1) Lembre-se
sempre que você foi contratado como funcionário e, por isso, deve agir
como tal, respeitando e obedecendo aos seus patrões e superiores em tudo
que lhe for solicitado. A não ser por motivos moralmente justificáveis,
cumpra com todas as suas obrigações sem murmuração ou má vontade.
2) Procure
se entrosar com os seus colegas de trabalho para manter um bom
relacionamento com eles. Cultive amizades saudáveis e produtivas.
Alie-se sempre a quem você percebe que é um bom profissional e evite se
envolver com colegas que são péssimos funcionários.
3) Lembre-se
que você é um “aprendiz”. Jamais despreze ensinamentos e instruções que
possam levá-lo a crescer como pessoa e como profissional. Seja humilde.
Ninguém nasce já sabendo tudo; todos os dias aprendemos algo novo. Seja
curioso, fique atento, faça perguntas.
4) Respeite
os seus colegas, as opiniões e os gostos deles. Não seja crítico,
porque isso atrai a antipatia das pessoas. Se você sabe mais que alguém,
não se sinta superior por isso, mas ensine o que sabe com a humildade
de quem tem sempre algo a aprender. Não fale alto nem grite com ninguém,
muito menos xingue palavrões ou use gírias dentro da empresa. Mantenha
uma postura e uma linguagem profissionais.
5) Fique
por dentro de todas as suas obrigações: o que você deve fazer e o que
você não deve fazer; seus horários de entrada, de almoço e de saída.
Cumpra tudo à risca, sem atrasos nem faltas, porque são as suas coisas
que os empregadores mais levam em conta na hora de demitir um
funcionário, além da falta de vontade em trabalhar direito. Não importa
se os outros fazem ou não, se eles chegam na hora ou atrasados, se
exageram na demora em voltar do almoço. Faça a sua parte da melhor
maneira possível.
6) Além
daquilo que lhe foi ordenado, procure fazer um pouco mais. Seja
construtivo e encontre formas de ajudar a melhorar o seu setor e o a
tarefa que você executa para torná-la mais produtiva e o serviço mais
ágil e agradável. Fazer o mínimo fará com que você seja sempre o mínimo e
tenha menos condições de crescimento. Com certeza, na hora de promover
um funcionário, os empregadores escolherão aquele que sempre buscou ser
algo mais e fazer o melhor.
7) Não
abandone o seu setor de trabalho frequentemente. Limite-se a sair
apenas para ir ao banheiro e almoçar, ou para cumprir algo que lhe
ordenaram. Funcionário “voador” é o primeiro na lista de demissões.
8) Dê
o seu melhor. Seja o melhor naquilo que você faz, mesmo que seu cargo
na empresa não seja nada expressivo. Faça uso da sua inteligência e da
capacidade que Deus lhe deu. Você não está na empresa porque é sobrinho
do dono, mas porque é um profissional competente e disposto. Deixe isso
bem claro através do seu proceder.
9) Não
puxe o saco do patrão, porque isso é ruim para você e pode atrair o
desrespeito e a antipatia dos seus colegas. Seja profissional, mas seja
camarada, trate-os com alegria e cortesia.
10) Não
entre em conflito com seus colegas, seja por contra de problemas da
empresa e do seu setor de trabalho, seja por motivos pessoais (o que é
ainda pior). Se uma questão não puder ser resolvida com calma e diálogo,
leve ao gerente máximo da empresa e ele saberá o que fazer.
11) Zele
o máximo pela empresa. Denuncie qualquer excesso praticado por seus
colegas que estejam prejudicando seu trabalho, seu setor e a empresa
como um todo. Não seja conivente com erros dos outros.
12) Preserve
o patrimônio físico da empresa (computadores, mesas, livros, etc.).
Economize, não desperdice. Use o que for necessário e sem exageros.
Mantenha o seu local de trabalho sempre limpo e arrumado.
13) A
empresa tem uma política de uso da Internet. Jamais a utilize para fins
pessoais. Procure conhecer o estatuto da empresa e segui-lo.
14) Aproveite
que está trabalhando em uma livraria e procure ler nas horas vagas
alguns livros que sirvam para aprimorá-lo como profissional.
Conhecimento nunca é demais. Quanto mais você souber, melhor será o seu
desempenho. Quanto melhor o seu desempenho, mais chances você tem de
crescer na empresa ou, no mínimo, de permanecer empregado.
15) Ande
sempre arrumado e de barba feita. Evite brincos e outras coisas que não
são bem aceitas no meio profissional. Estando empregado, você precisa
andar de acordo com o que seus empregadores querem.
16) Com
certeza você ouvirá muitas “piadinhas” e comentários maldosos
destinados a lhe ferir e lhe prejudicar. Finja que não é com você. Em
casos mais sérios, leve aos seus patrões. E se partir dos patrões, não
se revolte nem revide, mas tenha paciência e converse com calma em
momento oportuno.
17) Lembre-se
que você é responsável direto pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso. As
suas escolhas e as suas atitudes é quem decidirão tudo. Tenha sempre
uma atitude positiva, construtiva; jamais pense negativamente nem aja de
maneira displicente. Seja sempre você mesmo e esteja sempre disposto a
mudar no que for preciso, sempre visando o seu crescimento como pessoa e
como profissional. Mas jamais negocie os valores corretos,
principalmente aqueles que estão na Palavra de Deus.
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