quinta-feira, 5 de novembro de 2020

CORPO E ESPIRITUALIDADE: COMO GLORIFICAR A DEUS ATRAVÉS DO NOSSO CORPO (OS OLHOS)

 


OLHOS
 
 
“porque tudo que há no mundo, a concupiscência
da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida,
não procede do Pai, mas procede do mundo.”
(1 João 2:16)
 
 
Todas as outras partes do nosso corpo a serem estudadas são guiadas pelas duas primeiras: mente e coração. Assim são os olhos. Um cego não é menos pecador que alguém que enxerga normalmente, porque, mesmo sem enxergar, ele pode ter pensamentos libidinosos e sentimentos destrutivos. Mas os olhos são as janelas da nossa alma, por onde entra e sai quem somos. Eles podem estar cheios de toda espécie de cobiças (1 Jo 2:16). Um exemplo de como olhos e coração estão interligados está em Mateus 5:27,28, onde o Senhor diz: "Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela". A questão é tão séria que o Senhor diz que é melhor arrancar fora o olho pecador (v. 30). Perceba que a cobiça nasce no coração e guia depois os olhos. Se os olhos seguem a cobiça do coração, o que precisamos realmente fazer: amputar os olhos ou resolver o problema do pecado que os influencia? Basta o coração desejar aquilo que é errado para que os olhos o busquem. O pecado não acontece quando os olhos buscam, mas antes disso, quando o coração deseja.

O Senhor Jesus também ensinou: "São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" (Mt 6:22,23). Existe aí uma inconstância, ou seja: os nossos olhos podem nos guiar para o bem ou para o mal. Os olhos são utilizados como metáforas para a nossa consciência moral. Eles apontam para o que desejamos de acordo com nossas crenças, valores e inclinações. Se essa consciência pende para o que é errado, a integridade do nosso corpo estará comprometida, surgindo vícios, paixões nocivas, adultério, cobiça, ganância, promiscuidade e apostasia. Como, então, glorificar a Deus nos nossos olhos? Arrancando-os literalmente? Provavelmente não, uma vez que não precisamos enxergar algo para cobiçá-lo. O problema é interno.

O que precisamos é de um referencial seguro que mantenha a integridade do nosso juízo moral, de modo que avaliemos todas as coisas biblicamente e saibamos fazer escolhas certas e santas, de acordo com o padrão moral divino. Em primeiro lugar, é importante desviar os olhos do que é inútil (Sl 119:37), que não edifica. Como fazer isso? Mantendo os olhos fixos em Cristo: seu senhorio, sua vontade, sua santidade, sua justiça, seu exemplo, seu reino e seu amor (Hb 12:2; Sl 123:2; 25:15; Pv 4:25).  Além disso, Deus é glorificado nos nossos olhos quando estes têm em vista a esperança eterna no céu (2 Co 4:18; Ef 1:18). Anelar pela glória celestial mantém nosso foco em Jesus, o que traz luz para a nossa alma e santifica os nossos olhos. Se o céu não é o nosso alvo, os nossos olhos jamais buscarão o que agrada a Deus, mas viverão em busca de riquezas e prazeres. Para ter olhos santos, precisamos usar a lente da graça de Deus em tudo que enxergarmos.

Como acontece com todas as partes do nosso corpo na glorificação de Deus, existem ações positivas e negativas que precisamos observar com relação aos olhos. As negativas são todas as coisas para as quais direcionamos o nosso olhar e que representam pecado. Por sua vez, as positivas dizem respeito a tudo o que precisamos enxergar para render glórias a Deus. Por exemplo, quando fechamos os nossos olhos para irmãos da igreja que estão padecendo algum tipo de necessidade, significa que o nosso coração está fechado para o amor, por isso não consegue compadecer-se daqueles que sofrem. Um exemplo disso está em 1 João 3:17,18, onde o apóstolo diz: “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade”. Veja como os olhos revelam a disposição interior de alguém com base nas suas atitudes ou a falta delas. Os olhos veem o irmão necessitado, percebem a sua carência, sabem que possuem plenas condições de ajudar, mas não o fazem. O amor permanece nos discursos, mas não se legitima no cuidado com os desvalidos.

