A QUEDA E A GRAÇA
Mizael de Souza Xavier
O relato da Queda do homem traz importantes lições sobre a nossa salvação (Gênesis 3:1-21). Adão e Eva tinham um paraíso inteiro para desfrutar e cuidar e apenas uma única proibição: não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:16,17). Tal ordem, na verdade, foi dada diretamente a Adão, o primeiro ser humano criado, cabeça da mulher que ainda viria. A ordem divina foi transmitida por Adão a Eva, pois, em seu diálogo com a serpente, ela mostrou estar ciente da proibição (3:1-5).
Enfim, Adão e Eva desobedeceram a Deus e comeram do fruto da árvore proibida (v. 6). Imediatamente, seus olhos foram abertos e eles perceberam a sua nudez, cozendo para si aventais com folhas de figueira (v. 7). Ora, eles não tinham ainda visto a nudez um do outro? Certamente que sim, mas agora se viam com os olhos maculados pelo pecado.
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO SOBRE A QUEDA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS: CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA
A primeira lição que tiramos da Queda é que os nossos pecados nos causam vergonha (Romanos 6:21). Quando não nos escondemos de Deus, negamos a sua existência ou simplesmente negamos o nosso pecado. Os vs. 8 a 10 mostram que Adão e Eva, por causa da sua nudez, esconderam-se da presença de Deus. Antes, o Senhor passeava com eles pelo jardim, mas agora eles não ousavam encarar o Senhor.
O profeta Isaías escreveu que os nossos pecados fazem separação entre nós e Deus (Isaías 59:1-3). De fato, todos somos pecadores e estamos apartados de Deus e da sua glória (Romanos 3:23). Então surge a segunda lição: não podemos esconder de Deus os nossos pecados. Não adianta usar uma capa de santidade: o Senhor conhece o nosso coração e sabe quem e o que somos (Salmo 139:2-23).
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO SOBRE NÃO ESCONDER NOSSOS PECADOS: NÃO FECHE OS OLHOS PARA O PECADO
Terceira lição: não podemos cobrir os nossos pecados pela autojustiça. Além de taparem a sua própria nudez para ocultarem seu pecado, Adão e Eva tentaram se justificar diante de Deus, cada um jogando a culpa para o outro, até que, como acontece muito hoje, o culpado foi o diabo (vs. 11-13). Todavia, somos culpados não porque o diabo tentou Adão, mas porque Adão sucumbiu à tentação e pecou.
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO SOBRE A SOBERANIA DE DEUS NA SALVAÇÃO: SOBERANIA DE DEUS
Vemos aqui a autorresponsabilidade. A ordem para não comer do fruto da árvore proibida estava sob a responsabilidade de Adão. Quando é falado a respeito da entrada do pecado e da morte no mundo, nem Eva nem o diabo são citados, mas apenas Adão (Romanos 5:12-19; 1 Coríntios 15:21). Não havia saída para o primeiro casal. Eles tentaram algo paliativo para encobrir a sua vergonha e não buscaram a justiça que vem de Deus, como aqueles que rejeitam essa mesma justiça e buscam a ilusão da autojustificação, na esperança de merecerem o céu (Romanos 10:3; 1 Coríntios 4:4).
A quarta lição que a Queda nos ensina é que não podemos tratar os nossos pecados de fora para dentro. Ao se vestirem com folhas de figueira, Adão e Eva tentavam resolver o seu problema externamente, como se aquelas folhas fossem mudar o fato de que eles sabiam que estavam nus. Não adiantou. O problema do pecado está dentro de nós e é aí que ele precisa ser trabalhado. Mais uma vez citamos Isaías, que escreveu: "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam" (Isaías 64:6). Do coração depravado do homem não provém bem algum (Mateus 15:19).
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO SOBRE RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL: RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL
O profeta Miqueias sabia dessa questão e entendia o dilema de Adão, o mesmo dilema enfrentado por Jó em seu sofrimento sobre quem pode ser achado justo diante de Deus (Jó 9:2). Miqueias escreveu: "Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus excelso? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano?" (Miqueias 6:6).
Por fim, uma lição de vida e salvação: Deus prometeu um Salvador. No versículo que chamamos de proto-evangelho, o Senhor diz à serpente: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3:15). Logo depois, faz túnicas com peles de animais e veste o casal. A sua justiça prevalece e a sua graça se manifesta.
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO SOBRE A GRAÇA DE DEUS: A GRAÇA DE DEUS
O que Adão destruiu pela sua desobediência, Jesus restaurou pela sua obediência (Romanos 5:19; Fp 2:8). Nós, que estávamos despidos da justiça de Deus e envergonhados por causa dos nossos pecados, fomos revestidos de Cristo (Gl 3:25-28). A justiça a nós imputada pelos méritos de Cristo, paga a nossa dívida com Deus, satisfaz a sua justiça, aplaca a sua ira e nos reconcilia com Ele. Mais uma vez, após a Queda, podemos caminhar com o Pai, falar com Ele a qualquer instante, ouvir e entender a sua voz nas Escrituras, servi-lo, adorá-lo em espírito e em verdade, manter comunhão uns com os outros, resistir às tentações da nossa carne e também ao diabo. O dilena de Adão e Eva, da Lei e dos profetas foi solucionado através da justificação pela fé em Jesus Cristo.
👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DE JESUS NA NOSSA VIDA: IMPACTO DE JESUS NA NOSSA VIDA
Conheça alguns dos meus livros sobre espiritualidade que você pode encontrar na Amazon em formato de e-book. Basta clicar nos links:
Conheça e adquira o devocional DESAFIO DIÁRIO, com uma mensagem para cada dia do ano. Clique aqui: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK
Clique aqui para participar do meu grupo do Facebook: GRUPO DESAFIO DIÁRIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.