções por detrás deste texto mal empregado.
1. Significa que estamos tentando explicar de forma racional os mistérios de Deus, abrindo mão do sobrenatural por causa do racional. Se não precisássemos fazer uso da razão na nossa fé, Deus não nos teria dado uma Bíblia. A nossa fé se baseia no conhecimento da Palavra de Deus, de modo que é impossível dizermos que cremos em Deus e não sermos capazes de apontar de modo racional as razões da nossa fé, mostrando na Bíblia cada uma das nossas declarações. Pedro escreveu: "antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós" (1 Pedro 3:15).
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO POR UMA IGREJA PENSANTE
2. Significa também que estamos abrindo mão da atuação do Espírito Santo, procurando explicar as coisas de Deus de maneira racional, com o uso da sabedoria humana e carnal. Logo, nossas palavras e nossas explicações são mortas ou nós mesmos estamos mortos. Este pensamento equivocado não leva em conta que é o próprio Espírito Santo quem nos ilumina para que conheçamos as coisas espirituais (1 Coríntios 2:10-14). O Senhor Jesus disse aos seus apóstolos que o Espírito Santo os faria lembrar tudo o que Ele havia dito (João 14:26). O Espírito faz o mesmo por nós hoje, mas se não lemos nem estudamos a Bíblia, não temos o que lembrar.
O que acontece quando pressionamos essas pessoas a respeito de algum conhecimento da Palavra de Deus? Elas são incapazes de explicar de forma bíblica as razões da sua fé, que se baseia tão somente na experiência pessoal e de outros e naquilo que elas acham ou deixam de achar. O que o lema de "a letra mata" revela, na verdade, é uma aversão pecaminosa à doutrina e ao dogma. Há muitas igrejas em que as doutrinas bíblicas não são pregadas, deixando os crentes à mercê de profecias e revelações trazidas por seus líderes e a uma espiritualidade inteiramente mística e pragmática, como foi dito. A Palavra de Deus nada determina para essas igrejas, mas elas criam seus modos próprios de orar, de jejuar, de atrair bênçãos, sua própria ética e sua própria moral. O caráter de Deus, seus atributos e seus propósitos não estão fundamentados na Bíblia, mas nos achismos de quem não sabe o que diz.
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO NÃO SEI, SÓ SEI QUE FOI ASSIM
Explicando 2 Coríntios 3:6
Afinal de contas, o que o apóstolo Paulo quis dizer quando afirmou que "a letra mata"? Ele quis condenar severamente a leitura e o estudo da Palavra de Deus? De acordo com o que ele escreveu a Timóteo, em 2 Timóteo 3:16,17, com certeza não. Ele pretendeu afirmar que não se deve produzir livros (que contêm muitas letras impressas) com estudos da Palavra de Deus? Sendo ele próprio o maior escritor de livros do Novo Testamento, com certeza também não foi isso que ele quis dizer. Teria ele, então, ensinado que não devemos interpretar as Escrituras Sagradas, como muitos o fazem, já "interpretando" erradamente 2 Pedro 1:20,21? Também não. O significado de "a letra mata" está bastante claro no próprio texto em que a frase está inserida e nem precisa de muitos esforços exegéticos para a sua elucidação.
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO BÍBLIA: O MAPA SEGURO DA NOSSA FÉ
A verdade é que Paulo apresenta um contraste entre o Antigo Testamento e a Lei mosaica, que trazia à luz o pecado e, por isso, gerava a morte (Romanos 7:7-25); e o ministério do Novo Testamento, onde a graça de Deus dá vida ao pecador, sem a Lei, mas pela justiça que vem da fé. Enquanto a Lei revela o pecado em nós e a morte consequente do pecado, a graça de Deus nos revela a vida que nos é dada pela fé em Jesus Cristo. Paulo escreveu:
"Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus" (Romanos 3:19-26).
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO ERROS A SEREM EVITADOS NA LEITURA E NO ESTUDO DA BÍBLIA
Conclui-se que a falta da letra (conhecimento, ensino) é que mata, no sentido em que este texto é usado de maneira errada. Por não lerem nem estudarem a Palavra de Deus, essas pessoas padecem por falta de conhecimento (Oseias 4:6) e erram em tudo o que creem e praticam por não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus (Mateus 22:29).
