sábado, 7 de janeiro de 2023

COMO SABER SE VOCÊ É UM FALSO PROFETA?

COMO SABER SE VOCÊ É UM FALSO PROFETA? 

Diariamente, somos inundados por uma enxurrada de mensagens nas redes sociais com as mais diversas promessas e profecias. A maioria das pessoas que postam essas mensagens faz questão de ressaltar que aquela profecia ou promessa é algo vindo diretamente da parte de Deus. Então ordenam: "Receba". Todas essas mensagens, invariavelmente, falam de bênçãos financeiras, milagres e "surpresas" maravilhosas de Deus. Essa prática já é comum em igrejas (leia-se "seitas") chamadas neopentecostais, cuja pregação, igualmente invariável, traz apenas promessas e profecias de bênçãos financeiras e curas físicas. Aos fiéis dessas igrejas, pouco importa o que a Bíblia ensina e se o profeta do dia está manipulando diabolicamente a Palavra de Deus, contanto que tomem posse e recebam as suas bênçãos. Se tais "bênçãos" lhes fossem trazidas pelas mãos de demônios, não me admira se as recebessem com alegria.

Além das promessas e profecias de prosperidade financeira egoísta, outros conteúdos repletos de erros teológicos grosseiros e mentiras descaradas ploriferam nas redes sociais, como já acontece há séculos na história cristã. Muitos cristãos sinceros dão o seu amém a essas mensagens por não terem o costume de ler e estudar a Bíblia e porque tais mensagens dizem aquilo que seu ego anseia escutar. Aqueles que as escrevem e compartilham, às vezes, fazem-no pela mesma ignorância. Já os falsos profetas compartilham mentiras porque, como filhos do diabo, essa é a sua natureza. Também podemos falar daqueles que escrevem mensagens biblicamente reprováveis porque foi assim que aprenderam na sua igreja. Mais uma vez, a falta de leitura e de estudo da Bíblia se faz presente. Como disse o Senhor por meio do profeta Oseias: "O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento" (Oseias 4:6a). O conhecimento existia, mas eles não o buscavam nem os sacerdotes lhes ensinavam. Eis a grande responsabilidade de pastores e mestres!

CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO SOBRE HERESIA, APOSTASIA, LIBERALISMO TEOLÓGICO E NEO-ORTODOXIA: HERESIA E APOSTASIA

Em sua "inocência", algumas pessoas podem não se dar conta de que estão produzindo e compartilhando heresias, fazendo, assim, o papel de falsos profetas e de falsos mestres. O meu objetivo aqui é levá-lo a examinar algumas características que podem fazer de você um falso mestre ou um falso profeta, sem que você alguma vez tenha atentado para isso. Vejamos, portanto, algumas informações que serão muito úteis para sua autodescoberta.


1. Existe uma imensurável seriedade em expressões do tipo: "Eis que te digo" (como se fosse o próprio Deus que fala), "Deus mandou te dizer", "Eis que o Senhor te diz", "Deus falou comigo", e outras semelhantes. Os profetas do Antigo Testamento, foram comissionados diretamente por Deus e falaram inspirados pelo Espírito Santo, como atesta o apóstolo Pedro ao escrever sobre a inspiração das Escrituras: "sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:20,21). O ministério profético que havia no Antigo Testamento cessou em João Batista. Em Lucas 3:2, lemos a última vez que a expressão "veio a palavra de Deus a" foi utilizada como referência ao uso do profeta para transmitir a Palavra de Deus aos seres humanos.

Se você não nasceu antes de João Batista nem teve, como os profetas do Antigo Testamento, um chamado diretamente da parte de Deus, mas se coloca como profeta no meio dos cristãos e dos incrédulos, então você é um falso profeta. Seus sonhos, visões, "revelações" e as vozes que você escuta profetizando coisas sobre o presente e o futuro, não vêm de Deus. Seus novos ensinos, doutrinas e dogmas, coisas totalmente incompatíveis com o que já está registrado na Bíblia são "ensinos de demônios" (leia 1 Timóteo 4:1-3). Se a mensagem que você leva à igreja ou posta nas redes sociais acrescenta algo à Bíblia ou lhe tira algo; se distorce ou manipula a Palavra de Deus, você é um falso profeta. Se Deus trouxesse novas revelações, significaria que a Bíblia está incompleta ou contém erros. Em quem devemos acreditar: nas Sagradas Escrituras que se garantem como revelação divina, suficiente e infalível ou no seu "Eis que te digo"? Espero que você tenha passado neste primeiro teste.

