quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

O DEUS DESFIGURADO: a manipulação de Deus e a fé verdadeira

O DEUS DESFIGURADO: a manipulação de Deus e a fé verdadeira
(Atos 17:16-31)
Mizael de Souza Xavier

Como podemos estar certos de que o Deus que dizemos crer é o verdadeiro e único Deus? A passagem do apóstolo Paulo por Atenas e a sua pregação no Areópago devem nos levar a questionar a nossa própria crença em Deus por meio da maneira como nos relacionamos com Ele. Não desejo questionar aqui existência de Deus, mas a sinceridade da nossa fé nele. O que Paulo encontrou na cidade grega de Atenas? Em suas palavras, indivíduos "acentuadamente religiosos" (v. 22). Este elogio revestido de crítica deveu-se à profunda idolatria que corroía a alma daquelas pessoas, como vemos no v. 16: "Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade". Como sabemos, tanto os gregos como os romanos, os egípcios e os demais povos da antiguidade eram politeístas ou panteístas, como muitas religiões e crenças da atualidade. Os grandes castigos sofridos pela nação de Israel nos tempos antigos, até o exílio babilônico, estão ligados à desobediência por meio da idolatria, até que, enfim, Israel tornou-se uma nação monoteísta, conforme Deus lhes ordenara que fossem (cf. Êxodo 20:3,4; Levítico 19:4; Ezequiel 14:1-9).

Em suas caminhadas por aquela cidade de milhares de altares, templos e ídolos, Paulo notou a existência de um altar dedicado "AO DEUS DESCONHECIDO" (v. 23). A partir daí, ele construiu a sua mensagem evangelística, que apresentou aos seus ouvintes o Senhor do céu e da terra, criador e mantenedor de todas as coisas, transcendente e imanente, que não pode ser retratado por meio de imagens de escultura nem pode habitar em lugar algum ou ser servido por mãos humanas (vs. 24-29). Sobre este Deus, Paulo também falou: "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (vs. 30,31). O Deus criador também é salvador.

Os atenienses adoravam um deus desconhecido porque não conheciam o verdadeiro e único Deus. Em cada um dos seus deuses, eles tentavam imprimir a imagem de uma divindade que a sua cegueira espiritual não os permitia enxergar. Não há diferença alguma entre a Atenas de mais de dois mil anos e a época em que vivemos, pois desde a Queda o ser humano virou suas costas rebeldes para Deus e o substituiu por falsos ídolos, sendo o maior e mais poderoso de todos eles o seu ego. Escrevendo aos romanos, Paulo diz que os ímpios contemplam a criação sem reconhecer e adorar o Criador, mas, em vez disso, deturpam a própria criação e a subvertem com sua iniquidade (Romanos 1:18-32).

O que era verdade naquela época, permanece verdade ainda hoje, tendo o ser humano evoluído em suas perversidades e oficializado, por meio de leis, muitos dos pecados denunciados por Paulo. O que é isso além da falta de Deus e da crença nos falsos deuses Podemos resumir a relação do ser humano caído com a divindade oubo sagrado da seguinte maneira:

1. Criamos nossos próprios deuses para adorá-los, como acontece nas religiões politeístas e panteístas. Uma característica interessante dessa "fábrica de deuses" é que o próprio ser humano determina a natureza, a forma, o caráter, os atributos de poder e a maneira como cada deus deve ser adorado e servido, com base em lendas, fábulas e histórias mitológicas. Eles servem aos interesses dos seus deuses para que seus deuses satisfaçam os seus interesses.

2. Negamos a existência de qualquer divindade e servimos de deuses para nós mesmos. Até mesmo os ateus possuem seu próprio panteão: dinheiro, poder, bens materiais, família, amigos, fama, vícios, o Estado, entre tantos outros pelos quais vivem e morrem, dos quais dependem e nos quais depositam sua fé, sua esperança, sua segurança e seu valor como pessoas. São capazes de quebrar a estátua de um ídolo, mas jamais destroem os ídolos do seu coração. Desprezam aqueles que creem em Deus e são totalmente idólatras de si mesmos.

3. Criamos para Deus a nossa imagem ideal da sua natureza, do seu poder, da sua vontade, de acordo com nossos interesses. Este tipo de idolatria, como não deveria ser, faz parte da fé de um grande número de pessoas que se declaram cristãs, que creem no Deus que a Bíblia revela na pessoa de Jesus Cristo. Elas creem em Deus, mas da sua maneira, manipulando-o de acordo com seus próprios interesses. Como ocorre na idolatria pagã, esses crentes determinam o caráter de Deus, seus atributos, sua maneira de agir, sua vontade, seus planos, sua moral, tudo para suprir suas próprias demandas, encobrir seus erros e legitimar seus pecados. O Deus verdadeiro é desfigurado, mutilado e moldado para servir a diversas crenças e propósitos. A sua Palavra  sofre acréscimos e decréscimos de acordo com as demandas e os interesses destes ou daqueles indivíduos e/ou grupos religiosos.