A importância de conhecer as Escrituras
Em Mateus 22:23-33, os membros de uma seita judaica, chamados de saduceus, interrogaram Jesus a respeito da ressurreição dos mortos. Pouco se sabe sobre essa seita, porque nada deixaram escrito. A única informação que a Bíblia nos dá é que eles não acreditavam na ressurreição (At 23:6). Em outra ocasião (Mt 16:6-12), o Senhor já havia alertado seus discípulos sobre a doutrina dos saduceus. Mesmo sendo uma espécie de seita rival dos fariseus, ambos estavam sempre unidos para pegar o Senhor Jesus em alguma falta ou contradição. Neste texto, eles questionam Jesus sobre algo que Ele, inclusive, vinha pregando: a ressurreição. Talvez eles quisessem que Jesus caísse em contradição e percebesse que a ideia de ressurreição era absurda e impraticável.
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO REGRAS BÁSICAS PARA A INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA
A resposta do Senhor mostra que a questão levantada por aqueles religiosos era fruto da sua falta de conhecimento: "Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus" (v. 29). Erravam por não conhecer e essa falta de conhecimento os fazia errar em suas formulações teológicas e, consequentemente, na sua fé e na sua prática. Ao longo dos séculos, esse erro se desenvolveu por meio de diversos ensinos teológicos equivocados, que jamais levaram em conta o conteúdo fiel das Escrituras e o poder de Deus, mas que floresceram de acordo com a maneira de pensar e as intenções de cada mestre e teólogo. Além da ressurreição de Cristo que sempre foi atacada pelos inimigos da cruz, a própria inspiração, infalibilidade e suficiência das Escrituras Sagradas sofreram e ainda têm sofrido duros ataques. O objetivo de Satanás é colocar a Palavra de Deus em descrédito e, por meio disso, o próprio Deus e a fé cristã.
Se não conhecer as Escrituras é um erro e se tal erro nos faz errar, segue-se a importância de conhecermos a fundo a Palavra de Deus. Esse conhecimento nos aproxima ainda mais do Senhor, pois passamos a conhecê-lo como Ele se revela a nós e nos tornamos imunes aos falsos ensinos. Além disso, por meio do conhecimento da Bíblia, somos aperfeiçoados e desafiados a uma vida santa, sábia e piedosa. O apóstolo Paulo escreveu aos Efésios: "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (2 Tm 3:16,17). O estudo sistemático da Palavra de Deus é fonte de vida, verdade, instrução, crescimento, avivamento, compromisso, fé, amor e serviço. E, é claro, deve gerar em nós um comportamento compatível com o Espírito Santo que a inspirou.
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO FIGURAS DE LINGUAGEM NA BÍBLIA
Vamos ler e estudar a Bíblia!
Sabe quanto vale a nossa opinião sobre Deus? Absolutamente nada! Sabe o que a nossa visão de Deus e da Bíblia podem fazer pela humanidade? Igualmente nada! O que importa não é o que pensamos e qual a nossa opinião, mas aquilo que Palavra de Deus nos revela. Se o que falamos, pregamos e ensinamos a respeito de Deus não possui fundamentação bíblica, é o mesmo que nada, não importa o quão bonito e impressionante seja, não importa nem mesmo quantos sinais e milagres possa produzir. Conforme escreveu o apóstolo Pedro, se alguém fala, fale segundo os oráculos de Deus, ou seja, sua Palavra (1 Pedro 4:11), de onde nada deve ser tirado ou acrescentado (Apocalipse 22:18,19), transformando-a em outro Evangelho, tornando-se maldito (Gálatas 1:8,9).