PARA APRENDER MAIS SOBRE OS FALSOS PROFETAS, CLIQUE AQUI: FALSOS PROFETAS

2. Sabemos como todos os profetas receberam a Palavra de Deus e como a transmitiram. Sabemos que os apóstolos nos transmitiram aquilo que receberam do Senhor Jesus e que deixaram registrado aquilo que o Espírito Santo os inspirou. Quando alguém diz na igreja ou nas redes sociais aquelas velhas sentenças: "Deus me mandou te dizer" ou "Eu tenho uma palavra de Deus para você", o que se espera é que ele cite alguns versículos bíblicos ou transmita uma exportação, repreensão ou até mesmo profecia que Deus realmente tenha revelado na sua Palavra. Por exemplo: "Eis que te digo: esta é a vontade de Deus para você, a sua santificação", citando 1 Tessalonicenses 4:3. Ou: "Deus manda dizer que você se arrependa e se converta para que seus pecados sejam cancelados", citando Atos 3:19, porque foi isso que o Senhor nos ordenou a fazer.

Hoje, quando alguém diz que Deus lhe mandou dizer algo que não está na Bíblia, ficamos pensando: como? Quando? Onde? A única segurança que temos é a garantia dada pelo próprio "profeta" e sob ameaças de estarmos blasfemando contra o Espírito Santo se, por ventura, o contestarmos. E muitos cristãos, por medo de pecar contra o Espírito de Deus, aceitam as palavras do profeta sem discerni-las. Como? Conferindo se elas estão de acordo com aquilo que está na Bíblia. O apóstolo João nos lança um alerta: "Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora" (1 João 4:1; cf. 1 Tessalonicenses 5:20,21). Aquele que recusa a ser provado, já emite seu próprio atestado de falso profeta, porque desobedece uma orientação bíblica.

PARA APRENDER SOBRE A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO, CLIQUE AQUI: BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO


Se você é alguem que diz às pessoas que Deus te disse algo que Ele não disse, você é um falso profeta. Se por acaso você não tem, aconselho que passe a ter algum temor à Deus, porque as palavras contra os falsos profetas são verdadeiramente terríveis. Eis alguns exemplos: 

"Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto" (Deuteronômio 18:20).


"também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme" (2 Pedro 2:3).

"Portanto, assim diz o Senhor Deus: Como falais falsidade e tendes visões mentirosas, por isso, eu sou contra vós outros, diz o Senhor Deus" (Ezequiel 13:8).

"Assim diz o SENHOR acerca dos profetas que fazem errar o meu povo e que clamam: Paz, quando têm o que mastigar, mas apregoam guerra santa contra aqueles que nada lhes metem na boca. Portanto, se vos fará noite sem visão, e tereis treva sem adivinhação; pôr-se-á o sol sobre os profetas, e sobre eles se enegrecerá o dia" (Miqueias 3:5,6).

PARA UM ESTUDO SOBRE SE DEVEMOS OU NÃO JULGAR, CLIQUE AQUI: PODEMOS JULGAR?

3. Você deve ter percebido que falei da inocência de algumas pessoas mais acima entre aspas. Ninguém é inocente. Todos somos culpados, no mínimo, do pecado de não ler nem estudar a Palavra de Deus. Fora isso, a Bíblia deixa bastante claro que o que motiva e move os falsos profetas e o falsos mestres, bem como os falsos apóstolos e os anticristos são os pecados mais sórdidos. Eis a oportunidade de você fazer um autoexame e ver se o seu caráter se encaixa em algumas das características que veremos a seguir. Como veremos, o falso profeta não é somente aquele que prega e ensina a mentira, mas aquele que prega e ensina a verdade, contudo vive na mentira. Todavia, o que une a todos é o falso ensino. Vejamos, então, como são esses falsos:


3.1 Em Mateus 7:15-20, o Senhor Jesus chama os falsos profetas de lobos devoradores disfarçados de ovelhas; produzem maus frutos e serão lançados no fogo.

3.2 Em Mateus 24:11,23-26, o Senhor Jesus diz que os falsos profetas e os falsos cristos são murmuradores, operam sinais e prodígios dizendo-se o próprio Jesus.

3.3 Em Marcos 13:22,23, Ele diz o objetivo dos falsos cristos e dos falsos profetas é enganar.

3.4 Em Romanos 16:17,18, o apóstolo Paulo fala sobre os falsos servos de Cristo, que promovem divisões e escândalos em desacordo com a doutrina dos apóstolos, servem ao seu próprio ventre, enganam com palavras de lisonja.

3.5 Em 2 Coríntios 11:3,4,13-15, Paulo fala de pessoas que pregavam outro evangelho e chama aqueles que se consideram apóstolos, sem ser, de obreiros fraudulentos.

3.6 Paulo alerta aos gálatas, em Gálatas 1:1-8, sobre indivíduos (judaizantes) perturbadores que pervertem o Evangelho e, por isso, devem ser considerados anátemas. Já em Gálatas 2:4,5, ele diz que os falsos irmãos espreitam os crentes para desviá-los com doutrinas erradas.

3.7 Em 1 Timóteo 6:3-5, Paulo diz que o falso mestre é enfatuado, nada entende, vive em contendas que produzem inveja, provocação, difamação e suspeitas malignas e altercações sem fim; tem a mente pervertida, é privado da verdade e usa a piedade como fonte de lucro.

