quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

A ARMADURA ESPIRITUAL DO CRISTÃO

A ARMADURA ESPIRITUAL DO CRISTÃO (Efésios 6:10-20)
Mizael de Souza Xavier

A armadura apresentada pelo apóstolo representa Cristo e o seu poder, servindo de proteção para o combate (v. 11). Ele chama a Igreja a revestir-se dela, isto é, do poder de Cristo, estando preparada para a batalha travada contra os servos de Deus. Muitos crentes apelam para Mateus 17:21 para ensinar que o que nos prepara para enfrentar Satanás e seus demônios é uma vida de jejum e oração. Embora devamos sempre orar, este versículo está entre colchetes e não faz parte do texto original. O que está em evidência no texto como motivo para o fracasso das tentativas de expelir aquele demônio não era a ausência de jejum e oração, mas a falta de fé. O que nos torna capazes de expulsar demônios é a fé em Jesus Cristo e o poder e a autoridade que há no seu Nome. Afora o exorcismo, o que nos empodera para lutarmos contra as hostes inimigas é a conversão, quando somos selados com o Espírito Santo, santificados em Cristo e feitos filhos de Deus, membros do seu corpo e soldados do seu exército.  O revestimento de poder não acontece no momento da batalha apenas, mas deve ser parte integral do soldado cristão. A sua armadura não pode ficar guardada a espera do momento de ser usada, porque a todo instante ela é necessária.

Paulo apresenta duas razões para tomarmos a armadura de Deus. Em primeiro lugar, devemos estar firmes contra as ciladas do diabo. Ele é inimigo de Deus e tem como objetivo destruir a obra de Deus neste mundo, utilizando, entre outras estratégias, acusações contra a Igreja, que são os seus dardos inflamados. Como vimos no início, ele é o grande acusador do crente; ele arma ciladas para tentar nos destruir. O termo grego para cilada (v. 11) é metodeia, e significa método, um arranjo sistemático, organização, estrutura; envolve estratégia e planejamento. Essas ciladas envolvem; conhecer o alvo (o crente), traçar um plano, montar uma estratégia e escolher as armas (os dardos inflamados). O diabo é inteligente, ele nos conhece. O seu objetivo é nos pegar nas nossas fraquezas para nos fazer cair. Contra as estratégias e os métodos do diabo, não podemos lutar com nossas próprias forças, instrumentos e estratégias, mas com o poder e as armas que o Senhor nos dá. Não estamos firmes por aquilo que fazemos, mas pelo que o Senhor já fez no Calvário. Mesmo que o acusador tente nos confundir e abalar a nossa fé, o escrito de dívida que havia contra nós já foi cancelado na cruz, onde Cristo despojou os principados e as potestades, expondo-os publicamente ao desprezo, alcançando triunfo sobre eles (Cl 2:14,15).

A segunda razão para nos revestirmos do Senhor e vestirmos a sua armadura é a natureza do nosso inimigo (v. 12). Lutamos contra um inimigo maior e mais poderoso do que nós, por isso não lutamos segundo a nossa própria força, mas revestidos com o poder de Deus. Ele está nas regiões celestes, o mundo espiritual que nos cerca, uma realidade invisível que está ao nosso redor. Os demônios são seres espirituais porque não possuem corpos, tendo domínio do mundo tenebroso (2:1,2). Embora não possamos enxergá-los, podemos identificar suas ações no mundo, não somente através de pessoas possessas por demônios, mas da luta que já expomos até aqui: da mentira contra a verdade. Temos o Espírito Santo que atua nos filhos de Deus nesta batalha (4:7-19). O diabo atua nos filhos da desobediência (2:2). Com a armadura de Deus, estamos prontos para enfrentar nosso inimigo e estabelecer a verdade de Deus neste mundo mau.

Trecho do livro BATALHA ESPIRITUAL: UMA LUTA EM DEFESA DA VERDADE, de Mizael Xavier. Para comprar o e-book na Amazon, clique aqui: BATALHA ESPIRITUAL E-BOOK

Se deseja aprender mais sobre o poder da fé, clique aqui e conheça um excelente livro: PODER DA FÉ E-BOOK

E não podemos esquecer da oração ao tomarmos as armas da nossa batalha. Este livro vai te ajudar: PODER DA ORAÇÃO E-BOOK

O que acha de me seguir no Facebook?  Clique aqui: MEU FACEBOOK

Conheça também todos os meus e-books à venda na Amazon. Basta acessar: MEUS E-BOOKS NA AMAZON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.