quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ALCOOLISMO: O QUE É? COMO SE LIBERTAR?




Alcoolismo – ficção e verdade

O alcoolismo é uma mal que destrói a vida de muitas pessoas, causando mortes e custando caro aos cofres públicos brasileiros, em torno de 7% do PIB. Especialistas afirmam que o alcoolismo é responsável por 75% de todos os acidentes de trânsito com mortes, 39% das ocorrências policiais e 40% das consultas psiquiátricas, além do que 15% da população do país é alcoólatra, incluindo muitas crianças, adolescentes e jovens.

Aqueles que defendem o consumo de bebidas alcoólicas insistem em afirmar que elas não fazem mal algum quando ingeridas em pequenas doses. Eles afirmam que não são alcoólatras, que só bebem socialmente, nos fins-de-semana, e por isso não são dependentes químicos. Entretanto, é justamente num desses momentos de consumo social que muitos acabam se excedendo e se embriagando. E não é preciso mais do que essa única vez para que muitas coisas ruins aconteçam, como um coma alcoólico seguido de morte, brigas que podem terminar em tragédias, acidentes automobilísticos, assassinatos, etc.

Se você costuma beber, mas não se acha um dependente do álcool, ou se você reconhece que sofre dessa terrível doença chamada alcoolismo e precisa de urgente ajuda, continue a ler este folheto, pois ele é bastante esclarecedor e pode salvar a tua vida.

Supostos benefícios do consumo de bebidas alcoólicas

As propagandas de TV tentam passar uma falsa imagem de que beber é algo bom, que é sinônimo de saúde, beleza e felicidade, misturando em suas propagandas praia, festa e muitas mulheres bonitas. A grande maioria daqueles que bebem concordam com isso e ainda destacam outros supostos benefícios da bebida:

·         Tem gosto bom;
·         É divertido beber sozinho ou com os amigos;
·         Está na moda e ajudar a enturmar;
·         Ajuda a relaxar dos problemas cotidianos;
·         Torna as pessoas mais abertas e animadas.

Mas será que esses benefícios são reais? Será que vale a pena consumir álcool somente para ter essas coisas? Continue lendo e você descobrirá uma dura realidade.

Reais consequências do consumo de bebidas alcoólicas

Embora as propagandas não mostrem isso e se limitem a um rápido aviso de “Beba com moderação” ou “deguste-a com parcimônia”, as reais conseqüências do consumo de bebidas alcoólicas não valem o ilusório benefício que elas trazem. Vejamos algumas das principais conseqüências do consumo álcool na vida do ser humano.

·         O consumidor de bebidas alcoólicas, ao embriagar-se, acaba dizendo e fazendo coisas que se arrependerá depois, sendo muitas vezes exposto ao ridículo, roubado, espancado e morto.
·         As ressacas são terríveis e minam as forças do indivíduo, atrapalhando seu convívio social e o seu rendimento no trabalho.
·         O gasto de dinheiro é imenso, dinheiro que muitas vezes é retirado da feira da família e do pagamento de contas, dinheiro que poderia ser aproveitado em coisas saudáveis e produtivas, além de representar um total desperdício de tempo e energia.
·         Embora a maioria daqueles que bebem não admitam, há um risco muito grande de se tornar um alcoólatra. O alcoólatra é sempre o último a admitir a sua doença; quando chega a admitir, já é tarde demais, ele virou prisioneiro do seu vício.
·         O álcool prejudica a capacidade de atenção e concentração, tornando o indivíduo um perigo para si mesmo e para a sociedade, principalmente se estiver dirigindo, podendo causar muitas perdas materiais e, acima de tudo, a morte de muitos inocentes, inclusive os próprios familiares e amigos.
·         O alcoólatra aos poucos se exclui socialmente, tornando-se uma pessoa indesejável, mal vista, desprezada, evitada, muitas vezes abandonada pela própria família, principalmente esposa e filhos. Muitos perdem o emprego, a carreira, a moral e a dignidade. Muitas esposas e filhos de alcoólatras têm de buscá-los caídos pelas ruas e bares para levá-los para casa, o que traz vergonha e traumas psicológicos profundos.
·         A bebida transforma muitos pais de família em carrascos nos seus próprios lares: esposas e filhos são espancados, torturados, abandonados e até assassinados. Mães dependentes do álcool negligenciam os seus filhos para sair para beber, deixando-os abandonados, à mercê de criminosos e dos acidentes domésticos, além de se tornarem pessoas violentas.
·         Existem casos de pais que obrigam seus filhos a mendigar ou a se prostituir para lhes trazer dinheiro para alimentar o vício, o que é uma vergonha e pode levar à prisão e perda da guarda dos filhos.
·         O alcoólatra é um péssimo exemplo dentro de casa. Muitas crianças e adolescentes influenciadas por pais alcoólatras, ingressam no mundo do vício, podendo também correr todos os riscos descritos aqui
·         O alcoolismo é uma porta aberta para o consumo de outras drogas mais pesadas e consideradas ilícitas, como a maconha, a cocaína, o crak. Em muitos casos o consumo de bebidas alcoólicas é acompanhado do consumo de drogas, provocando danos irreversíveis à saúde e até mesmo a morte.

