sábado, 2 de março de 2013

EXERCÍCIO PRÁTICO DE INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA PELO CATÓLICO

O texto a seguir é parte do meu livro DESVENDANDO O SEGREDO DE MARIA.
1) Em espírito de oração, tome nas mãos um livro que contenha todas as doutrinas e dogmas referentes à Maria; pode ser o Vaticano II ou o Catecismo, ou mesmo as obras de Ligório e Montfort. É necessário mais de um, pois as doutrinas de diversos autores se complementam. Um diz que Maria é mediadora, outro afirma que ela é mediadora entre nós e Jesus, outro por sua vez demonstra que ela é mediadora entre Deus e os homens. Pegue também uma Bíblia de sua preferência.
2) Conforme for lendo e estudando, faça duas listas. Na primeira, coloque os textos bíblicos citados pelos autores para cada doutrina ou dogma. Por exemplo, que textos bíblicos são utilizados para falar da intercessão de Maria pelos pecadores que se encontram no purgatório? Na segunda lista, coloque as referências feitas aos escritos dos santos e dos documentos oficiais da igreja católica romana. Procure anotar seus nomes e o que eles escreveram.
3) Após anotar todas essas coisas, faça o seguinte: pesquise os textos bíblicos citados para cada doutrina ou dogma e leia-os na sua Bíblia, levando em conta as regras da hermenêutica. O conteúdo desses textos são de fato condizentes com o que os autores romanistas pretendem passar? Por exemplo: o texto que mostra Maria aos pés da Cruz sendo colocada sob os cuidados do apóstolo João de fato a transformam em “mãe da igreja”? Se sim, a que outros textos bíblicos podemos relacionar essa mesma afirmação? Outro exemplo: Montfort usa o cântico de Maria, em Lucas 1:51, para fazer uma alusão ao sábio Benzônio, que “numa explicação do mesmo cântico, cita vários milagres operados por sua virtude, e diz que os demônios tremem e fogem quando ouvem as palavras do Magnificat” (Tratado, p. 240). Sugiro a leitura de Tiago 2:19.
4) Agora, releia as citações dos santos e doutores da igreja católica e tente encontrar versículos bíblicos que comprovem cada uma delas, levando sempre em conta a hermenêutica correta do texto. Isto significa encontrar uma doutrina bíblica que apoie a devoção escrava a Maria, por exemplo, ou o seu reinado soberano no céu e na terra. Tente encontrar algum versículo bíblico que apoie a opinião de São Germano no seguinte trecho do livro “Glórias de Maria”, de Ligório (p. 216): É a respiração um sinal de vida. Também o invocar com frequência (sic!) o nome de Maria é sinal de posse ou da breve aquisição da graça divina, não opinião de S. Germano; pois esse poderoso nome tem a virtude de alcançar auxílio e vida a quem o invoca devotadamente”.
5) Após os exercícios anteriores, responda as seguintes questões:
a) É possível comprovar as doutrinas e dogmas sobre Maria apenas com o uso da Bíblia e sem apelar para a Tradição e o Magistério da igreja?
b) As doutrinas e dogmas apresentados nos livros dos autores católicos que você leu estão consonantes com os textos bíblicos que você pesquisou?
c) Você conseguiu encontrar alguns versículos para ratificar a opinião de São Germano a respeito do poderoso nome de Maria?
d) Na sua opinião, o que aconteceria com as doutrinas e dogmas marianos se lhes fosse tirado o apoio da Tradição, ficando a sua autenticidade dependente apenas da Bíblia?
e) Se o papa emitisse um documento oficial com a comprovação do Magistério da igreja católica, assinado pelos Bispos e declarado como verdadeira fé católica pondo um fim a devoção a Maria e condenando o culto às imagens, o que você acha que aconteceria com a fé do povo?
f) Levando em conta o dogma da infalibilidade do papa em questões de fé e de moral, você concorda que ele está certo e a Bíblia está errada, ou que ele está errado e a Bíblia está certa?
            Respondendo a esse questionário, você pode tirar as suas próprias conclusões a respeito deste estudo. Por fim, o que resta a dizer é que toda glória seja dada a Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.