domingo, 15 de janeiro de 2023

"NÃO SEI, SÓ SEI QUE FOI ASSIM": SOBRE A LEITURA E O ESTUDO DA BÍBLIA

"NÃO SEI, SÓ SEI QUE FOI ASSIM": SOBRE A LEITURA E O ESTUDO DA BÍBLIA
Mizael de Souza Xavier

"antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1 Pedro 3:15).

Creio que você já deve ter assistido o filme ou a série "O auto da compadecida", do saudoso Ariano Suassuna. Um dos personagens principais, o Chicó, gostava muito de criar umas estórias mirabolantes. Sempre que seu amigo, João Grilo, questionava-o a respeito das suas façanhas inacreditáveis, ele era incapaz de prover qualquer explicação, limitando-se a responder: "Não sei, só sei que foi assim". Lembrando dessa história hilária, penso em Moisés chegando diante do povo para libertá-lo em nome de Jeová. Então, o povo perguntaria: "Quem é você? Como pretende nos libertar do poderoso Egito? Que autoridade você tem?". Então Moisés responderia: "Não sei, só sei que foi assim". Mas não foi isso que ele respondeu, porque o Senhor já o havia orientado: "Portanto, dize aos filhos de Israel: eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas do Egito, e vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes manifestações de julgamento" (Êx 6:6).

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Infelizmente, vivemos numa realidade cristã em que um grande número de crentes não é capaz de dar respostas concretas, bíblicas e inteligentes sobre aquilo em que creem. Receberam a orientação de Deus (a Bíblia), mas pouco sabem sobre o básico, que é a doutrina da salvação. O liberalismo teológico e o neopentecostalismo trouxeram um pragmatismo diabólico para dentro das igrejas, onde parece não haver mais necessidade de conhecimento, porque, se funciona, não precisa de explicação. E muitos caem nessa armadilha de que a fé não se explica, apenas se vive. Logo, além de não aprenderem nada sobre a Palavra de Deus, não questionam os falsos ensinos que empesteiam o mundo cristão com sincretismo, unções bizarras, falsos ensinos e novas revelações. Será que tudo isso está certo? Não sei, só sei que foi assim! Ora, quem não lê nem estuda a Palavra de Deus, engole qualquer coisa, mesmo porque não possui capacidade intelectualmente bíblica para questionar nada. Tais pessoas protegem a sua ignorância teológica com textos que elas ignoram completamente o seu sentido real, como "a letra mata."

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O texto supracitado da epístola de Pedro sugere que em algum momento a nossa fé pode ser questionada e seremos conduzidos a dar as razões da nossa esperança. Com certeza, o apóstolo não estava pensando em respostas do tipo: "A fé não se explica" ou "É mistério!". Subtende-se que as razões deverão ser dadas sobre aquilo em que acreditamos. Pense e responda: por que você crê em Jesus? Como você foi justificado dos seus pecados? Como se opera a santidade na sua vida? Por que a Bíblia é seguramente a Palavra de Deus? O que dizer sobre a ressurreição e a volta de Jesus? Você tem certeza da sua salvação? Que ensino bíblico apoia sua resposta? Só Cristo salva? Como? Todas as religiões levam a Deus? O cristão é obrigado a dar o dízimo? Você crê no céu e no inferno? O que são os dons espirituais? Como se dá a Batalha Espiritual? Mulheres podem ser pastoras? Você consegue citar ao menos 3 versículos bíblicos para cada uma das suas respostas ou se limita a dizer: "Não sei, só sei que foi assim"?

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Iluminados pelo Espírito Santo, podemos ler e entender a Bíblia, fazendo bom uso da Hermenêutica bíblica. Esse entendimento deve ser buscado todos os dias. Paulo escreveu a Timóteo: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Tm 2:15). Um obreiro aprovado não diz "Não sei, só sei que foi assim", mas sabe manejar com destreza a Palavra de Deus. Ele sabe em que acredita e é capaz, pela graça de Deus, de explicar a sua fé. A deficiência de entendimento faz com que muitos crentes criem suas próprias versões da Bíblia, todas baseadas em "achismos": eles acham tudo sobre tudo, mas não conseguem comprovar nada através da Bíblia. E quando tentam, adulteram, distorcem e manipulam a Palavra de Deus a seu bel-prazer. Caso alguém que de fato leia estude as Escrituras Sagradas tente argumentar, corre o risco de escutar: "Cuidado, porque o saber ensoberbece", distorcendo-se o sentido de 1 Coríntios 8:1 e desprezando-se todo o livro de Provérbios.

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O conhecimento liberta e nos torna crentes sábios e eficazes na obra do Senhor. Isso não é algo reservado apenas para os "letrados", mas é uma obrigação de todo aquele que professa a fé em Jesus Cristo. Ora, Deus escreveu um livro e a sua intenção é que saibamos o que está escrito neste livro. Paulo escreveu aos romanos sobre a utilidade das Sagradas Escrituras: "Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança" (Romanos 15:4). E aprofundou o tema ao escrever a Timóteo: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16,17). Não podemos dizer que cremos em Deus baseados apenas na experiência, mas é preciso confirmar a experiência por meio da Palavra.

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Finalizo com um dos textos mais mal interpretados da Bíblia e que é a causa de muitos cristãos não ousarem estudar a Palavra de Deus ou acharem que a sua correta interpretação pertence a um grupo seleto e iluminado de doutores e teólogos:

"Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:19-21).

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Neste texto, o apóstolo Pedro claramente não fala a respeito da nossa leitura e da nossa interpretação daquilo que lemos na Bíblia, uma interpretação "particular". Ele fala a respeito da inspiração do que já está escrito e das palavras dos profetas que, inspirados pelo Espírito Santo, falaram (e escreveram) mensagens da parte de Deus. Quando Moisés, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel ou qualquer outro profeta do Antigo Testamento e João Batista falaram ao povo, não foram palavras suas, mas palavras que partiram da vontade de Deus. A nossa atenção deve voltar-se, especialmente, para a palavra "Escritura" nesse texto. Pedro não fala sobre qualquer profeta nem qualquer profecia, mas da "profecia da Escritura". Isso é importante para o que ele falará no segundo capítulo a respeito dos falsos profetas. Mais adiante, Pedro colocará os escritos de Paulo no mesmo nível revelacional dos escritos do Antigo Testamento (3:15,16). Claro que não podemos dar a nossa própria interpretação da Bíblia Sagrada, mas, iluminados pelo Espírito Santo, devemos estudá-la e intérpretá-la à luz da própria Bíblia Sagrada, utilizando os meios corretos de interpretação do texto bíblico.

Leiamos e estudemos a Bíblia. Troquemos o "Não sei, só sei que foi assim" por uma fé com fundamentação bíblica. Sigamos a mesma orientação que o apóstolo Paulo deu a Tito: "Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina" (Tito 2:1). Como faremos isso sem conhecer a sã doutrina? Quanto mais conhecermos a Palavra de Deus, mais amaremos o Deus da Palavra.

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