Ao contrário do que afirma o senso comum, o importante não é ter fé em Deus, porque isso é algo que os próprios demônios têm, como escreveu Tiago: "Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem" (Tiago 2:19). Mesmo a fé mais fanática de um cristão pode ser de todo inútil, quando não está fundamentada nas Sagradas Escrituras. A fé que realmente faz sentido e que nos conecta a Deus é a fé salvífica em Jesus Cristo. Podemos até mesmo crer em Jesus, como muitos o fazem ao selecionarem alguns dos seus aspectos que melhor lhes convêm. Mas se essa fé não teve seu início na escuta da Palavra de Deus, do Evangelho da salvação (Romanos 10:17); se ela partiu da pregação que confrontou o pecador com sua situação miserável diante da ira condenatória de Deus; se esta fé não é uma obra do Espírito Santo, ela não salva (Efésios 2:8,9).

O Deus que a Bíblia revela e que se releva em Cristo é o único e verdadeiro Deus (Hebreus 1:1-4; João 1:1-14). Ao contrário dos deuses que dizem ser alguma coisa sem ser coisa alguma, o nosso Deus se comunica conosco desde os primórdios da sua criação. Ao subir aos céus, o Senhor Jesus enviou o Consolador, o Espírito Santo, que nos esina todas as coisas e, juntamente com o Filho, intercede por nós (João 14:16-26; Atos 2:1-5; Romanos 8:26,27; Hebreus 7:24,25). Os falsos deuses de Atenas eram como espantalhos em um pepinal (Jeremias 10:5). A imagem desfigurada que muitos forjam de Deus de acordo com seus próprios interesses é uma egolatria diabólica. Mesmo tateando não podemos encontrar Deus, porque a nossa natureza depravada faz separação entre Ele e nós (Isaías 59:1-3). Somente quando Deus nos busca e nos encontra é que nossos olhos se abrem para a sua gloriosa presença.

Deus se revelou àquele povo idólatra de Atenas e continua a se revelar a nós hoje na sua Palavra e na pessoa de Jesus: "E Jesus clamou, dizendo: Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim vê aquele que me enviou" (João 12:44,45). "Eu e o Pai somos um" (João 10:30). "Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai" (1 João 2:23). Somente por meio de Cristo podemos ir até Deus (João 14:6), pois Ele é o único mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5,6). E como iremos a Cristo? O próprio Senhor responde: "Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora... Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia... E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido" (João 6:37,44,65).

O DEUS DESCONHECIDO só se torna conhecido quando se revela a nós, quando nos atrai com sua misericórdia e nos salva por sua graça. Quando conhecemos a Deus sendo, primeiramente, sendo conhecidos por Ele, todos os nossos ídolos são quebrados, como escreveu Paulo aos gálatas: "Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são" (Gálatas 4:8). Nossos ídolos nada são, muito menos a imagem de Deus forjada pelos nossos interesses egoístas e gananciosos. Quando Deus nos justifica pela fé em Jesus Cristo, somos libertos do pecado e regenerados. Os nossos olhos espirituais são abertos e todos os nossos ídolos são quebrados. Paulo escreveu aos crentes de Tessalônica:

"Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura" (1 Tessalonicenses 1:8-10).

Que a nossa fé esteja no Deus vivo e verdadeiro e naquele que virá em breve resgatar a sua Igreja. "Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1 João 5:20). Você está no verdadeiro?

Conheça e adquira o livro "O Deus desconhecido", de minha autoria, à venda na Amazon em formato de livro digital. Compre clicando aqui: DEUS DESCONHECIDO E-BOOK

Veja que outros temas relevantes para o seu conhecimento e a sua fé que você pode encontrar nos meus e-books! Basta clicar e adquirir o seu:

Como fazer escolhas segundo a vontade de Deus: FAÇA A ESCOLHA CERTA E-BOOK

Problemas da espiritualidade cristã moderna: ESPIRITUALIDADE LÍQUIDA E-BOOK

Onze momentos cruciais da vitória do cristão: CAMINHANDO SOBRE AS ÁGUAS E-BOOK

Orientações evangelísticas, pastorais e apologéticas sobre a evasão nas igrejas cristãs: DECEPCIONADOS COM A IGREJA E-BOOK

Batalha espiritual: BATALHA ESPIRITUAL E-BOOK

Como falar em público: PODER DA ORATÓRIA E-BOOK

Conheça e adquira o devocional DESAFIO DIÁRIO, com uma mensagem para cada dia do ano. Ele está à venda na Amazon em formato de livro digital. Clique aqui e adquira o seu: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

O que acha de me seguir no Facebook?  Clique aqui: MEU FACEBOOK

Conheça também todos os meus e-books à venda na Amazon. Basta acessar: MEUS E-BOOKS NA AMAZON

COMENTE E COMPARTILHE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.