sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

COMO DEVEMOS FALAR?

Como devemos falar?
Texto áureo: Salmo 34:12,13
#mizaelsouzaxavier

Seria necessário um livro inteiro para estudarmos sobre tudo que se esconde por detrás do simples ato de falar. No Salmo 34, o rei Davi nos alerta sobre os riscos de falar dolosamente, ou seja, de forma pecaminosa, com a intenção de promover o mal. O resultado obtido sempre será o inverso daquele esperado por quem ama a vida e quer viver por longos dias. Muitos crimes acontecem, guerras são iniciadas, famílias são desfeitas e irmãos são separados por causa de palavras erradas, ditas com a intenção de ferir, de gerar conflitos e promover discórdia. A fofoca, a maledicência e a difamação são apenas alguns meios de propagação da palavra dolosa, destruidora e maligna. Os resultados são terríveis e não demoram a destruir o próprio emissor.

Conforme lemos em Provérbios: "A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto" (18:21). Aquilo que falamos revela nossa verdade interior: "O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração" (Lc 6:45). Como servos de Cristo, a nossa atitude no falar deve ser regrada pela santidade de Deus presente na nossa nova natureza. O apóstolo Paulo escreveu: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem" (Ef 4:29). Portanto, o nosso objetivo ao falar deve ser sempre o de abençoar as pessoas, eliminando tudo aquilo que não for alcançar essa finalidade.

Ao falar para alguém ou sobre alguém, precisamos ter quatro coisas em mente: a hora certa de falar, a motivação de falar, a coisa certa a falar, o jeito certo de falar. Podemos nos arrepender de palavras duras que falamos ou de alguma mentira que contamos. Mas as palavras são como flechas: uma vez disparadas, não voltam atrás. Não podemos desdizer e as pessoas não podem "desouvir". O tempo entre a palavra proferida e o perdão existe um espaço de tempo capaz de causar danos irreparáveis. Apesar de tudo, palavras de perdão e amor sempre devem ser ditas. Também aquelas palavras que toda alma precisa escutar e que somente o Senhor tem: as palavras de vida eterna (João 6:68). Estas são as palavras mais importantes que nossa boca deve dizer, porque repercutirão pela eternidade na vida daquele que nos ouvirem. Devemos ser missionários da Palavra de Deus e nos portar sempre de maneira digna com o Evangelho e a nossa vocação (Efésios 4:1-25).

Conheça o devocional DESAFIO DIÁRIO de 2023, com uma mensagem para cada dia do ano. Ele está à venda na Amazon em formato de livro digital. Clique aqui: DESAFIO DIÁRIO

O que acha de me seguir no Facebook?  Clique aqui: FACEBOOK

Conheça também todos os meus e-books à venda na Amazon. Basta acessar: E-BOOKS NA AMAZON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.