terça-feira, 17 de janeiro de 2023

DECEPCIONADOS COM A IGREJA: O QUE FAZER SOBRE A EVASÃO NAS IGREJAS?

DECEPCIONADOS COM A IGREJA: O QUE FAZER SOBRE A EVASÃO NAS IGREJAS?
Mizael de Souza Xavier

A evasão nas igrejas cristãs não é um problema novo e se intensificou durante e, principalmente, após a pandemia mundial de  COVID. Algumas igrejas tiveram de fechar suas portas por falta de membros ou pela deserção dos líderes. Em Hebreus 10:25, vemos que na era apostólica a evasão nas igrejas já era preocupante: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima". Hoje, o que tem levado a essa evasão? Uma explicação realista mas simplória é: pecado. No entanto, essa visão minimalista do problema pode não trazer soluções eficazes. Em um livro que escrevi, intitulado "Decepcionados com a igreja", analisei 70 razões e desculpas para a evasão nas igrejas cristãs, oferecendo orientações pastorais, evangelísticas e apologéticas para o problema. Em minhas pesquisas, pude constatar que esta questão é bem mais complexa do que possa imaginar a nossa vã filosofia. Somente líderes comprometidos com o Reino de Deus e a sua Palavra poderão dar ao tema a importância que ele merece.

Neste breve estudo, pretendo apresentar cinco maneiras biblicamente corretas de lidar com a situação, com o objetivo de prevenir, combater e reverter a evasão nas igrejas. Como foi dito, 70 razões e desculpas foram analisadas; portanto, aqui veremos um resumo daquilo que é relevante e urgente para lidar com a questão.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A IMPOSSIBILIDADE DE VIVER LONGE DA IGREJA LOCAL: LONGE DA IGREJA



1. Pregação expositiva e cristocêntrica

Quando a pregação na igreja não é cristocêntrica, dois fenômenos podem acontecer: o desânimo e a falta de estímulo dos verdadeiros crentes, que não se sentem alimentados por um conteúdo genuíno e substancial da Palavra de Deus; e o fomento de uma fé vazia, descompromissada, pragmática e, em última análise, geradora de falsas conversões. Muitos que estão no primeiro grupo podem pensar em mudar de igreja ou mesmo se tornar "desigrejados". Os do segundo grupo podem até permanecer, mas a sua fé débil não é garantia que estarão ali por muito tempo. Um evangelho que não gera concessões sinceras nem alimenta os convertidos, não é o Evangelho da graça de Deus.

A pregação expositiva e cristocêntrica alimenta a igreja e afasta aqueles que veem no Evangelho apenas uma forma de ser feliz e conquistar bênçãos. O apóstolo Paulo pregava um Evangelho "desagradável", pois não atendida aos interesses nem dos judeus e nem dos gregos. Ele escreveu aos crentes de Corinto:

"Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens" (1 Coríntios 1:22-25).

O Evangelho cristocêntrico aproxima as pessoas de Deus pelas razões certas, forma discípulos discipuladores, produz servos e servas obedientes e comprometidos com o Reino de Deus e com a igreja local. A pregação expositiva forma verdadeiros adoradores, obreiros aprovados, crentes cheios do Espírito Santo, que crescem na graça e no conhecimento de Deus. Se queremos crentes firmes na fé, precisamos ser firmes na doutrina, abandonar de vez as mensagens de autoajuda e a pregação antropocêntrica. Conforme Paulo ordenou a Tito em contraponto aos falsos mestres e suas falsas doutrinas: "Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina" (Tito 2:1). As pessoas só ficarão firmes na igreja se forem membros do Corpo de Cristo e estiverem firmes na doutrina correta.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE O OBREIRO APROVADO: OBREIRO APROVADO


2. Liderança servidora

A evasão nas igrejas também tem a sua origem em questões relacionadas ao estilo de liderança. Há alguns anos, fui vítima de um líder opressor, que rebatia cristãs as suas palavras e ações com o bordão: "Não toquem no ungido do Senhor!". Fui expulso da igreja quando comecei a estudar teologia!  Quantos irmãos e irmãs têm precedido nas mãos de líderes opressores, orgulhosos e carnais! Quantas famílias são desfeitas por pastores indiferentes ou adúlteros! O quanto a obra do Senhor tem sido prejudicada por obreiros que não botam suas mãos no arado, mas apenas gerenciam aqueles que colocaram! O apóstolo Pedro escreveu:

"Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória" (1 Pedro 5:1-4).

