segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

VOCÊ CONSEGUE PERDOAR E PEDIR PERDÃO?


VOCÊ CONSEGUE PERDOAR E PEDIR PERDÃO?
Mizael de Souza Xavier

Saber perdoar e pedir perdão é um dos grandes segredos do sucesso de um relacionamento. Mas qual o porquê de ser tão difícil fazer isso? O primeiro grande motivo é o orgulho. Resistimos em pedir perdão porque somos orgulhosos demais para admitir que erramos. Às vezes, até admitimos, mas preferimos não dar o braço a torcer e manter nosso orgulho intacto. O orgulho também nos impede de liberar perdão, porque nosso ego foi ferido e ele parece ser maior e mais importante que a paz no nosso relacionamento. O orgulho afasta as pessoas e impede que o amor alcance a sua plenitude. Ele afasta e cria barreiras.

Outro motivo é o medo de demonstrar fraqueza e perder a autoridade. Mesmo sabendo que estamos errados, preferimos manter a pose de certinhos, porque assumir para o outro que erramos significa que temos fraquezas, que não sabemos de tudo, que somos iguais a ele. Perdoar também se torna difícil pelos mesmos motivos. Ou talvez o contrário: perdoamos para que fique bem claro que nós estávamos certos e o outro, errado. Interessante como exigimos que alguém nos peça perdão, mas nem sempre cumprimos essa exigência. Precisamos entender que uma relação amorosa não é uma competição, mas uma cooperação.

A falta de perdão consome uma energia que poderia ser empregada em outros sentimentos. Quem ama, perdoa e pede perdão, porque não está interessado em si próprio apenas, mas na pessoa amada com a qual se tornou um. Ou seja: o perdão negado é um mal que fazemos a nós mesmos. Estas palavras do apóstolo Paulo são decisivas para quaisquer relacionamentos: "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição" (Colossenses 3:12-14). Quantos sentimentos e valores nobres! Sim, esses devem ser cultivados.

Conheça todos os livros do escritor Mizael Xavier na Amazon: MEUS E-BOOKS NA AMAZON

Adquira o devocional DESAFIO DIÁRIO com uma mensagem para cada dia do ano: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

ENTRE PARA O MEU GRUPO DE ESTUDOS BÍBLICOS E MENSENS NO FACEBOOK: GRUPO DESAFIO DIÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.