terça-feira, 12 de março de 2013

estratégias de sobrevivência no primeiro emprego

1)      Lembre-se sempre que você foi contratado como funcionário e, por isso, deve agir como tal, respeitando e obedecendo aos seus patrões e superiores em tudo que lhe for solicitado. A não ser por motivos moralmente justificáveis, cumpra com todas as suas obrigações sem murmuração ou má vontade.
2)      Procure se entrosar com os seus colegas de trabalho para manter um bom relacionamento com eles. Cultive amizades saudáveis e produtivas. Alie-se sempre a quem você percebe que é um bom profissional e evite se envolver com colegas que são péssimos funcionários.
3)      Lembre-se que você é um “aprendiz”. Jamais despreze ensinamentos e instruções que possam levá-lo a crescer como pessoa e como profissional. Seja humilde. Ninguém nasce já sabendo tudo; todos os dias aprendemos algo novo. Seja curioso, fique atento, faça perguntas.
4)      Respeite os seus colegas, as opiniões e os gostos deles. Não seja crítico, porque isso atrai a antipatia das pessoas. Se você sabe mais que alguém, não se sinta superior por isso, mas ensine o que sabe com a humildade de quem tem sempre algo a aprender. Não fale alto nem grite com ninguém, muito menos xingue palavrões ou use gírias dentro da empresa. Mantenha uma postura e uma linguagem profissionais.
5)      Fique por dentro de todas as suas obrigações: o que você deve fazer e o que você não deve fazer; seus horários de entrada, de almoço e de saída. Cumpra tudo à risca, sem atrasos nem faltas, porque são as suas coisas que os empregadores mais levam em conta na hora de demitir um funcionário, além da falta de vontade em trabalhar direito. Não importa se os outros fazem ou não, se eles chegam na hora ou atrasados, se exageram na demora em voltar do almoço. Faça a sua parte da melhor maneira possível.
6)      Além daquilo que lhe foi ordenado, procure fazer um pouco mais. Seja construtivo e encontre formas de ajudar a melhorar o seu setor e o a tarefa que você executa para torná-la mais produtiva e o serviço mais ágil e agradável. Fazer o mínimo fará com que você seja sempre o mínimo e tenha menos condições de crescimento. Com certeza, na hora de promover um funcionário, os empregadores escolherão aquele que sempre buscou ser algo mais e fazer o melhor.
7)      Não abandone o seu setor de trabalho frequentemente. Limite-se a sair apenas para ir ao banheiro e almoçar, ou para cumprir algo que lhe ordenaram. Funcionário “voador” é o primeiro na lista de demissões.
8)      Dê o seu melhor. Seja o melhor naquilo que você faz, mesmo que seu cargo na empresa não seja nada expressivo. Faça uso da sua inteligência e da capacidade que Deus lhe deu. Você não está na empresa porque é sobrinho do dono, mas porque é um profissional competente e disposto. Deixe isso bem claro através do seu proceder.
9)      Não puxe o saco do patrão, porque isso é ruim para você e pode atrair o desrespeito e a antipatia dos seus colegas. Seja profissional, mas seja camarada, trate-os com alegria e cortesia.
10)  Não entre em conflito com seus colegas, seja por contra de problemas da empresa e do seu setor de trabalho, seja por motivos pessoais (o que é ainda pior). Se uma questão não puder ser resolvida com calma e diálogo, leve ao gerente máximo da empresa e ele saberá o que fazer.
11)  Zele o máximo pela empresa. Denuncie qualquer excesso praticado por seus colegas que estejam prejudicando seu trabalho, seu setor e a empresa como um todo. Não seja conivente com erros dos outros.
12)  Preserve o patrimônio físico da empresa (computadores, mesas, livros, etc.). Economize, não desperdice. Use o que for necessário e sem exageros. Mantenha o seu local de trabalho sempre limpo e arrumado.
13)  A empresa tem uma política de uso da Internet. Jamais a utilize para fins pessoais. Procure conhecer o estatuto da empresa e segui-lo.
14)  Aproveite que está trabalhando em uma livraria e procure ler nas horas vagas alguns livros que sirvam para aprimorá-lo como profissional. Conhecimento nunca é demais. Quanto mais você souber, melhor será o seu desempenho. Quanto melhor o seu desempenho, mais chances você tem de crescer na empresa ou, no mínimo, de permanecer empregado.
15)  Ande sempre arrumado e de barba feita. Evite brincos e outras coisas que não são bem aceitas no meio profissional. Estando empregado, você precisa andar de acordo com o que seus empregadores querem.
16)  Com certeza você ouvirá muitas “piadinhas” e comentários maldosos destinados a lhe ferir e lhe prejudicar. Finja que não é com você. Em casos mais sérios, leve aos seus patrões. E se partir dos patrões, não se revolte nem revide, mas tenha paciência e converse com calma em momento oportuno.
17)  Lembre-se que você é responsável direto pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso. As suas escolhas e as suas atitudes é quem decidirão tudo. Tenha sempre uma atitude positiva, construtiva; jamais pense negativamente nem aja de maneira displicente. Seja sempre você mesmo e esteja sempre disposto a mudar no que for preciso, sempre visando o seu crescimento como pessoa e como profissional. Mas jamais negocie os valores corretos, principalmente aqueles que estão na Palavra de Deus.


Mizael de Souza Xavier

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