terça-feira, 3 de janeiro de 2023

DONS ESPIRITUAIS, HABILIDADES E TALENTOS


 DONS ESPIRITUAIS, HABILIDADES E TALENTOS
Mizael de Souza Xavier

Nesse dia 3 de janeiro de 2023, lancei a seguinte pergunta em alguns grupos cristãos (evangélicos e católicos) no Facebook:

"Boa noite! Dentre os dons espirituais que o Espírito Santo dá aos membros do corpo de Cristo e que estão listados na Bíblia, qual o seu?"

Observando as respostas que os internautas deram, constatei que muitos ainda não entendem o que é o "dom espiritual" e o confundem com habilidades e talentos. Por isso decidi usar meu dom (de ensino) para tentar desfazer esta confusão e elucidar o que a Palavra de Deus quer dizer quando fala em "dom espiritual." Além disso, também existem os "dons ministeriais", que também são capacitações especiais dadas por Deus para fazermos a sua obra.


1. Definição de "dom espiritual"

Podemos dizer que é uma capacidade sobrenatural dada por Deus para um determinado fim. Portanto, o dom espiritual não é algo que nasce conosco ou que pode ser desenvolvido de maneira natural ou por meio de treinamento. Ele é um dom, um presente dado por Deus. O dom espiritual é descrito como algo que vem do Espírito Santo (cf. 1 Coríntios 12:4-11); logo, somente quem é selado com o Espírito Santo de Deus poderá ter um ou mais dons espirituais.


2. A finalidade dos dons espirituais

O apóstolo Paulo deixa bastante clara a razão da existência dos dons espirituais. A Palavra de Deus fala por si própria. Vejamos:

"A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso" (1 Coríntios 12:7).

"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro" (Efésios 4:11-14).



3. Duas lições importantes

Como foi dito, os dons espirituais são aptidões sobrenaturais. Eles não estão sob o nosso controle recebê-los ou desenvolvê-los. Mas a partir do momento em que descobrimos o nosso dom, podemos investir nele para nos aprimorarmos naquilo para o que Deus nos capacitou. Por exemplo: ensinar é um dom, mas aquele que possui o dom de ensino deve esmerar-se em ensinar. Em Romanos 12:7,8, vemos que o exercício dos dons envolve dedicação e esmero.

Segunda lição: o dom espiritual tem a ver com conversão, a final de contas, é necessário ser templo do Espírito Santo para ter seus dons; e também com a vontade de Deus e as necessidades do Corpo de Cristo. Ao contrário do que muitos imaginam, ter um ou mais dons espirituais não está ligado a tempo de conversão, grau de santidade, nível de espiritualidade ou mérito. Quando lemos a primeira carta de Paulo aos Coríntios, vemos uma igreja carnal, cheia de pecados graves, mas que se orgulhava dos seus dons. Portanto, nossa natureza não interfere no poder do Espírito Santo. Mas é claro que os cristãos de Corinto estavam errados e devemos viver em santidade.


4. Desfazendo a confusão

Tendo em vista essas definições e observações, chegamos ao "x" da nossa questão: a confusão entre dons espirituais e talentos naturais. E aqui acrescentaremos os "frutos do Espírito Santo", tendo em vista que muitos também os incluem na confusão. Vejamos algumas definições:

a) Habilidades

Resumidamente: habilidades são aptidões naturais e qualidades específicas para realizar algo. Significa colocar um determinado conhecimento em prática ou o "saber fazer". Inteligência e agilidade estão entre essas habilidades. Eis alguns exemplos: saber cozinhar, jogar bola, dirigir, pintar, falar em público, etc. Na igreja, temos pessoas com diversas habilidades que servem aos irmãos e à comunidade. Um exemplo é alguém que cozinha um sopão delicioso para distribuir aos moradores de rua ou o irmão que se oferece para pintar as paredes da igreja.

b) Talentos

O talento é uma inclinação natural para determinada atividade. Numa linguagem popular, o talento também pode ser descrito como "dom", mas não é um dom espiritual. Há muitos exemplos de talentos ou dons naturais: cantar, dançar, tocar instrumentos, compor, falar em público, entre tantos outros. Em maior ou menor grau, todos podemos desenvolver esses talentos, mas existem aqueles que já nascem com eles de modo natural.

c) Dons espirituais

Já vimos o que são e quais as finalidades dos dons espirituais. Aquele que é convertido a Jesus e templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19) possui ao menos um dom espiritual. Podemos possuir mais de um, mas não todos, porque então seríamos Deus. O dom espiritual não é uma habilidade ou um talento. Por exemplo: uma cantora de música mundana pode cantar tão bem quanto uma cantora de música cristã. Cantar não é dom espiritual, é talento. Logo, não existe dom de louvar. Não podemos criar dons espirituais além aqueles que a Bíblia nos revela.

