quarta-feira, 6 de julho de 2016

BÍBLIA: O MAPA SEGURO DA NOSSA FÉ




TÍTULO: O mapa correto.
TEMA: A Bíblia é o único mapa seguro para a nossa fé e a nossa prática.
TEXTO ÁUREO: 2 Timóteo 3:16,17


1. Qual o teu mapa?

Digamos que você fará uma viagem turística a um país distante para o qual você nunca viajou. Você não conhece as ruas, as estradas, os pontos turísticos, os hotéis nem qualquer outra coisa. Então alguém lhe sugere comprar um mapa. Você acha uma ótima ideia e se dirige a uma loja especializada em mapas para compra-lo. Quando chega lá, o vendedor lhe apresenta três tipos de mapa e tenta convencê-lo a adquiri-los. O primeiro é um mapa alternativo, feito por alguém que jamais esteve naquele país, mas que apenas ouviu falar e criou aquele mapa de acordo com suas impressões. Ele acrescentou o que desejou e retirou aquilo que julgava não ser necessário. O segundo é o mapa de outro país. Ele diz que todos os mapas são iguais e que aquele lhe servirá perfeitamente. Você pega, observa, vê que os nomes das estradas e pontos turísticos são diferentes, mas ainda assim o vendedor insiste que com aquele mapa em mãos você fará uma excelente viagem. Então, finalmente, ele lhe apresenta o mapa oficial do país, com todas as ruas, avenidas, pontos turísticos, hotéis e restaurantes indicados de forma bastante clara e precisa. Qual daqueles mapas você levaria em sua viagem?

2. A Bíblia é o mapa seguro da nossa fé e da nossa prática

1. Ela é divinamente inspirada, não contém erros nem mentiras. Podemos confiar plenamente no seu conteúdo (2 Timóteo 3:16,17; 2 Pedro 1:20,21).
2. Ela é a Revelação específica de Deus para nós. Ela mostra quem Deus é (sua natureza e seu caráter) e qual a sua vontade para a humanidade e para a Igreja (Hebreus 1:1-14; 1 Samuel 3:4; 1 Reis 9:9,13)
3. Ela nos mostra Cristo e a sua salvação (João 14:6; Atos 4:12)
4. Ela nos mostra o nosso pecado e se mostra como poder de Deus para a salvação daquele que crê em Jesus. Fora das Escrituras Sagradas não existe possibilidade de salvação (Gálatas 3:22; Romanos 1:16).
5. Ela é a única fonte divina de fundamento da nossa fé e nos protege das heresias. Tudo o que precisamos saber a respeito daquilo que cremos está na Bíblia. O catolicismo aceita a Tradição e o Magistério da Igreja Católica, os mórmons possuem o Livro de Mórmon. O verdadeiro cristão tem a Bíblia (Gálatas 1:6-10).
6. A Bíblia nos fornece todos os elementos essenciais de uma vida espiritual sadia e prática, transformando o nosso caráter e nos capacitando para a obra do Senhor (Gálatas 5:22,23; Hebreus 4:12).

3. Conclusão: devemos rejeitar os mapas falsos

1. Toda a nossa fé, a nossa espiritualidade e as nossas obras devem ter como parâmetro a Bíblia.
2. Nem tudo aquilo que se pratica nas igrejas tem fundamento bíblico. Exemplo: Teologia da Prosperidade, diversos tipos de unções, novos apóstolos, etc.
3. A Bíblia precisa ser linda e estudada diariamente. A sua interpretação deve seguir duas regras: a iluminação do Espírito Santo em primeiro lugar e a aplicação da Hermenêutica.
4. O amor à Palavra de Deus deve gerar em nós gratidão, obediência e obras.
5. Na dúvida, fiquemos com a Palavra de Deus. Sejamos crentes bereanos (Atos 17:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.