O álcool e as suas consequências para a saúde

Quem consome bebidas alcoólicas em excesso tem uma diminuição da esperança de vida e um envelhecimento precoce. E além de todos os problemas mencionados acima, o consumo de bebidas alcoólicas, a curto e longo prazo, traz sérios problemas para a saúde física e mental do indivíduo, como todas as demais drogas. Os principais são:

·         Aparelho digestivo: esofagites e gastrites, cirrose hepática, síndrome de má absorção, pancreatites, esteatose epática, hepatites alcoólicas, úlceras.
·         Sistema neuromuscular: adormecimento dos dedos, tremores das mãos, dores e cansaço muscular, câimbras, atrofia do nervo óptico, podendo levar à cegueira.
·         Faculdade mental e psicológica: dificuldades de raciocínio, demência, perda de memória, irritabilidade, delírio alcoólico, depressão. O alcoolismo pode causar, também, alterações na personalidade, dependência psíquica, alucinações, queda no rendimento intelectual, problemas de coordenação.
·         Outros terríveis males: anemias, estados de desnutrição e avitamínicos, doenças de pele, diversas doenças cardiovasculares e respiratórias, esterilidade, perturbações sexuais, aumento da probabilidade de cancro (no fígado, boca, esôfago, estômago, cólon, mama), agravamento das situações infecciosas (gripes, pneumonias, tuberculose pulmonar, hepatites virais). Além disso, o alcoolismo pode causar Síndrome da Abstinência Fetal e outros problemas, muitas vezes fatais, em filhos dependentes.


A solução eficaz para o problema do alcoolismo

                Além de todos esses problemas que o álcool pode causar ao ser humano, existe outro ainda maior: o dano eterno à alma. Deixar de beber, dizer não a uma vida desgraçada pela bebida alcoólica, praticar esportes e manter uma dieta saudável é uma solução prática para este problema e instituições como os Alcoólicos Anônimos existem para auxiliar os que buscam se libertar. Mas existe uma solução mais profunda e verdadeiramente eficaz, que transforma a saúde física, mental e espiritual, que não só livra o indivíduo do alcoolismo, como o leva para o céu. A solução é JESUS CRISTO!

                Se você reconhece ser um viciado no álcool e entende que ele está destruindo a sua vida, saiba que, muito mais do que isso, o álcool está separando você de Deus. Sim, os vícios fazem parte do pecado que habita dentro de nós desde o Jardim do Éden, quando Adão pecou e pelo seu pecado toda a humanidade foi destituída da glória de Deus, vivendo perdida, carente de salvação: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim a morte também passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Romanos 5:12).