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO HERESIA E APOSTASIA
Deus não nos chama para viver segundo a nossa opinião, mas segundo a sua Palavra (Salmo 119:105). Não é o escutar da nossa visão pessoal acerca de Deus que levará o perdido à conversão, mas o escutar da pregação da Palavra de Cristo (Romanos 10:17). Nossa versão pessoal de Deus pode estar corrompida pelo pecado, pelas heresias, pelo mundo e por nossos interesses pessoais, mas a Palavra em si é viva e eficaz (Hebreus 4:12). A Escritura (Antigo e Novo Testamento) é divinamente inspirada e plenamente útil para a nossa vida espiritual (2 Timóteo 3:16,17). A Palavra de Deus é pura e escudo para os que nele confiam (Provérbios 30:5). É esta Palavra que precisa estar nos nossos lábios. Paulo escreveu a Tito: "Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina" (Tito 2:1a; cf. 1 Timóteo 4:16). Se nossas ideias não convêm à sã doutrina, nada valem, não devem ser transmitidas e precisam ser transformadas.
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO SOMENTE A VERSÃO DE DEUS
Ler e estudar a Bíblia em espírito de oração e iluminados pelo Espírito Santo, leva-nos da expressão "eu acho...", para a certeza "de acordo com a Palavra de Deus...". Ao discernir as coisas espirituais (1 Coríntios 2:10-14), alcançamos autoridade na pregação, no ensino e no discipulado. Tornamo-nos capacitados para evangelizar os perdidos, mostrando-lhes, dentro das Escrituras Sagradas, que somente Jesus Cristo salva. Então, não percamos tempo com as nossas opiniões tendenciosas, insuficientes e distorcidas: leiamos e estudemos a Palavra de Deus com afinco. Que ela transforme a nossa mente e sejamos arautos do Evangelho da graça de Deus no mundo, "Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus" (2 Coríntios 4:5).
Dez motivos para ler e estudar a Bíblia
Para enterrarmos de vez o herético lema "a letra mata", vamos apresentar dez motivos para que nos empenhamos em estudar a Palavra de Deus. Espero que você, leitor, faça a escolha certa e tenha o aprendizado das Escrituras Sagradas como propósito de vida.
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO CINCO CONSELHOS SOBRE A LEITURA DA BÍBLIA
1. Somos instruídos a respeito da verdade e libertos por ela (João 8:32).
2. Somos imunizados contra o vírus das heresias e os falsos profetas (2 Timóteo 4:2,3).
3. Alcançamos, pela fé, a salvação que vem por meio da pregação do Evangelho (Romanos 10:17).
4. Conhecemos a Deus: sua natureza, atributos, mandamentos, promessas e profecias (Oseias 6:3).
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO BÍBLIA: ENCONTRAR O EQUILÍBRIO OU BUSCAR A VERDADE?
5. Conhecemos a Jesus como as Escrituras o revelam (João 5:39).
6. Somos santificados (João 17:17).
7. Somos ensinados através da Bíblia pelo Espírito Santo (1 Coríntios 2:12-14).
8. Somos equipados com a armadura de Deus, tendo a Bíblia como a espada do Espírito contra o Maligno (Efésios 6:17).
9. Nos tornamos obreiros aprovados, que manejam bem a Palavra da verdade (2 Tm 2:15).
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO O VALOR DA BÍBLIA
10. Somos ensinados para perseverarmos firmes na esperança eterna (Romanos 15:4).
Você já tinha conhecimento destas coisas? Para firmar mais ainda a certeza de que você deve ler e estudar a Bíblia, transforme cada um desses 10 pontos em uma negativa, que mostrará as consequências de não ler nem estudar a Palavra de Deus. Por exemplo: "Não conheceremos a Jesus como as Escrituras o revelam". Imagine as consequências disso! A falta de conhecimento da Palavra de Deus mata!
Gostou deste estudo? Comente e compartilhe com seus amigos, familiares, irmãos em Cristo e nas suas redes sociais! Desde já te agradeço.
Conheça e adquira o devocional DESAFIO DIÁRIO, de minha autoria, à venda na Amazon em formato de livro digital. São 365 mensagens. Clique aqui: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK
Veja alguns dos meus e-books publicados na Amazon que podem ser do seu interesse. Basta clicar sobre os títulos:
Clique aqui e conheça todos os meus e-books na Amazon: MEUS E-BOOKS NA AMAZON
Contantos com o autor pelo Telegram: @escritormizaelxavier