quinta-feira, 7 de março de 2013

AS MUITO FEIAS QUE ME PERDOEM

“As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”. Esta frase não é parte do ideário machista de uma sociedade reacionária e preconceituosa. Na verdade, ela é o prelúdio do poema “Receita de mulher”, do aclamado poeta Vinicius de Moraes. Com sua poética e sensibilidade indiscutíveis, Vinícius de Moraes nos dá uma receita saborosa do seu ideal de uma bela mulher, sem permitir meio-termo. Tudo deve ser belo e inesperado: seu rosto, seu olhar, sua boca, seu corpo (“Uma mulher sem saboneteiras é como um rio sem pontes”). É preciso que a mulher “Constitua a coisa mais bela e mais perfeita de toda a criação inumerável”.
            O poeta não está exagerando; beleza é realmente fundamental. Mas de um modo geral, não é somente a beleza feminina que deve ser apreciada e cultivada, mas a beleza em todas as pessoas e em todas as coisas. Por mais preconceituoso que isso possa parecer, é cada vez mais verdade na nossa sociedade. É claro, existem aquelas pessoas que destoam completamente dos padrões modernos de beleza, e estas com certeza sofrem as conseqüências. Mas será que é correto esse pensamento?
            Deixando de lado o discurso hipócrita e demagógico que cunhou a frase “o que importa é a beleza interior”, e insiste em afirmar que beleza é uma questão cultural, vamos enumerar dez razões para crer que o poeta estava absolutamente certo, que a beleza visível a olhos nus é fundamental. E não somente a beleza humana, mas tudo que gira em torno de nós. Que o leitor faça a sua crítica e decida seu próprio ponto de vista sobre o que é certo e o que é errado, se é que eles existem.

1) Ninguém quer ser feio. Feiúra é uma questão de natureza, já vem embutida no nosso DNA. Quem já ouviu falar de um casal que decidiu escolher o DNA do futuro filho (cor dos olhos, dos cabelos, etc.) e optou por uma criança feia?

2) Ninguém freqüenta “salão de feiúra” ou usa cremes para o “enfeiuramento”. O milionário comércio de cosméticos é a prova viva de que todos concordam que “beleza é fundamental”.

3) Ninguém está disposto a pagar uma operação plástica caríssima para ficar feio ou alargar o estômago para ficar com suas formas ainda mais arredondadas. Que mulher deseja cobrir-se de varizes e celulites? Que mulher usa um xampu para deixar seus cabelos desgrenhados?

4) Ao ir ao shopping, ninguém compra a roupa mais feia, o sapato mais feio, o brinquedo mais feio. Ninguém quer morar na casa mais feia da rua mais feia e ter o carro mais feio na garagem. Quem já contratou um arquiteto, um decorador ou um paisagista para transformar um ambiente em algo feios aos olhos?

5) Ninguém desarruma a casa e a deixa feia para receber uma visita, principalmente se a visita for bonita.

6) Ninguém quer ficar feio na foto ou na fita. Muito pelo contrário, as pessoas que se consideram feias fazem de tudo para não aparecer em canto algum. Felizmente inventaram o Photoshop!

7) Ninguém quer ir vestido com uma roupa feia ou uma maquiagem ridícula a uma festa, um casamento, uma formatura, um baile. E, é claro, ninguém promove um evento desses com tudo de mais feio que há disponível no mercado.

8) A maioria maciça dos atores e atrizes de TV e cinema são bonitos. Os feios aparecem somente para ser ridicularizados em quadros de humor (“Me possua!”). Quem já foi tiete de Tião Macalé? Quem já teve pendurado na parede do quarto um pôster de Araci de Almeida? Que mulher razoavelmente feia (de corpo) já posou para a Playboy sem passar pelo crivo do Photoshop?

9) Não há como negar que todos querem ter o sorriso bonito como os dos comerciais. Todos valorizam e querem o que é belo, que traz prazer aos olhos, à mente e ao coração. As empresas valorizam a boa aparência, a beleza física que causa prazer aos olhos dos clientes. A beleza é trocada, vendida, comercializada. Ela move o dinheiro do mundo. Uma linda mulher pode ter o homem mais poderoso em suas mãos.

10) Somente os feios dizem “o que importa é a beleza interior”. Os lindos e lindas que dizem isso jamais abririam mão de sua beleza física! Quem doaria sua beleza a um feio discriminado e coitadinho para fazer caridade?

            É por essas e outras que expresso a minha opinião, fazendo eco à voz do poeta: beleza é fundamental. Eu, como sou desprovido dela, posso apenas escrever este artigo. Espero que tenha saído bonito. Não quero aparecer feio no Blog!

Um comentário:

  1. E a parte que diz que somos imagem e semelhança de Deus ?!
    Misericórdia !
    Que princípios são esses? Estão na bíblia ?

    ResponderExcluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.