sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

O QUE É O VERDADEIRO CRISTIANISMO?

O QUE É O VERDADEIRO CRISTIANISMO?
Texto áureo: 1 João 5:20
Mizael de Souza Xavier

No primeiro século, era relativamente fácil definir a fé dos cristãos: eles eram seguidores de Jesus Cristo. O termo “cristãos”, usado pela primeira vez em Antioquia num sentido pejorativo, significa literalmente “pequenos cristos” (Atos 11:26). Embora em seu caminhar a Igreja primitiva tenha sofrido influência de inúmeros hereges e suas heresias, todos combatidos e desmascarados nos livros do Novo Testamento, a marca da sua fé estava bem visível e pode ser resumida neste trecho da primeira epístola do apóstolo João: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5:20). Assim, os primeiros cristãos criam e aguardavam a vinda de Cristo, verdadeiro Deus e vida eterna. A sua doutrina e estilo de vida estavam alicerçados sobre essa verdade e dela jamais se desviavam. Nessa verdade estavam a segurança da sua alma e a sua eterna redenção.

Talvez não seja possível exprimir a fé cristã com tamanha precisão nos dias atuais, de tão desfigurada que ela se encontra, perdida em meio a heresias que não são mais combatidas, mas que parecem ditar a nova face do Cristianismo ou do que alguns pensam que ele seja ou deva ser. Ao olhar a fé cristã como um todo, quem poderia traçar-lhe um perfil no mínimo inteligível? Impossível! Liberalismo teológico, neo-ortodoxia, neopentecostalismo, Teologia da Prosperidade, teologia inclusiva, igreja on-line, cristãos comunistas, desigrejados, unções das mais bizarras, sincretismo, imoralidade, corrupção, funk gospel, pregações com palavrões, prostituição... Não vamos nos alongar nesta lista vergonhosa. Seria isso o Cristianismo? Seria isso o Evangelho? Seria isso a Igreja? Para a glória de Deus, a resposta é um insofismável “não”.

Olhar para o Cristianismo atual para definir a face do verdadeiro cristão e da verdadeira Igreja só é possível se olharmos para aqueles que perseveram na fé expressada em 1 João 5:20, uma fé que, nos versículos anteriores, vence o mundo e conduz a uma vida santa. Costumamos avaliar o todo com base em algumas das suas partes, e acabamos escolhendo as piores partes para essa avaliação. Neste caso, porém, escolhe-se as partes que jamais fizeram parte do todo para avaliá-lo. Mesmo com tantos erros, a verdadeira Igreja e os verdadeiros cristãos jamais se desviaram nem se desviarão da verdade evangélica expressa em 1 João 5:20. Servimos ao verdadeiro Deus, aquele que nos deu vida eterna em seu Nome e estamos comprometidos com a verdade da sua imutável, infalível, soberana e santa Palavra. Ninguém além de Cristo. Nada além das Escrituras. Glória somente a Deus. Se alguém não possui essa fé, não é de Deus, não está em Cristo, não é cristão. Quem define o que é ser cristão é a Bíblia, não a religião nem o comportamento humano.

FONTE: Devocional DESAFIO DIÁRIO 2023. Autor: Mizael Xavier. Clique aqui e adquira o seu e-book: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

Gostou desta mensagem? Compartilhe com todos os seus amigos e suas redes sociais.

Veja alguns e-books de minha autoria com temas que podem te interessar:

Atualmente, lancei o excelente e-book MINUTOS DE SABEDORIA DO ALTO, com inúmeras mensagens bíblicas: MINUTOS DE SABEDORIA DO ALTO E-BOOK

Se somos crentes em Cristo Jesus, estamos numa batalha espiritual. Aprenda tudo sobre o tema neste livro: BATALHA ESPIRITUAL E-BOOK

O que verdadeiramente é ser cristão e ser Igreja? Aprenda neste livro: O QUE É SER IGREJA E-BOOK

Por que há tanta evasão nas igrejas cristãs? Como lidar com este problema? Encontre estudos e orientações neste livro: DECEPCIONADOS COM A IGREJA E-BOOK

Será que todo aquele que se diz cristão conhece o Deus que afirma seguir? Veja neste livro: DEUS DESCONHECIDO E-BOOK

O que acha de me seguir no Facebook?  Clique aqui: MEU FACEBOOK

Participe do meu grupo do Facebook: GRUPO DESAFIO DIÁRIO

Conheça também todos os meus e-books à venda na Amazon. Basta acessar: MEUS E-BOOKS NA AMAZON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.