sábado, 7 de janeiro de 2023

DOR: SUA IMPORTÂNCIA E SUA CURA ETERNA

DOR: SUA IMPORTÂNCIA E SUA CURA ETERNA
Mizael de Souza Xavier

Para um mundo fissurado na felicidade plena e no bem-estar total, esta pode ser uma mensagem incômoda. O que é a dor? Ela pode ser várias coisas. Pode ser o resultado de um grande esforço e revelar justamente que estamos nos esforçando. Mas se nos esforçamos da maneira errada, a dor nos dirá que erramos. Ela também pode ser um sinal do corpo de que algo não vai bem e precisa ser tratado. A dor pode ser física ou emocional; ou pode ser psicossomática. Ela também pode ser metafórica, como "saber disso me dói a alma". Por outro lado, existem pessoas insensíveis à dor, que possuem uma insensibilidade rara à dor, chamada "analgesia congênita", que compromete a capacidade de um indivíduo sentir dor física desde o seu nascimento. Pessoas com esse problema não vivem muito tempo. Aliás, a dor e as doenças nos lembram que somos seres finitos, que um dia morreremos. Neste mundo físico, ninguém vive para sempre.

Por mais terrível e indesejável que seja, a dor é importante, principalmente a dor em sentido figurado. Existem pessoas emocional e espiritualmente insensíveis, que não sentem nem reconhecem suas próprias misérias e que, por isso, não buscam o tratamento necessário. Tiago escreveu: "Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará" (Tiago 4:9,10). Como pode acontecer a conversão e a santificação se não percebermos nossa doença espiritual causada pelo pecado? Sem sentir nossos pecados, não buscaremos o perdão e não seremos curados. Onde dói? Por que dói? O que precisa ser deixado de lado? A graça de Deus é o remédio e o sangue de Cristo nos purifica de todo o pecado (1 João 1:7-9).

Se coisas terríveis podem acontecer quando deixamos de sentir as nossas próprias dores, não será diferente se deixarmos de sentir a dor do outro. Infelizmente, a fé antropocêntrica e egocêntrica do Cristianismo atual não permite que sintamos a dor das pessoas, que as ajudemos no seu processo de cura. Também Tiago escreveu: "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tg 5:16). Há tantos irmãos nas igrejas com crises no casamento, familiares, problemas financeiros, doenças físicas e emocionais, solitários, depressivos e atolados em seus pecados. Será que temos sido sensíveis à sua dor? Oramos por eles e com eles? Oferecemos o apoio necessário? Talvez seja a hora de valorizarmos a dor e dar a devida atenção ao que ela quer nos revelar sobre nós, sobre o outro e, acima de tudo, sobre a vontade de Deus.

Em um dia determinado por Deus, todas as dores desaparecerão para aqueles que creram na maior de todas as dores: aquela que o Senhor Jesus suportou na cruz pelos nossos pecados. Ele mesmo, sentado no seu majestoso trono à destra de Deus no céu, disse: "Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" (Apocalipse 21:3,4). Sim, nunca mais sentiremos qualquer espécie de dor, nem haverá doença ou choro para aqueles que justificados pela fé, têm paz com Deus e aguardam a sua vinda (Romanos 5:1; Hebreus 9:27,28). Aquele que escutou a mensagem do Evangelho, reconheceu seus pecados miseráveis que o separam de Deus, arrEpendeu-se e pelo Espírito Santo foi convertido a Jesus, este subirá com Ele quando vier na sua glória.

Gostou desta mensagem? Compartilhe com todos os seus amigos e suas redes sociais.

Veja alguns e-books de minha autoria com temas que podem te interessar:

O devocional DESAFIO DIÁRIO, com uma mensagem para cada dia do ano. Clique aqui e adquira o seu: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

O e-book PALAVRAS INSPIRADORAS, com diversas mensagens para sua meditação: PALAVRAS INSPIRADORAS E-BOOK

Atualmente, lancei o excelente e-book MINUTOS DE SABEDORIA DO ALTO, com inúmeras mensagens bíblicas: MINUTOS DE SABEDORIA DO ALTO E-BOOK

O e-book NINGUÉM MORRE DE AMOR E-BOOK, sobre como impedir que seu relacionamento acabe ou superar uma relação que chegou ao fim? Veja: NINGUÉM MORRE DE AMOR E-BOOK

O PODER DA ORATÓRIA, onde você perderá o seu medo e aprenderá a falar em público: PODER DA ORATÓRIA E-BOOK

O e-book DECEPCIONADOS COM A IGREJA, sobre a evasão nas igrejas cristãs, com análises e orientações pastorais, evangelísticas e apologéticas: DECEPCIONADOS COM A IGREJA E-BOOK

O que acha de me seguir no Facebook?  Clique aqui: MEU FACEBOOK

Conheça também todos os meus e-books à venda na Amazon. Basta acessar: MEUS E-BOOKS NA AMAZON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.