A confusão na mente de muitos se deve ao fato de considerarem os talentos e as habilidades como algo que vem de Deus, o que de fato é verdade. Mas quando falamos especificamente em "dons espirituais", estamos nos referindo àquela capacitação sobrenatural que o Espírito Santo nos dá e que não existe em quem não é de Cristo. A cantora mundana do nosso exemplo nasceu com um talento maravilhoso para o canto, mas pode ser que morra sem crer em Cristo. Já a cantora cristã, canta maravilhosamente bem para Deus.

c) Fruto do Espírito Santo

Embora sejam nove os frutos do Espírito Santo, costumamos chamar de "fruto do Espírito", no singular, pois é assim que o apóstolo Paulo os descreve, em Gálatas 5:22,23. Os estudiosos da Bíblia ensinam que o fruto é o amor e os outros são apenas consequências ou resultados do amor, como em 1 Coríntios 13. O fruto do Espírito está ligado à manifestação da santidade do Espírito Santo na vida do cristão em contraposição às obras da carne (Gálatas 5:19-21). Não existe dom do amor, da paciência ou da bondade, mas são todos frutos do Espírito Santo, quando andamos nele e não satisfazemos os apelos pecaminosos da nossa carne (vs. 16-18).


5) Dons espirituais, habilidades e talentos conjugados

Quando nos chama para Si e nos torna seus filhos e membros do seu Corpo, que é a Igreja, Deus nos dá dons espirituais e ao mesmo tempo utiliza nossos talentos e nossas habilidades à serviço do seu Reino. Tudo o que naturalmente temos a capacidade - dada por Deus - para realizar, Deus pode usar e/ou potencializar para realizar a sua obra. Por exemplo: a alguém que tem a habilidade natural para ensinar e que, na sua vida cotidiana, já exerce uma função magisterial, o Espírito Santo pode capacitá-lo com o dom de ensino para que seja um mestre da Palavra de Deus. Por outro lado, aquela cantora cristã, além de empregar seu talento natural para adorar a Deus, poderá ter o dom de serviço, de misericórdia ou de exportação, por exemplo.


6) Dons ministeriais (com a contribuição do irmão Júlio Junkes)

Em Efésios 4, temos os "dons ministeriais", ou seja, ministérios; enquanto que em 1 Coríntios 12, Paulo nos apresenta os "espirituais", ou seja, capacitações especiais dadas pelo Espírito Santo para pessoas específicas exercerem ministérios específicos e estratégicos na Igreja. Como a palavra dom significa "presente", os dons ministeriais de Efésios são pessoas que Deus coloca nas igrejas locais como presentes para a edificação e aperfeiçoamento daqueles irmãos. Mas é importante observar também que, geralmente, quem possui um dom ministerial na igreja, também tem dons espirituais que o capacitam para aquele serviço, como o mestre, que é um presente para a comunidade e ele também recebeu um presente de Deus que é uma capacidade sobrenatural para o ensino.

Assim como os dons ministeriais são presentes para dados à igreja, os dons espirituais são presentes dados a pessoas. Mas quando o crente usa esse presente, essa capacidade que recebeu do Espírito de Deus, também toda a igreja acaba sendo beneficiada, pois os dons espirituais nos são dados para servir aos irmãos, para a edificação do Corpo de Cristo. É importante enfatizarmos a palavra "servir". Muitas pessoas buscam dons e ministérios que as coloquem em evidência, enquanto os dons que levam os irmãos a trabalharem "nos bastidores" são negligenciados. Aqueles que exercem funções de ensino e de liderança, também acabam se esquecendo que ambos servem a um único próprio: servir. O dom espiritual ou ministerial não torna ninguém maior nem melhor do que ninguém, muito pelo contrário. O Senhor Jesus disse: "Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve" (Lucas 22:25,26).


7) Cargos e funções

É importante saber separar o dom espiritual da função ou cargo que exercemos na igreja. Muitos não gostam dessas palavras - cargos e funções - mas eles existem, quer queiramos ou não. De modo geral, são todos serviços ou ministérios eclesiásticos que requerem ou não um dom. Para pastorear o rebanho de Cristo, Deus chamou pastores, não cantores. Tem que ter o dom. Para ensinar o seu povo, o Espírito Santo capacitou mestres, não zeladores. Tem que ter o dom. Funções como zeladoria, secretariado, recepção, ação social, tesouraria, comunicação, entre outras, não possuem um dom espiritual específico. Aqueles que estão nessas funções possuirão dons que, talvez, nem estejam ligados a elas. Por exemplo: alguém que possui o dom de evangelista pode, também, ser um diácono ou cuidar do patrimônio da igreja.


8) As listas dos dons espirituais

Por fim, apresento a lista dos dons espirituais coforme estão descritos nos textos bíblicos a seguir. Não importam a nossa opinião ou visão: se aquilo que somos, sabemos ou gostamos de fazer não está em alguma dessas listas, não é um dom sobrenatural dado pelo Espírito Santo. Não se pode inventar novos dons, pois seria necessário escrever uma nova Bíblia. Assim como eu, espero que você fique com aquela que já temos em mãos e que é a Palavra de Deus para nós.

a) Em 1 Coríntios 12:4-11 (leia também vs. 27-31), os dons são os seguintes: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, cura, milagres, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação das línguas.

b) Em Romanos 12:6-8, os dons são os seguintes: ministério, ensino, exortação, contribuição, liderança e misericórdia.

c) Em 4:4-16, os dons "ministeriais" são os seguintes: apóstolos, profetas, evangelistas e mestres.

