segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

EM CRISTO, SOMOS NOVAS CRIATURAS

 


Em Cristo, somos novas criaturas

Texto áureo: 2 Co 5:11-17


Durante seu ministério, o Senhor Jesus teve vários diálogos com os fariseus, onde condenou a sua religiosidade hipócrita e aparente, baseada em práticas externas que não refletiam o que eles tinham ou achavam ter dentro de si. Ao escrever aos cristãos de Corinto, Paulo fala da sua preocupação com aqueles que se gloriam na aparência e não no coração. O apóstolo Paulo viera dentre os fariseus, observador incansável da Lei, cuja religiosidade deveria ter sido tão aparente quanto a dos fariseus chamados por Jesus de hipócritas. Após a sua conversão, podemos ver que a sua concepção de vida diante de Deus mudou significativamente. Conforme vemos no texto áureo, o homem já não pode mais ser conhecido segundo a carne, mas segundo Aquele que por ele morreu e ressuscitou (vs. 15-16). O cristão participa de um novo nascimento, não da carne, da circuncisão, mas do Espírito pela fé que atua pelo amor: “E, assim, se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Co 5:17). A vida de Cristo nos traz uma vida nova e abundante.

O fato de sermos nova criação, com um caráter transformado pelo Espírito Santo e uma nova disposição de mente e coração, comprova a nossa conversão e atesta a nossa salvação eterna. Não nos basta levantar as mãos durante uma pregação e dizer que já estamos salvos. O que autentica a nossa salvação é o Espírito Santo que passa a habitar em nós, confirmando-nos como filhos de Deus, ministrando-nos os dons, a santificação e seu fruto. Se temos o Espírito dentro de nós, consequentemente somos novas criaturas, nascidas não da carne, mas do Espírito. Este é o novo nascimento do qual o Senhor falou a Nicodemos (Jo 3: 1-15). Se alguém não é uma nova criatura, não poderá ser cristão e não terá a salvação. João escreveu a respeito da encarnação de Jesus: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1:12,13).

A nossa identificação com Cristo é completa: tudo se faz novo, da morte para a vida, do velho homem para o novo homem, do inferno para a salvação. Além de mudar a nossa posição diante de Deus e da eternidade, esse novo nascimento também nos traz uma nova disposição de vida, onde buscamos andar em santidade, fazer a vontade de Deus, resistir às tentações e praticar as boas obras. Todo esse processo – conversão e santificação – que nos torna novas criaturas, não é algo que fazemos por nós mesmos, mas parte exclusivamente da graça de Deus, que nos salva e nos transforma totalmente segundo o seu querer e a sua santidade. Somos novos todos os dias.


Pensar-Sentir-Agir: Gálatas 2:20; 5:6; 6:15; 1 João 2:29; 5:1,12,18; 3:9; 1 Pedro 1:23; Ezequiel 36:26; 2 Coríntios 5:17-21.


Ação transformadora: Abandone o que ainda resta de velho no seu novo homem.


se alguém está em Cristo, é nova criatura”


Esta mensagem faz parte do livro DEVOCIONAL DESAFIO DIÁRIO 2023, à venda na Amazon em formato de e-book. Para adquiri-lo, clique aqui: DESAFIO DIÁRIO 2023



Conheça outros livros de minha autoria à venda na Amazon:





















2 comentários:

  1. Parabéns! Pelos excelentes livros e as reflexões diárias 👏👏👏Que Deus continue te dando Sabedoria para você ser instrumento de Bênçãos na vida das pessoa s 🙌🙏🤝

    ResponderExcluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.