quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL: UM URGENTE AVIVAMENTO PARA A IGREJA

RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL: UM URGENTE AVIVAMENTO PARA A IGREJA
Mizael de Souza Xavier

"Dize, portanto, à casa de Israel: Assim diz o SENHOR Deus: Não é por amor de vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes. Vindicarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que eu sou o SENHOR, diz o SENHOR Deus, quando eu vindicar a minha santidade perante elas. Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis" (Ezequiel 36:22-27).


INTRODUÇÃO

A igreja do Senhor vive um momento de grande crise espiritual: uma teologia egocêntrica e desprovida de cruz; lideranças degeneradas que praticam toda sorte de pecados, incluindo fornicação, adultério e diversos crimes; crentes sem compromisso com o Evangelho, que não oram, não leem a Bíblia, não evangelizam; pecados diversos praticados dentro das igrejas; crises familiares, adultério, violência doméstica e divórcio. Nunca os crentes foram tão carnais e mundanos.

Embora devamos sempre nos perguntar se aqueles que vivem desta maneira e praticam estas coisas são verdadeiros crentes em Cristo Jesus, observando a Igreja cristã de modo geral, vemos que ela necessita urgentemente de um avivamento espiritual que só poderá vir por meio da restauração daquilo que está doente. Somente crentes restaurados poderão viver em santidade, amando, servindo e obedecendo a Deus, tendo seu caráter renovado e suas vidas transformadas. Não podemos viver uma vida nova enquanto fazemos as vontades do velho homem. O que é esta restauração? Como podemos ser restaurados?



O QUE É RESTAURAÇÃO?

No dicionário Aurélio, "restaurar" significa pôr em ordem o quebrado, refazendo ou concertando, repondo o que se gastou; volta a um estado anterior; pôr de novo em vigor. Restituir ao poder. No dicionário bíblico, significa renovar, restabelecer, colocar de novo na antiga condição, dar forças de novo, como, por exemplo, no Salmo 126:1,2: “Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles" (cf. Mateus 17:11; Jeremias 30:17,18; Daniel 4:36; Salmo 60:1; 85:4; Hebreus 12:4-12). O substantivo grego "apokatastasis", encontrado apenas em Atos 3:21, é usado no sentido de restauração final, fazendo alusão à volta de Jesus e a restauração de todas as coisas (cf. Atos 1:6; 3:19,20). Ao contrário da ideia equivocada dos pregadores atuais de que Deus restaura nossos sonhos e restitui aquilo que perdemos (de novo nossos sonhos) não é este o sentido restauração na Bíblia.


COMO A RESTAURAÇÃO SE DÁ?

Primeiramente, devemos entender de qual restauração estamos falando. Este estudo não é sobre a vinda de Jesus, quando a restauração verdadeira será completada, mas sobre a necessidade de um avivamento espiritual para a Igreja hoje. Neste sentido é que empregamos o termo "restauração". No entanto, é importante dizer que estamos nos referindo a pessoas salvas, que já foram regeneradas pelo Espírito Santo, que nasceram de novo e são novas criaturas, embora em práticas que já deveriam ter abandonado. Aquele que ainda não foi convertido a Jesus não pode experimentar esta restauração, uma vez que ainda está espiritualmente morto. Neste caso, ele ainda precisa passar pelo novo nascimento, pela justificação por meio da fé em Jesus Cristo.

Para os cristãos, aqueles que são discípulos de Jesus, a restauração pode ser um processo, muitas vezes, doloroso. A intensidade desta dor dependerá da intensidade com que estão apegados aos seus pecados e o nível da sua resistência ao Espírito Santo. Muitos sequer reconhecem que precisam ser restaurados, mas preferem colocar a culpa dos seus erros e dos seus pecados no diabo ou em algum tipo de espírito (espírito da sensualidade, do adultério, etc.). Isso é mais fácil que reconhecer sua própria culpa e encarar a realidade de que precisam passar por um processo de mudança, onde sua vontade deverá ceder lugar à santidade produzida pelo Espírito Santo, o que envolve investimento de tempo e perdas necessárias, onde a obediência à Palavra de Deus e o amor deverão tomar lugar na sua vida como um todo.