Assim como a esposa deve se submeter ao marido que a ama como Cristo amou a sua Igreja (Efésios 5:22-25), a igreja deve se submeter a uma autoridade legítima, não a um mercenário abusador. Como deverá ser o líder que é modelo para o rebanho de Cristo (não dele)? A resposta nos é dada pelo próprio Senhor do rebanho:

"Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Marcos 10:42-45).

O único estilo de liderança bíblico é a liderança servidora. Conheço pessoas que resistem em frequentar uma igreja por traumas relacionados a pastores opressores. Podemos falar do pecado dessas pessoas, mas isso não resolverá o problema inteiramente. A igreja precisa de pastores que servem, que amam, que cuidam, que se importam. Por outro lado, a igreja precisa amar seus pastores, honrá-los, orar por eles e cuidar deles. Também há evasão de pastores! Como não usamos dois pesos e duas medidas, podemos falar do pecado deles, mas isso não resolverá o problema inteiramente. Eu abordo o tema do cuidado com os obreiros no meu livro: "Manual do obreiro aprovado".

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A LIDERANÇA DE JESUS: LIDERANÇA DE JESUS

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A LIDERANÇA SERVIDORA: LIDERANÇA SERVIDORA


3. Cultura de discipulado

Muitos nomes têm sido dados à igreja local, como casa do Senhor, grupo terapêutico, entre outros. Poucos a tratam como um "celeiro missionário". Aquilo que as pessoas pensam da igreja decidirá a maneira como lidarão com ela. Para um bom número de cristãos, a igreja é o lugar onde se vai para cultuar a Deus, ouvir uma pregação e "receber dele". Infelizmente, vivemos uma época de apatia religiosa e de mera religiosidade, de uma fé sem compromisso, sem obras e sem frutos. Embora o pecado de cada um contribua para esse estado de coisas, o estilo de fé praticado pela igreja local fornece uma grande parcela de contribuição. Muitos eventos e programações, muitas festas, danças e teatro têm desvirtuado a razão de ser da igreja e seu propósito missionário. As pessoas brincam de ser crentes, enquanto são alimentadas por um mingau ralo e não são desafiadas a viver uma fé vibrante, madura e cheia de frutos.

Dentro a missão áurea de glorificar a Deus está a principal missão da igreja: fazer discípulos: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mateus 28:19,20). A missão tem seu início no Ide, com a pregação do Evangelho (Marcos 16:15,16) e prossegue por meio da inserção do convertido na vida da comunidade local, com a prática da ordenaça do batismo e do ensino. Muitas igrejas negligenciam todo o processo e param no batismo. Com o tempo, muitos acabam abandonando a igreja e até mesmo a fé, porque não foram ensinados, não foram discipulados para se tornar maduros e frutuosos. Mais ainda: não foram discipulados para fazer novos discípulos. Paulo escreveu a Timóteo: "E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros"  (2 Timóteo 2:2).

A cultura de discipulado forma crentes maduros e operantes. Ela fornece alimento sólido da Palavra de Deus e capacita a toda a igreja para ser um poderoso instrumento nas mãos de Deus. Não existem leigos na obra do Senhor, mas todos somos chamados a trabalhar na sua videira, a dar frutos, a praticar as boas obras. A evasão nas igrejas também está ligada à falta de sentimento de pertença, de importância, de corpo. Os pastores atuam mais como animadores ou administradores e muito pouco como treinadores de discípulos. Não é uma opção: todos os crentes precisam se posicionar e assumir um compromisso com a evangelização e com o discipulado.  Todos devem se reconhecer como fazedores de discípulos, plantadores de igrejas, servos do Reino de Deus. Somente isso gera compromisso e mantém as pessoas firmes na fé, com oração e estudo da Palavra de Deus.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE O DISCIPULADO: O QUE É O DISCIPULADO?


4. Relações afetivas

Há muitas pessoas amarguradas fora da igreja, pessoas que foram maltratadas ou criaram desavenças; pessoas vítimas de fofoca ou propagadoras de maledicências. Em todas as igrejas (e creio que sem exceção) existem pecados que atrapalham o seu crescimento e que não deveriam existir. Todos eles estão ligados às relações interpessoais: entre casais, entre pais e filhos, entre irmãos em Cristo, entre o pastor e a igreja e entre os crentes e o mundo. A primeira carta de Paulo aos Coríntios nos mostra que este não é um problema exclusivo da nossa época, mas tem-se intensificado conforme o Fim se aproxima. Podemos falar muitas coisas do Cristianismo contemporâneo, mas pouco podemos dizer sobre a afetividade entre os membros. Às vezes, a questão não é a prática de algum pecado específico, mas a ausência de qualquer tipo de prática, a indiferença com relação à vida do outro. E isso também é pecado.