                Mas a boa notícia é que, apesar de muitos afirmarem o contrário, o alcoolismo tem cura e o pecado e a morte também. A Bíblia nos fala em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Sim, Deus abomina o seu pecado, mas Ele te ama profundamente. Em Cristo você tem a salvação da sua alma por meio da fé e o poder no Espírito Santo para se libertar do pecado do alcoolismo e ter a sua vida, o seu caráter e os seus relacionamentos restaurados. Basta apenas que você reconheça a sua condição de pecador perdido, se arrependa e aceite a Jesus como o seu único e suficiente Senhor e Salvador: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.” (João 1:12).

                Não importa o que você está passando hoje, qual o motivo que te leva a beber, pois Deus quer restaurar a sua vida. Se você não tem forças, clame que Ele te dará forças. Se você acha que não tem mais solução, entenda que Deus tem solução para você. Se as pessoas te desprezam, saiba que Deus jamais te desprezará. Ele quer preencher o vazio da tua vida, reavivar a tua alegria, te fortalecer para resolver os seus problemas. Creia que Deus te ama e espera que você se volte para Ele. Venha, experimente o milagre que Ele tem preparado para você. Vale à pena! Você tem solução, você tem salvação, porque o amor de Deus quer te alcançar. Acredite: ACEITE A JESUS COMO SEU SENHOR E VOCÊ NUNCA MAIS SERÁ O MESMO.

Benefícios de seguir a Jesus

                 A Palavra de Deus diz que “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23). Jesus Cristo pode te libertar do pecado e da morte e lhe dar a vida eterna: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36). Veja quantos benefícios Jesus tem guardados para você, benefícios que o pecado e o álcool jamais lhe trouxeram, que os seus “amigos” de bar jamais puderam lhe dar. Compare-os com a sua vida atual e pense se vale à pena continuar do jeito que você está.
·         Perdão para os seus pecados: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:19).
·         Salvação para a sua alma: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:9).
·         Vida eterna: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24).
·         Vida em abundância: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10).
·         Reposta às suas orações: “Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.” (Marcos 11:24).
·         Alívio para as suas dores existenciais: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28).
·         Paz com Deus: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5:1).
·         Compromisso com Deus: compromisso de orar, ler a Bíblia, evangelizar, amar, perdoar, ir à igreja, seguir os mandamentos do Senhor, viver em santidade, praticar boas obras, resistir ao diabo e muito mais, pois Jesus deve ser também Senhor da sua vida e não apenas Salvador.

Mas isto é apenas o começo de uma nova vida longe do vício e de todos os problemas que ele causa. Deus ama você, Ele quer que você vá até Ele para ser perdoado e em fim poder experimentar a verdadeira felicidade, a verdadeira paz e, por fim, obter a vida eterna quando Jesus Cristo vier buscar a sua igreja: “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.” (Apocalipse 22:11).

Se o Espírito Santo de Deus falou ao seu coração através desta mensagem e você deseja receber a Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador para viver uma vida nova, abundante e eterna, arrependa-se; faça uma oração agora mesmo e convide Jesus para assumir o controle da sua vida. “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9). Por que lutar sozinho se você pode ter Deus ao seu lado, te fortalecendo, te capacitando a vencer?

Depois, procure uma igreja evangélica onde você terá acompanhamento espiritual e poderá desenvolver a sua salvação, com temor e tremor a Deus. Que Deus o abençoe grandemente. Amém.

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
(2 Coríntios 5:17)


ADQUIRA O E-BOOK PELA AMAZON E REPASSE A QUEM VOCÊ SABE QUE PRECISA:


CONHEÇA E ADQUIRA OS MEUS E-BOOKS COM TEMAS TEOLÓGICOS, ESPIRITUAIS, POESIA, TEATRO, CONTOS E MUITO MAIS! ACESSE O SITE OU O APLICATIVO DA AMAZON E ADQUIRA OS SEUS. VEJA ALGUNS TÍTULOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS:











2 comentários:

  1. Creio que isso ja´acontece em minha vida

    ResponderExcluir
  2. Tenho sofrido muito com problemas acarretados pelo vício do álcool, sou de família evangélica, mas devido a bebida, me afastei por completo de Deus, estou clamando a Deus que ele escute minhas orações e transforme o meu ser, transforme o meu coração.e me faça voltar para sua presença.

    ResponderExcluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.