segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

ORATÓRIA E PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

ORATÓRIA E PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
Mizael de Souza Xavier

Uma das frases que mais costumamos escutar quando se trata da obra do Senhor é "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos". Com base nisto que é uma verdade, porém, não é a verdade inteira, muitos crentes chegam a demonizar qualquer tentativa de treinar e capacitar os escolhidos para a obra do Senhor, pois todos devemos depender inteiramente do Espírito Santo, dizem. Todavia, existem alguns "poréns" a respeito deste tema. Primeiro: mesmo aquelas habilidades e talentos natos ou adquiridos que possuíamos antes da nossa conversão nos foram dados por Deus. Após a conversão, Deus os potencializa para a sua obra. Tiago escreveu: "Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança" (Tiago 1:16,17).

Segundo, treinando ou sem treinar, capacitando-nos ou sem nos capacitar somos guiados pelo Espírito Santo. Afinal de contas "porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13). A conversão, a vida em Cristo e o fazer a sua obra nos são dados por Deus, porque sem Ele, nada podemos fazer (João 15:1-8). Terreiro, não existe qualquer impedimento da parte de Deus expresso na sua Palavra para não nos empenharmos em desenvolver e aprimorar os dons, habilidades e talentos que Ele próprio nos deu. Não há nenhum ensino bíblico sobre não estudar ou se capacitar tecnicamente para fazer a obra do Senhor. Quanto mais nos capacitamos, maior valor agregamos a nós mesmos como obreiros e à própria obra.


👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A DIFERENÇA ENTRE DONS, HABILIDADES E TALENTOS: DONS, HABILIDADES E TALENTOS

A arte da pregação, a homilética, é de grande importância para aqueles que o Senhor tem chamado para a proclamação da sua Palavra na igreja. Deus não escolhe oradores, mas distribui seus dons de acordo com a sua soberana vontade e seus propósitos eternos. A homilética envolve desde a preparação do sermão até a sua exposição. Alguns chamariam esta arte de inútil ou um desprezo à ação do Espírito Santo. Ou seja: não deve haver nenhum tipo de preparo pessoal para a pregação, mas a confiança de que o Espírito Santo dirá ao pregador o que ele deverá falar, uma interpretação equivocada de Mateus 10:19. Pregadores cheios do Espírito Santo, porém, entendem a importância da homilética para a pregação, bem como da hermenêutica. Todas essas são ferramentas sabiamente disponibilizadas por Deus para nós.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE O PREGADOR DE SUCESSO: O PREGADOR DE SUCESSO

Outra importante arte que tem uma imensa contribuição a dar ao pregador é a oratória. Nem todos os que são chamados para o ministério da Palavra possuem habilidades para se expressar diante do público. Não basta ter um bom conteúdo, é preciso saber transmiti-lo com eficiência e com a excelência que a pregação da Palavra de Deus merece. Novamente aparecem os inquisidores de plantão para afirmar que desenvolver a oratória é pregar na carne e desprezar o Espírito Santo. A verdadeira pregação na carne é aquela que os gálatas estavam escutando dos judaizantes e que tem invadido as igrejas ainda hoje: um outro evangelho bem distante da sã doutrina. Pregar na carne também é praticar o contrário daquilo que se prega. Mas treinar técnicas de oratória para aperfeiçoar a pregação é tratar a mensagem com o valor que ela possui.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE VENCER O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO: VENÇA O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

Estudar a oratória para a pregação não significa aprender técnicas de neurolinguística, coach ou hipnose. A oratória está ligada à perda do medo de falar em público, a técnicas de construção e apresentação do discurso, à apresentação pessoal (voz, postura, expressão facial e corporal, etc.), ao aproveitamento do espaço, à forma de lidar com o público, ao uso de mídias e diversos outros fatores para otimizar o desempenho do orador. Aprender sobre oratória não é pecado nem dimuniu a atuação do Espírito Santo. Assim como o mestre deve se esmerar no seu ensino, assim como os músicos e cantores estudam e ensaiam, os pregadores também precisam se preparar para pregar. O uso incorreto da oratória está apenas em achar que o pregador possui algum poder sobre seus ouvintes e que o seu bom desempenho é que move o coração das pessoas.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE COMO SER UM ORADOR EFICAZ: COMO SER UM ORADOR EFICAZ

O elemento principal da pregação é a mensagem e o seu conteúdo. Nós somos apenas os mensageiros. Mas que tipo de mensageiros queremos ser? Aqueles que os ouvintes precisam se esforçar para escutar a sua voz ou têm dificuldades em acompanhar a sua linha de raciocínio (porque não existe)? Aqueles que "dançam" o tempo todo ou não param quietos no lugar, cansando e tirando a atenção do público? Aqueles que acham que a inspiração para uma boa mensagem virá como um raio no momento exato da pregação? Ou aqueles sem personalidade alguma, que só imitam os grandes pregadores da mídia? Com muito treino e capacitação, guiados e empoderados pelo Espírito Santo, podemos ofertar a Deus uma obra de excelência, para a sua glória. Se não fazemos isso, não nos importamos tanto assim com a glória de Deus.

Gostou deste estudo? Comente e compartilhe com seus amigos, familiares, irmãos em Cristo e nas suas redes sociais! Desde já te agradeço.

Sou autor do livro "O poder da oratória: a arte de se expressar, convencer e liderar". Para adquirir o e-book na Amazon, clique aqui: O PODER DA ORATÓRIA E-BOOK

Conheça e adquira o devocional DESAFIO DIÁRIO, de minha autoria, à venda na Amazon em formato de livro digital. São 365 mensagens. Clique aqui: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

Veja alguns dos meus e-books publicados na Amazon que podem ser do seu interesse. Basta clicar sobre os títulos:






Clique aqui e conheça todos os meus e-books na Amazon: MEUS E-BOOKS NA AMAZON

O que acha de me seguir no Facebook? Clique aqui: MEU FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.