domingo, 6 de outubro de 2024

CULTO A MARIA: VENERAÇÃO OU ADORAÇÃO?

CULTO A MARIA: VENERAÇÃO OU ADORAÇÃO?

Aqui estão vinte razões, com base em uma interpretação bíblica séria, que os cristãos reformados se fundamentam para pregar contra a veneração católica a Maria, considerando-a como idolatria ou adoração inadequada. Caso o leitor discorde deste conteúdo (o que é seu direito humano*), sinta-se à vontade para apresentar as suas refutações, mediante o uso das Escrituras Sagradas e com uma exegese correta.

1. Deus proíbe a adoração de outros deuses – "Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:3). Uma hermenêutica correta da Bíblia comprova que a veneração de Maria se equipara à adoração de outro "deus".

2. Proibição de imagens esculpidas – "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus..." (Êxodo 20:4). A oração diante de estátuas de Maria é idolatria.

3. Adoração é exclusiva de Deus – "Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás" (Mateus 4:10). Adorar ou venerar qualquer ser além de Deus é uma violação deste princípio.

4. Jesus é o único mediador – "Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2:5). A intercessão de Maria é desnecessária e antibíblica.

5. Maria é uma serva de Deus, não divina – "Então disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador" (Lucas 1:46-47). Maria reconhece sua própria necessidade de salvação.

6. Nenhum ser humano deve ser venerado – "A glória devida somente a Deus" (Isaías 42:8). A veneração de Maria significa lhe dar a glória que pertence unicamente a Deus.

7. A Bíblia nunca ordena orar a Maria – Não há mandamento bíblico para orar a Maria, o que implica que tais práticas estão do padrão bíblico.

8. Maria se considerava humilde serva de Deus – "Eis aqui a serva do Senhor" (Lucas 1:38). Maria não reivindica um papel divino, de adoração ou mesmo uma simples veneração respeitosa.

9. Não devemos adorar seres celestiais – "Não te prostres diante de mim; sou conservo teu, e dos teus irmãos... Adora a Deus" (Apocalipse 22:8-9). Anjos rejeitaram adoração, o que implica que qualquer outra criatura também deve, como Maria e os santos.

10. Cristo é o centro da salvação, não Maria – "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12).

11. As práticas de adoração devem ser conforme a Bíblia – "E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens" (Mateus 15:9). Práticas não baseadas na Bíblia são adoração pagã.

12. Adoração de criaturas é condenada – "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador" (Romanos 1:25). Qualquer culto a Maria é um erro de adoração e uma afronta a Deus.

13. O Espírito Santo intercede por nós – "O mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26). Não há necessidade de outros intercessores.

14. Deus busca adoradores que O adorem em espírito e verdade – "Deus é espírito, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24).

15. Pedro rejeitou ser venerado – "Levanta-te; eu também sou homem" (Atos 10:26). Isso indica que venerar qualquer ser humano, como Maria, é errado.

16. Cristo é o único fundamento da fé – "Pois ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Coríntios 3:11).

17. Proibição de venerar santos falecidos – "Porventura consultará o povo a seus deuses, aos mortos, a favor dos vivos?" (Isaías 8:19). Orar a Maria, que já faleceu, é idolatria.

18. Cristo deve ser o foco da nossa vida – "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (Hebreus 12:2). A veneração de Maria, na verdade, significa desviar o foco de Cristo.

19. A salvação é pela fé em Cristo, não pela intercessão de Maria ou de santos – "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" (Efésios 2:8).

20. Adoração pagã envolve intermediários, enquanto a fé cristã é direta a Deus – Muitas práticas pagãs envolvem intermediários. No cristianismo bíblico, a relação é direta com Deus através de Cristo.

*Humano, ou seja, com base nas leis humanas, porque, mediante a Lei de Deus, não temos direito algum de discordar da sua Palavra. Quando discordamos, apenas revelamos que ela está certa quanto à nossa miserável condição de pecadores rebeldes contra Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.