sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

O PODER QUE VEM DE DEUS


 

O PODER QUE VEM DE DEUS

Mizael de Souza Xavier


"Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela

tua mão direita e te digo: não temas,

que eu te ajudo" (Isaías 41:13).


O chamado do profeta Isaías para ser arauto de Deus para Judá e Jerusalém tem uma particularidade que pode nos dizer muito a respeito do nosso próprio chamado. Isaías foi um dos profetas maiores, profetizando em parte a respeito da condição espiritual adoecida do povo de Deus e em parte sobre a restauração de Israel e a vinda do Messias, Jesus Cristo. No capítulo sexto, o profeta Isaías relata uma visão do Senhor em seu trono, com serafins que estavam acima dele (vs. 1,2). Diante da visão gloriosa do Senhor, Isaías foi confrontado com a sua pecaminosidade e a de todo o povo, exclamando: "ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!" (v. 5). Então, com uma brasa viva tirada do altar, um serefim tocou seus lábios e o purificou do seu pecado (vs. 6,7).


Após a sua purificação, o profeta ouviu a voz do Senhor, que dizia: "A quem enviarei, e quem há de ir por nós?". Ao que ele logo respondeu: "eis-me aqui, envia-me a mim" (v. 8). Três lições podemos tirar desses versículos. A primeira diz respeito ao nosso estado de depravação total diante de Deus. Conforme escreveu Paulo aos romanos: "Todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23). Quando olhamos para Deus, somos confrontados com essa realidade e nos percebemos como seres miseráveis, incapazes de amá-lo e servi-lo. Isaías seria convocado para uma grande missão: falar em nome do Senhor, mas ele reconheceu que não era digno.


Então somos abençoados com a segunda lição: Deus fez por Isaías o que ele não podia fazer por si próprio: tirou sua iniquidade e purificou-o do seu pecado. O mesmo fez o Senhor por nós através do sacrifício vicário de Cristo. Ainda segundo Paulo: "Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados" (Colossenses 1:13,14). Em Cristo somos perdoados e redimidos, temos paz com Deus e nos tornamos seus filhos. É Ele quem nos purifica e santifica pelo sangue de Cristo e seu Santo Espírito. O Senhor toca com uma brasa viva de salvação a nossa alma e nos liberta para servi-lo.


Então, vemos a terceira lição. Isaías atende positivamente ao chamado de Deus: "eis-me aqui, envia-me a mim". Nós só podemos atender ao chamado de Deus para a salvação quando somos tocados pelo Espírito Santo. Da mesma forma, somente após o toque regenerador de Deus é que nos dispomos a obedecê-lo e a abraçar a sua obra. Embora fosse um homem inteligente e respeitado, a capacidade e o poder que Isaías necessitava vinham de Deus. Conforme escreveu Paulo: "porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13).


O que aprendemos com o profeta Isaías é aquilo que o Senhor Jesus nos ensinou: "Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer" (João 15:5). A missão de Isaías não era nada fácil, muito menos a nossa. O povo tinha o coração duro, mas o Senhor lhe disse: "Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo" (Isaías 41:13). Nós também não devemos temer, mas submeter toda a nossa vida a Deus, na certeza de que, se cremos em Jesus, Ele já perdoou os nossos pecados e nos capacitou para a sua obra. Quando acharmos que nada podemos e isso nos desanimar, lembremos que o poder não é nosso, mas de Deus.


"E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" (2 Coríntios 3:4,5).


CONHEÇA ALGUNS DOS E-BOOKS DO ESCRITOR MIZAEL XAVIER PUBLICADOS NA AMAZON:

CLIQUE AQUI E VÁ DIRETO À AMAZON

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.