Muitas das razões e desculpas que analisei podem ser sanadas por meio da prática do amor fraternal. Fofocas, intrigas, disputas, indiferença, preferencionismo e tantos outros pecados que causam separações, divisões e evasões seriam erradicados com a prática do amor fraternal. Não precisamos repetir aqui tudo que já sabemos sobre o dever de amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos, porque é o amor que nos confirma como verdadeiros discípulos de Jesus (João 13:34,35). Pedro escreveu:

"Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males" (1 Pedro 3:8-12).

Quantos conselhos maravilhosos, capazes de evitar a evasão nas igrejas contém esse texto! O amor cobre multidão de pecados: "Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações. Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados" (1 Pedro 4:7,8).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE AMOR E AVIVAMENTO ESPIRITUAL: AVIVAMENTO ESPIRITUAL


5. Aplicação da disciplina bíblica

Alguns termos poderiam ser dispensados. Se estamos falando sobre a Igreja do Senhor Jesus, é óbvio que a disciplina não possui outra fonte que não seja a Bíblia. Todavia, é essencial definirmos a disciplina como bíblica, uma vez que a disciplina que tem sido praticada em muitas igrejas não estão ligadas à Bíblia, mas aos regimentos internos das denominações e a questões relacionadas a usos e costumes. A disciplina bíblica é aplicada ao crente para levá-lo a uma vida de santidade e obediência a Deus e visa a sua restauração. A disciplina aplicada ao falso irmão e ao falso profeta visa a sua exclusão da comunhão com a igreja. Entretanto, o que se tem visto é uma disciplina destruidora da fé, implacável e sem misericórdia. O banco da igreja, para muitos que são disciplinados, transforma-se na sua eterna pressão.

A maneira como deve acontecer a disciplina está descrita nos seguintes textos:

"Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18:15-20).

"Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor" (1 Coríntios 5:9-13).

"Ora, se alguém causou tristeza, não o fez apenas a mim, mas, para que eu não seja demasiadamente áspero, digo que em parte a todos vós; basta-lhe a punição pela maioria. De modo que deveis, pelo contrário, perdoar-lhe e confortá-lo, para que não seja o mesmo consumido por excessiva tristeza. Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor" (2 Coríntios 2:5-8).

Já escutei testemunhos de mulheres que perderam seus ministérios na igreja porque foram abandonadas por seus maridos, trocadas por outras. Agora, elas que pagam! Em tantos outros casos, mesmo quando há pecados graves, os crentes perdem para sempre a credibilidade, precisam encarar a indiferença dos demais e se resignar aos bancos, bem longe de qualquer possibilidade de servir a Deus novamente em sua congregação. A maioria não suporta tal situação e vai embora. Algumas vão para outras igrejas, enquanto outras desejam nunca mais colocar os pés em qualquer igreja.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG COM ORIENTAÇÕES PARA PASTORES: CONSELHOS AOS PASTORES


Considerações finais

Ainda há muito que ser dito sobre este vasto e urgente tema. Além de analisar as 70 razões e desculpas para a evasão nas igrejas cristãs, também fiz uma breve análise de um movimento crescente: os desigrejados, uma heresia que, como disse, remete à era apostólica. Os líderes da igreja não podem tratar este tema com descaso, muito menos ter uma visão medíocre dele. Nem toda razão para a evasão e pecado, por isso devemos analisar cada caso, porque cada um merecerá um tratamento diferente. Eu já deixei de ir algumas vezes à igreja e sei o quanto é terrível viver longe da comunhão. Uma das características dessas minhas saídas foi que nunca, jamais pastor algum se preocupou em me procurar para saber como eu estava e o que estava acontecendo. Em algumas vezes, eu precisava ser disciplinado; em outras, de cuidado e atenção; e em outras, de aconselhamento e motivação. Há muitos irmãos e irmãs assim. Precisamos cuidar deles e resgatá-los.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE OS DESIGREJADOS: DESIGREJADOS

Se este estudo edificou a sua vida, comente e compartilhe.

Conheça e adquira o livro: "Decepcionados com a igreja: 70 razões e desculpas para a evasão nas igrejas cristãs, com análises e orientações pastorais, evangelísticas e apologéticas". Clique aqui e adquira o e-book na Amazon: DECEPCIONADOS COM A IGREJA E-BOOK

Conheça outros livros meus que podem ser do seu interesse. Basta clicar sobre os títulos a seguir:






Conheça e adquira o devocional DESAFIO DIÁRIO, com uma mensagem para cada dia do ano. Clique aqui: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

FALE COM O ESCRITOR PELO TELEGRAM: FALE COM O ESCRITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.