Para manter os nossos olhos sãos e santos, devemos enxergar todas as coisas dentro de uma perspectiva divina e bíblica de mundo, a nossa cosmovisão. A cosmovisão é a nossa maneira de enxergar o mundo, a ideia que fazemos de tudo e de todos com base nas nossas próprias crenças. Essa maneira de enxergar o mundo é que definirá a forma como nos relacionaremos com ele, como empregaremos os nossos esforços, as nossas preocupações, as nossas orações; como direcionaremos o nosso amor, as nossas obras, a nossa fé. Se enxergamos o mundo como um navio lotado de almas perdidas que já estão condenadas ao inferno, isso afetará o nosso evangelismo. Se nos enxergamos como crentes capacitados por Deus para a sua obra, isso nos levará a um engajamento sério nessa obra. Aquilo que é objeto do nosso desejo ou alvo do nosso ódio parte da nossa cosmovisão, construída ao longo da nossa vida até aqui por meio da educação, das experiências, da conversão, da nossa comunhão com Deus e do conhecimento da sua Palavra. Como uma cosmovisão mundana ou carnal direcionará o nosso olhar e, consequentemente, as nossas atitudes? Como uma visão espiritual e bíblica nos levará a enxergar a vida e vivê-la? Uma cosmovisão de pecado pertence ao mundo e é uma base movediça para firmarmos o nosso caráter (1 Jo 2:16).

A maneira como enxergamos a nós mesmos, as pessoas, a vida, o mundo e Deus irá influenciar as nossas escolhas e decisões. Quando temos a chance de fazer o mal ou o bem, quando nos vemos em situações difíceis que pedem nos cobram um rápido posicionamento ou mesmo situações que nos convidam a pecar, não seremos vítimas das circunstâncias nas atitudes que tomaremos, mas da nossa cosmovisão, que revela nada mais que o nosso “homem interior”. Se os nossos olhos estão iluminados pela Palavra de Deus, se eles são direcionados pelo Espírito Santo, o nosso comportamento responderá a uma cosmovisão santa, bíblica. Portanto, glorificamos a Deus nos nossos olhos quando percebemos o mundo a partir da perspectiva de Cristo. Tendo em mente que essa perspectiva é formada a partir da experiência da conversão, da sã doutrina e do amor, vejamos o que o apóstolo João escreveu: “Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisso sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (1 Jo 2:4-6).

Para responder à pergunta “Como glorificar a Deus através dos nossos olhos”, basta a afirmação: “Andar como Jesus andou”. Esse andar como Cristo nos levará a enxergar com os seus olhos amorosos e misericordiosos, olhos que foram humildes e obedientes, olhos que se sacrificaram por amor ao pecador, olhos que choravam diante das misérias humanas. E esse olhar cristológico e cristocêntrico nos levará a comportamentos e atitudes que glorificam a Deus. Como enxergar com os olhos de Cristo o nosso cônjuge, os nossos pais, os nossos filhos, os nossos amigos, os nossos familiares, os nossos colegas de trabalho, os criminosos, os políticos, os perdidos do mundo, a obra do Senhor, o irmão da igreja, os vizinhos? Como é a nossa visão hoje e como ela passará a ser através de uma cosmovisão cristã? Com certeza haverá uma migração dos frutos da carne para o fruto do Espírito listados em Gálatas 5:19-23. Enquanto a nossa carne clama por vingança, os olhos de Cristo nos convidam a perdoar. Enquanto a nossa carne acredita que o nosso compromisso com o Evangelho é ir aos cultos todos os domingos, o olhar de Cristo nos chama a um envolvimento efetivo na sua obra. Enquanto escolhemos quem vamos ou não amar, o Senhor nos chama a amar ao próximo como a nós mesmos e a orar pelos nossos inimigos. Este é o olhar que agrada a Deus e que o glorifica.

Este estudo faz parte do livro “Corpo e espiritualidade: glorificando a Deus através do nosso corpo”, onde várias partes do corpo serão estudadas. Além dos olhos: mente, coração, boca, língua, ouvidos, mãos, pés e joelhos. Os dons do Espírito Santo, usados por meio do corpo, também são alvo deste estudo. Como cada parte do nosso corpo pode e deve ser usada para que o Nome de Deus seja glorificado? O crente pode usar tatuagens, piercing, silicone ou fazer plástica? Você encontra esses e muitos outros assuntos no e-book que é vendido pela Amazon:







CONHEÇA E ADQUIRA OS MEUS OUTROS E-BOOKS COM TEMAS TEOLÓGICOS, ESPIRITUAIS, POESIA, TEATRO, CONTOS E MUITO MAIS! ACESSE O SITE OU O APLICATIVO DA AMAZON E ADQUIRA OS SEUS. VEJA ALGUNS TÍTULOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS. CLIQUE AQUI E COMPRE OS SEUS: MEUS E-BOOKS NA AMAZON










































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.