Olhando para o seu comportamento e a sua atuação na igreja, consegue identificar em você algum ou alguns desses dons? Alguém já te chamou a atenção para algum ou alguns deles? Às vezes temos o dom, usamos o dom e nem percebemos, porque nos falta este conhecimento que agora nos é comum através deste breve estudo. Perceba-se, estude-se, converse com seus irmãos em Cristo e veja se eles perceberam como você tem sido usado ou usada por Deus. Quando descobrir seu dom, estude-o, desenvolva-o e coloque-o a serviço do Senhor Jesus e do seu Reino. Faça isso com o fruto do Espírito Santo e com o dom que todos devemos desenvolver: o dom de servir, porque é para isso que servem todos os dons espirituais: para que sejamos servos uns dos outros (Mateus 23:11; Gálatas 5:13). Acima de tudo, use seus dons espirituais com amor e para a glória de Deus.


9) Existem outros dons além daqueles que a Bíblia nos mostra?

Quando olhamos para a diversidade de dons, ministérios e serviços que tem abençoado a Igreja e o mundo (por meio da atuação responsável da Igreja), parece-nos que as listas de dons e ministérios que vimos acima se expandem. Não é incomum encontrarmos irmãos poderosamente usados por Deus com determinados "dons" e "ministérios" que não estão descritos ou indicados na Bíblia. Sobre isso, precisamos ter alguns cuidados, senão correremos o risco de nos abrir para interpretações nada ortodoxas da Palavra de Deus e daremos margem a coisas do tipo que se vê nas seitas neopentecostais, como dons de revelação ou de adivinhação e as unções mais bizarras possíveis. Indico aqui dois cuidados específicos:

a) Cada dom ou ministério extrabíblico deve ser avaliado de acordo com sua motivação, funcionalidade e propósito. Aqui, prevalece a funcionalidade dos dons apresentados por Paulo em 1 Coríntios 12:27 e Efésios 4:11-14. Se este ou aquele não não cumprem o propósito de servir à Igreja, edificá-la e levá-la ao conhecimento de Cristo, não são legítimos e devem ser questionados em sua essência e motivação. Há pessoas que têm sonhos e visões e ambos não contam como dons espirituais. Mas qual tem sido o propósito deles? Eles têm edificado a Igreja? Apontam para Cristo? Levam a Igreja a amar, servir e obedecer a Deus e a sua Palavra? Muitos desses dons extrabíblicos são, na verdade, habilidades e talentos.

b) Como absolutamente tudo que envolve a vida cristã, os dons e ministérios extrabíblicos precisam ser vistos e analisasos à luz das Sagradas Escrituras. A sua existência e o seu propósito não podem contrariar nenhum preceito bíblico e precisa estar de acordo com o ensino geral das Escrituras, o que inclui a teologia bíblica sobre os dons espirituais e ministeriais. Esse santo cuidado evita que, por exemplo, legitimemos os novos apóstolos ou creiamos que o Espírito Santo derruba a Igreja pelo poder do paletó ungido do pregador. Portanto, a última palavra sempre será a Bíblia: se nela não está, se a ela não conduz e se algo lhe acrescenta ou exclui, por melhor e mais impressionante que seja, não vem de Deus e deve ser considerado, nas palavras do apóstolo Paulo aos gálatas: anátema. A experiência jamais poderá substituir a doutrina correta.


10) Palavras finais

Este estudo foi apenas introdutório e teve como objetivo esclarecer o que são os dons espirituais, para que servem, quais são e diferenciá-los de habilidades e talentos. Mas ainda há muito que aprender! Por exemplo: o que significa cada um dos dons e como devemos usá-los. Se você quer mais este conhecimento, escreva nos comentários que prometo que irei estudar e postar aqui o que todos precisamos saber.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO SOBRE O "DOM DE SER SERVIDO": DOM DE SER SERVIDO

Gostou deste estudo? Compartilhe!

Aqui estão alguns livros em que trago mais conteúdo sobre espiritualidade cristã, ministério eclesiástico, dons espirituais, evangelismo e missões. Basta clicar e ir direto para a Amazon.

Os sete hábitos da espiritualidade biblicamente eficaz: SETE HÁBITOS E-BOOK

Manual do obreiro aprovado: OBREIRO APROVADO E-BOOK

Curso de formação de evangelistas: FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS E-BOOK

Missão Integral: evangelismo e responsabilidade social na dinâmica solidária do Reino de Deus: MISSÃO INTEGRAL E-BOOK

Conheça o devocional DESAFIO DIÁRIO, com uma mensagem para cada dia do ano de 2023: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

O que acha de me seguir no Facebook?  Clique aqui: MEU FACEBOOK

ENTRE PARA O MEU GRUPO DE ESTUDOS BÍBLICOS E MENSENS NO FACEBOOK: GRUPO DESAFIO DIÁRIO

Conheça também todos os meus e-books à venda na Amazon. Basta acessar: MEUS E-BOOKS NA AMAZON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.