Na restauração espiritual, a sujeira do pecado é tirada, o que havia se quebrado é reposto, as formas reais são restauradas, o brilho de Jesus é devolvido. A restauração de um objeto é passiva, isto é: ele apenas sofre a restauração das mãos de outros. No cristão, a restauração pode ser ativa: ele busca ser restaurado, dá os passos necessários à restauração; e passiva: o crente é restaurado pela graça de Deus, mediante o agir do seu Santo Espírito. Restauração é o agir de Deus na nossa vida: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18). De toda forma, a motivação para buscar a restauração e os passos dados até ela são operados pelo Espírito Santo. Somente Ele nos desperta para o desejo de nos tornarmos cada vez mais parecidos com o Senhor.

A restauração é espiritual, isto é, de dentro para fora. Ela é realizada por Deus a partir do momento em que o Espírito Santo nos dispõe a sermos trabalhados. Não nos restauramos a nós mesmos, com nossas obras em favor próprio, pois somente Deus, com a sua graça, pode operar um milagre em nós. Restauração não é fruto dos nossos próprios esforços, mas de uma atitude positiva de Deus em favor nosso, sem merecimento ou mérito algum da nossa parte: “E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer. A ele seja o domínio para todo o sempre. Amém” (1 Pedro 5:10).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO E LEIA NESTE BLOG SOBRE O VERDADEIRO CRISTIANISMO: O VERDADEIRO CRISTIANISMO


A VERDADEIRA RESTAURAÇÃO

O objetivo da restauração de Deus é para que sejamos para o louvor da sua glória. Deus não nos restaura para restituir algo que perdemos ou para nos exaltar, mas para o seu Nome seja exaltado e honrado (Ezequiel 36:22,23). Vejamos algumas características da restauração:


1. Santidade

A restauração existe para corrigir as imperfeições da nossa alma causadas pela presença do pecado e nos transformar diariamente na imagem de Cristo através do processo da santificação. O cristão que é restaurado, tem a sua vida santificada pelo Espírito e limpa daquilo que pode destruí-lo: "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus" (1 Coríntios 6:9-11; cf. Hebreus 9:14).

O  O que fazer? Abrir-nos completamente para a vontade de Deus, abandonando o nosso eu, renegando as coisas do mundo e buscando as coisas que são do alto e do reino de Deus. Paulo escreveu aos colossenses: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória" (Colossenses 3:1-4).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE SANTIDADE: SANTIFICAÇÃO


2. Caráter

Quando santificados pelo Espírito Santo, somos capacitados a restaurar a imagem de Deus perdida na Queda (Gênesis  1:26). Essa restauração afeta diretamente o nosso caráter e o transforma, para que voltemos a nos parecer com Jesus. Paulo escreveu aos romanos: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Romanos 8:29,30; cf. 2 Coríntios 3:18).

O  O que fazer? Reconhecer que estamos em pecado para sermos curados (Atos 3:19; Romanos 6:2; 1 Coríntios 15:17; Hebreus 12:1). Tiago escreveu: "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tiago 5:16; cf. 1 João 3:8). Enquanto não reconhecermos o nosso pecado, nenhum culto de libertação ou oração sarará a nossa alma. Arrepender-nos com sinceridade de coração e pedir perdão a Deus é o método eficaz para haver a verdadeira restauração (Romanos 4:7; Atos 3:19; Mateus 3:2).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG UM ESTUDO SOBRE OS PILARES DA VIDA ESPIRITUAL SAUDÁVEL: SEIS PILARES DA VIDA ESPIRITUAL SAUDÁVEL


3. O primeiro amor

Precisamos ser restaurados ao nosso estado original idealizado por Deus na nossa conversão. Não podemos nos tornar aquilo que éramos antes de sermos convertidos pelo Espírito Santo. A busca pela restauração, o avivamento espiritual, é uma viagem de volta ao primeiro amor, onde descobriremos em que estamos errando para voltarmos à prática das primeiras obras. O primeiro amor precisa ser restaurado dentro de nós. Em Apocalipse 2:4,5 lemos: "Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas". O amor é o vínculo da perfeição, de modo que se quisermos ter a nossa vida restaurada, precisamos viver em amor (Colossenses 3:14; 2 João 5,6).

