sábado, 7 de novembro de 2020

DOM ESPIRITUAL: CONHEÇA O SEU PARA SERVIR MAIS E MELHOR A DEUS

 



Deus separou pessoas específicas na sua Igreja para exercerem diferentes ministérios (Ef 4:11), tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos e a edificação do corpo de Cristo, com vistas ao amadurecimento da nossa fé (vs. 12-16). Uma obra de tal magnitude não pode jamais ser feita por pessoas despreparadas, mas existem parâmetros para a escolha de quem estará guiando a Igreja em seu caminho de serviço e amadurecimento (1 Tm 3:1-16; 5:17; Hb 13:17). Deus dá o dom conforme o ministério e a obra a ser realizada (1 Co 12:1-11). Quem tem o dom de ensino, por exemplo, atuará como mestre. Por isso, é importante que cada crente conheça o seu próprio dom, e a liderança esteja sensível para identificar os vocacionados para utilizá-los na obra do Senhor de maneira estratégica. Aliadas ao dom, estarão as questões morais e espirituais que vemos nos textos supracitados.

 

Em sua segunda carta a Timóteo, Paulo revela mais um fundamento importante da vida do obreiro: ele precisa ser aprovado (2 Tm 2:15). Neste texto, o termo "obreiro" não diz respeito a um cargo de obreiro, mas à natureza de todo aquele que trabalha na obra do Senhor. No caso de Timóteo, ele era pastor. E como o obreiro demonstra que é aprovado? Ele "maneja bem a Palavra da verdade". Esse manejo está ligado ao estudo, interpretação e aplicação correta da Sagrada Escritura. Isso era de suma importância naquela época em que alguns haviam se desviado da verdade (v. 18). Então imaginemos hoje, com uma variedade tão absurda de novas doutrinas e heresias. Mais adiante (4:1-5), Paulo exorta Timóteo a pregar com insistência a Palavra, porque em breve muitos se desviariam dela para abraçar os falsos ensinos que alimentam o seu ego. E é essa a teologia em voga em muitos ambientes que se autodenominam "igreja".

 

O apelo de Paulo é bastante atual. A igreja carece de obreiros aprovados, que não tratem o estudo teológico com leviandade, mas que se aprofundem no conhecimento bíblico para apresentar um ensino substancial à Igreja. A superficialidade do ensino bíblico de hoje não promove um conhecimento profundo da Palavra de Deus nem fornece bases teológicas eficazes contra os modismos heréticos modernos. O obreiro aprovado maneja bem a Palavra da verdade para a edificação de si mesmo e da igreja. Ele tem conteúdo. Ele está preocupado com a exegese do texto bíblico. Ele não coloca palavras da boca de Deus, mas prega o que a Bíblia de fato revela. Não são os seus pensamentos que guiam a fé dos irmãos, mas os pensamentos de Deus revelados nas páginas da Bíblia. Não existe sucesso ministerial sem conhecimento teológico profundo. Não é possível haver edificação e amadurecimento do corpo de Cristo se, no exercício dos dons, o conteúdo da Palavra de Deus não for levado a sério.

Mizael Xavier

CONHEÇA E ADQUIRA OS MEUS E-BOOKS COM TEMAS TEOLÓGICOS, ESPIRITUAIS, POESIA, TEATRO, CONTOS E MUITO MAIS! ACESSE O SITE OU O APLICATIVO DA AMAZON E ADQUIRA OS SEUS. VEJA ALGUNS TÍTULOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS:













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.