segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

EQUIPADOS PARA SERVIR


Equipados para servir
Texto áureo: Marcos 10:45
Mizael de Souza Xavier

Todo cristão é um vocacionado e a vocação do cristão é servir a Deus e adorá-lo, como fez Jesus, que, sendo Deus e como tal, merecedor do nosso serviço, veio ao mundo para nos servir. Quando lemos o Antigo Testamento, especialmente os capítulos 25 a 31 do livro do Êxodo, vemos como Deus determinou como deveria ser feito o Tabernáculo, seus utensílios e todo o sistema de culto que ocorreria ali dentro. Em Êxodo 28:3 vemos que Deus proporcionou a capacidade necessária para a sua obra, ao dar sabedoria àqueles que já possuíam o talento natural para determinado fim. Costuma-se dizer que Deus capacita os seus escolhidos. É o que podemos ver em 31:1-5. Todos temos habilidades diferentes dadas pelo próprio Deus para que o obedeçamos e sirvamos. Além da capacitação espiritual para realizar algo, é preciso técnica. Não basta a boa vontade em fazer, é preciso saber fazer. 

Em 35:30-35, vemos que o Senhor enche os seus servos das mais diversas habilidades e dispõe os seus corações para realizar cada um o seu próprio ofício. Isto é, Deus provê habilidade, disposição e inteligência àqueles que Ele chama (36:1). Mas essa provisão também tem como objetivo levar-nos a ensinar a outros (35:34). Assim como os sacerdotes e aqueles que trabalhavam no Tabernáculo, o cristão é separado (santificado: 29:44) para servir a Deus. Ele nos chama e nos enriquece com os talentos e os dons necessários (1 Co 4-9). Esta deve ser pergunta a ser feita por cada servo de Deus: qual o meu dom espiritual e como devo empregá-lo para a glória de Deus? O mesmo serve para seus talentos, habilidades e finanças.

O serviço cristão segue um padrão estabelecido por Deus. Muitas vezes queremos fazer as coisas da nossa maneira e findamos indo contra a vontade de Deus. É necessário que os cristãos mantenham estreita intimidade com Deus e com a sua Palavra para que tenham a noção correta do que precisa ser feito e como fazê-lo. Algo que jamais pode ser esquecido é que a obra é do Senhor, não nossa. Ele é o arquiteto e o engenheiro e nós apenas executamos o seu projeto. O Senhor Jesus, que veio para servir àqueles que haveriam de herdar o Reino dos Céus, não veio para fazer a sua vontade, mas a do Pai (Jo 6:38). o plano já estava traçado, o poder já havia sido dado, a missão já tinha um modo de ser cumprida (a Paixão); nada poderia ser diferente. Quando nos dispomos para servir a Deus, devemos fazê-lo de acordo com os parâmetros já traçados por Ele na sua Palavra, com todos os princípios e formas envolvidos. Desde a adoração até a obra da evangelização, tudo o que Deus espera de nós já está revelado na sua Palavra. As formas devem obedecer a essa revelação..’

Pensar-Sentir-Agir: Hebreus 5:4-6; 1 Coríntios 12:4-6; 14:1-12; Efésios 1:3; 4:8-13; Romanos 12:6; 15:27; 

Ação transformadora: Coloque seus dons e talentos a serviço do Reino de Deus.

“o próprio Filho do Homem não veio para ser servido”

Esta é uma mensagem do devocional DESAFIO DIÁRIO de 2023, com uma mensagem para cada dia do ano. Ele está à venda na Amazon em formato de livro digital. Clique aqui: DESAFIO DIÁRIO 2023

Conheça também o livro "Missão Integral: evangelismo e responsabilidade social na dinâmica solidária do Reino de Deus", também em e-book à venda na Amazon. Basta acessar: MISSÃO INTEGRAL

Além disso, o livro "Curso de formação de evangelistas" tem tudo o que você e sua igreja precisam para treinar e capacitar evangelistas e missionários. Clique aqui e adquira o seu: FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS

Mas não basta enviar evangelistas e missionários, é preciso que eles sejam treinados, acompanhados e cuidados, conforme ensino no livro "Manual do obreiro aprovado". Clique aqui e conheça: OBREIRO APROVADO

O que acha de me seguir no Facebook?  Clique aqui: MEU FACEBOOK

Conheça também todos os meus e-books à venda na Amazon. Basta acessar: MEUS E-BOOKS

2 comentários:

  1. E disse-me " Tu és meu servo, (Israel),
    em quem me rejubilarei ". ( Is 49 , 3 )
    Bom dia Mizael, os frutos de Deus , só vai ser em abundância se tiver plantado em terras fértil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. E é Ele quem torna a terra fértil. Deus te abençoe sempre.

      Excluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.