O que fazer? Andar em novidade de vida e de espírito, conforme nos orienta o apóstolo Paulo: "Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado" (Romanos 6:4-7). E também: "Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte. Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra" (Romanos 7:5,6). Não devemos satisfazer os desejos da carne, mas andar no Espírito (cf. Romanos 8:5-9; 13:14; Gálatas  5:16-24; 6:8; 1 João 2:17).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE AVIVAMENTO ESPIRITUAL E AMOR: AVIVAMENTO ESPIRITUAL E AMOR


4. Comunhão

Quando somos convertidos a Jesus, a nossa comunhão com Deus é restaurada, de modo que nos tornamos novas criaturas e somos adotados como filhos. Essa restauração nos isenta de condenação e nos livra da ira de Deus. Todavia, diariamente cometemos pecados que comprometem a qualidade da nossa relação com Deus, afastando-nos da oração, da leitura da Bíblia e da vida em comunidade na igreja. A qualidade da nossa comunhão precisa ser restaurada. Deus precisa ser restaurado ao seu lugar de autoridade na nossa vida. O Senhor Jesus nos ordenou que buscássemos, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua justiça (Mateus 6:33). Quando Deus deixa de ter a primeira e última palavra para nós, toda a nossa espiritualidade sofre, aparecendo pecados e rebeldia constante, o que afeta diretamente nossos relacionamentos.

O  O que fazer? Manter a nossa vida constantemente alicerçada sobre a Palavra de Deus, obedecendo seus mandamentos e vivendo o amor. Para isso é preciso que diariamente leiamos e estudemos a Bíblia para guardá-la no coração, como fazia o salmista: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti" (Salmo 119:11; cf. 1:2; 63:6; Levítico 2:19). Paulo escreveu aos colossenses: "Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" (Colossenses 3:16,17).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IGREJA: LONGE DA IGREJA


5. Relacionamentos

Se os nossos relacionamentos são prejudicados por causa do nosso pecado que afeta a nossa relação com Deus, precisamos pedir perdão e perdoar. Paulo escreveu aos colossenses: "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos" (Colossenses 3:12-15; cf. Mareus 6:12-15). Relacionamentos restaurados são sadios, baseados no amor e na verdade.

O O que fazer? A evidência do Espírito Santo na vida do cristão é o fruto do amor (Gálatas 5:22). O Senhor Jesus declarou: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" (João 13:35). Se queremos ter uma vida transformada e relacionamentos santos e saudáveis, devemos viver em amor. O amor é o que nos torna perfeitos: "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1 Coríntios 13:4-7).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE FAMÍLIA SERVINDO A DEUS: EU E A MINHA CASA


6. Servilismo

Somos restaurados para servir a Deus e uns aos outros, acima de tudo sendo testemunhas do Evangelho e praticar as boas obras (Efésios 2:8-10; 1 Pedro 2:9). Em Gálatas 5:13-15 lemos: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos". Os dons espirituais nos foram dados para que sirvamos uns aos outros (1 Pedro 4:10; 1 Coríntios 14:1).

O que fazer? A igreja é edificada por meio dos dons espirituais. Além da restauração de si próprio, o crente deve buscar a restauração de toda a igreja por meio do amor e do serviço. Conforme escreveu o apóstolo Pedro: "Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações. Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados. Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração. Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (1 Pedro 4:7-10).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG UM ESTUDO SOBRE DONS ESPIRITUAIS: DONS ESPIRITUAIS

REFLEXÕES

Sempre defendi a verdade de que o avivamento espiritual se dá por meio de um único fator: obediência a Deus, de modo que tudo o mais será apenas resultado disto.

