segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

NÃO FECHE OS OLHOS PARA OS SEUS PECADOS

NÃO FECHE OS OLHOS PARA OS SEUS PECADOS
Mizael de Souza Xavier 

Embora haja muitas mensagens nas redes sociais que são verdadeiras "esvaziadoras de mentes" e "destruidores da fé", sempre encontramos conteúdo inteligente e abençoado. Como uma postagem que diz: "Eles amam tanto o pecado, que a frase predileta deles é: Não julgues, para não serdes julgados". Essa reprimenda está baseada em textos como Mateus 7:1-5 e Lucas 6:37 e, quando lida isoladamente, não leva em conta o ensino geral das Escrituras quando condena qualquer tipo de julgamento sobre a vida de alguém. Se não julgarmos aquilo que está óbvio, como acontecerá a exortação, a admoestação, a correção, o ensino e a disciplina? O que não devemos jamais é ser hipócritas, julgando os outros enquanto praticamos os mesmos erros (Rm 2:1,2). Como repreenderei o irmão que peca contra mim (Lc 17:3,4) se não posso julgar suas ações?

👉🏻 CLIQUE AQUI PARA UM ESTUDO SOBRE JULGAR OU NÃO JULGAR: JULGAR

O foco nesta mensagem não está na questão do não julgar, mas no sentimento que existe por detrás de muitas pessoas que usam esse texto continuamente. Elas parecem dizer: "Vá cuidar da sua vida e me deixe pecar em paz". O crente sincero não rejeita a repreensão, não despreza os bons conselhos, reconhece quando está errado, faz um autoexame sempre que é confrontado por algum pecado, mantém a mente aberta para novos aprendizados e o coração inclinando para o arrependimento. Por mais que ele saiba que a pessoa que o está "julgando" possua pecados iguais ou piores, entende que um erro não justifica o outro, que o pecado de quem o julga não anula o seu. Então, ele precisa mudar, precisa aproveitar a oportunidade para refletir. Se ele condena todas pessoas que o "julgam", jamais poderá crescer. É preciso, claro, um bom filtro de tudo aquilo que é dito, e o filtro perfeito é a Palavra de Deus.

Conforme escrevi em outro estudo, os nossos pecados não anulam a veracidade da Palavra de Deus. Se um mentiroso disser que mentir é pecado, mentir não deixará de ser pecado porque a palavra partiu da boca de um mentiroso. Logo, não importa se a pessoa que nos julga tem mais pecados do que nós, porque cada um prestará contas de si mesmo a Deus (Romanos 14:12; Ezequiel 18:20-32). Somente o Senhor Jesus jamais poderia ser julgado moralmente por alguém, porque Ele não tinha pecado. Nós, porém, somos pecadores, ainda que regenerados. Fechar os olhos para o nosso pecado e rejeitar a correção não nos trará o arrependimento nem o perdão. Quem é de Cristo, não vive na prática do pecado (1 João 3:6). E quando peca e é confrontado, mesmo que por outro pecador, reconhece e se arrepende. Não devemos nos preocupar mais se somos julgados do que o fato de que precisamos ser santos como o Senhor é Santo (1 Pedro 1:16).

Conheça e adquira meus livros na Amazon. Clique aqui: MEUS E-BOOKS NA AMAZON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.