3.8 Os falsos profetas, em 1 João 4:1-3, não confessam a encarnação de Cristo e não procedem de Deus, mas do mundo.


3.9 Em 2 Pedro 2:1-30, o apóstolo fornece uma lista com inúmeros adjetivos sobre os falsos mestres: são dissimulados, negam o Soberano Senhor Jesus, infamam o caminho da verdade, são avarentos e lucram em cima da fé das pessoas; andam em imundas paixões, menosprezam qualquer governo; são atrevidos, arrogantes, difamam autoridades superiores; são brutos, irracionais, falam mal daquilo que são ignorantes, vivem na luxúria carnal; são místicos, adúlteros, insaciáveis no pecado e filhos malditos; abandonaram o reto caminho, são fonte sem água, névoas impelidas pelo temporal, proferem palavras vaidosas; são carnais e libertinos, escravos da corrupção, cães que voltaram ao próprio vômito, porcos que voltaram a se revolver no lamaçal.

3.10 Em uma epístola que possui paralelos com 2 Pedro, Judas também não economiza adjetivos para falar de "certos indivíduos". Eles são dissimulados, ímpios, libertinos, sonhadores alucinados, contaminam a carne; eles rejeitam governo e difamam autoridades superiores; são difamadores do que não entendem, brutos sem razão e corrompidos, gananciosos, rochas submersas, sem recato, pastores que apascentam a si mesmos, nuvens de água impelidas pelo vento, árvores mortas e desarraigadas, ondas bravias e imundas, estrelas errantes, ímpios, insolentes, murmuradores, descontentes; eles andam segundo suas paixões, são arrogantes, aduladores, interesseiros, escarnecedores que andam segundo suas próprias paixões, promovem divisões, são sensuais e não têm o Espírito.

Além do caráter totalmente carnal e diabólico, além das intenções egoístas e malignas, o ponto comum entre esses indivíduos é a negação da sã doutrina e pregação de ensinos contrários a ela. Daí a importância de conhecer o valor das Sagradas Escrituras.

LEIA UM ESTUDO SOBRE O VALOR DA BÍBLIA CLICANDO AQUI: O VALOR DA BÍBLIA

Conclusões

Você é um falso profeta quando:

a) diz algo em nome de Deus quando Ele nada lhe disse;

b) acrescenta ou diminui algo da Palavra de Deus; também quanto altera, manipula ou distorce para seus próprios interesses, para satisfazer seus ouvintes ou leitores ou para lucrar com a fé gananciosa deles;

c) nega as verdades centrais da fé cristã, como a fé em um único Deus, a encarnação e a ressurreição de Cristo, a divina inspiração da Bíblia, a verdade sobre a Igreja, entre outras doutrinas bíblias;

CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO SOBRE A CENTRALIDADE DE CRISTO NA PREGAÇÃO: A CENTRALIDADE DE CRISTO

d) prega e ensina a Teologia da Prosperidade e tudo que lhe diz respeito;

e) profetiza bênçãos, vitórias e milagres sobre a vida das pessoas e determina que Deus o atenda;


f) cobra valores em dinheiro para pregar;

g) despreza a leitura e o estudo das Escrituras e depende inteiramente de uma iluminação automática do Espírito Santo;

h) prega sobre coisas que você mesmo não pratica ou pratica totalmente o contrário.

CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO SOBRE A SUFICIÊNCIA DA BÍBLIA: SOMENTE A BÍBLIA

Descobri que sou um falso profeta. E agora?

Talvez, após ler este estudo, você tenha chegado à conclusão de que é um verdadeiro falso profeta (profetisa). Sabendo dos castigos e da condenação reservados para quem mente em nome de Deus, se você você é um crente sincero e um tem compartilhado heresias por pura ignorância, eis aqui alguns conselhos: primeiro, arrependa-se, peça perdão a Deus e se comprometa a nunca mais compartilhar qualquer tipo de conteúdo que não esteja de acordo com a Bíblia. Daí surge meu conselho: leia e estude a Palavra de Deus todos os dias, compare tudo contas as Escrituras, não diga amém para heresias nem compartilhe.

Agora, se você é um falso profeta consciente, se pregar e compartilhar mentiras é o seu ofício, arrependa-se e converta-se para escapar das chamas do inferno. Busque o Senhor que te converterá. Faça isso o quanto antes, pois Jesus em breve virá para levar a sua igreja e julgar a humanidade.

Espero que este breve estudo tenha te ajudado não somente a entender se você é ou não um falso profeta, mas também a avaliar aqueles que dizem falar da parte de Deus.

Adquira meu livro sobre BATALHA ESPIRITUAL, onde você aprenderá sobre todas estas coisas e muito mais. Compre aqui: BATALHA ESPIRITUAL E-BOOK

Adquira também o meu devocional DESAFIO DIÁRIO, com uma mensagem para cada dia do ano: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.