O que tem impedido que as pessoas enxerguem em nós a imagem de Cristo e nos vejam como seus discípulos?

Leitor, você sente que abandonou o seu primeiro amor? Consegue lembrar em que momento da sua vida isso aconteceu e quem ou o que foi responsável?

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE VENCER AS TENTAÇÕES: VENCENDO AS TENTAÇÕES

Todos nós temos um dom espiritual, dado por Deus na nossa conversão para a edificação da Sua igreja. Você já sabe qual o seu dom espiritual? Tem feito uso dele?

Você tem se preocupado em servir na igreja do Senhor em algum ministério, com seus dons e talentos? Ou você se contenta apenas em assistir aos cultos?

A Bíblia é a Palavra de Deus e o alimento espiritual do cristão. Quantas horas por dia você tem-se dedicado à sua leitura, estudo e meditação?

Você está disposto(a) a pagar o preço da restauração, mesmo que seja de sofrimento, de quebra com pecados que você ama tanto?

Lembre-se: você não está sozinho(a). Deus está com você constantemente e os irmãos da igreja estão aí para lhe ajudá-lo.

Ore a Deus e submeta a Ele todo o seu ser. E se você ainda não creu em Jesus Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador, busque o arrependimento e a conversão.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG UM ESTUDO SOBRE AS EVIDÊNCIAS DE QUE VOCÊ PRECISA DE SALVAÇÃO: AS EVIDÊNCIAS

Se este estudo edificou a sua vida, compartilhe.

CONTATOS COM O ESCRITOR PELO TELEGRAM: FALE COM O ESCRITOR

Conheça e adquira o devocional DESAFIO DIÁRIO, com uma mensagem para cada dia do ano. Clique aqui: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

Participe do meu grupo do Facebook: GRUPO DESAFIO DIÁRIO

Aprenda mais sobre espiritualidade nestes meus e-books que você encontra na Amazon. Basta clicar nos links:













19 comentários:

  1. Procurando algo sobre restauração...encontrei aqui um estudo com certeza vindo do Altíssimo...

    ResponderExcluir
  2. Procurando algo sobre restauração...encontrei aqui um estudo com certeza vindo do Altíssimo...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. wfontes5 de outubro de 2016 18:42

    ótimo estudo, realmente esta mensagem, falou ao meu coração, vou colocar em prática o que aprendi ao ler este conteúdo, peço que Deus continue usando este vaso enquanto o mesmo estiver disposto a ser restaurado.amem.. glorias e honras pertencem a Deus o supremo criador, qua nos criou para adorá-lo em espírito e em verdade.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Deus abênçoe sua vida e te use sempre pra esclarecer a igreja de Cristo.Eu recebo esse estudo e tomo posse da restauração do pai na minha vida e na vida da minha familia.

    ResponderExcluir
  7. tenho uma duvida, para quem reconhecemos nossos erros? já ouvi falar que pra isso temos que falar para nosso pastor ou algo do tipo para confessar... mas tenho minhas duvidas quanto a isso, então, para quem reconhecemos nossos erros? ou realmente temos que confessar?

    ResponderExcluir
  8. Pra minha vida espiritual,um bom estudo sobre o tema!

    ResponderExcluir
  9. Estudo maravilhoso edificou muito a minha vida, muito obg

    ResponderExcluir
  10. Muito bom que Deus seja louvado!!!devemos confessar nossos pecados somente a Deus,ele é um Deus de amor e está pronto a nos perdoar.

    ResponderExcluir
  11. Que bênção! Um estudo muito bem elaborado, com muito conteúdo.
    Gostaria de fazer uma pregação utilizando uma parte desse estudo, vou tentar, mas só Jesus pra me ajudar🙏

    ResponderExcluir
  12. Muito relevante! Edificante, glória a Deus!

    ResponderExcluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.