BULLYING: 20 PRECIOSOS CONSELHOS
Mizael Xavier
O bullying é um terrível mal que afeta todas as pessoas de forma bem democrática: não importam a classe social, a cor da pele, o gênero sexual, a idade, a religião ou crença, a nacionalidade ou etinia, a posição social, absolutamente nada. O que caracteriza o bullying é justamente a violência gratuita e sem razão. Se uma criança é considerada muito linda, pode ser vítima de bullying; mas se ela for considerada feia ou possuir algum tipo de deficiência, também poderá enfrentar o bullying. A única regra dos agressores é o desejo pela agressão, pela violência, pela imposição da sua pessoa sobre as outras. Os meios sempre justificarão os fins para os chamados "bullies."
Eu senti na pele a fúria dos agressores, o que relato em um livro, chamado: "Memórias do Silêncio: relatos e reflexões de uma ex-vítima do bullying". Estou escrevendo outro, que se chamará: "Bullying nunca mais", com um estudo aprofundado sobre o tema. Mas também penso sobre como superei os traumas causados pelo bullying. Mais que isso: penso que benção seria se, durante minha infância e adolescência, eu tivesse este conhecimento que desenvolvi ao longo dos anos. Penso, ainda, como teria sido bom alguém ter me orientado e me ajudado. Mas naquela época (anos 70, 80 e 90), o termo bullying nem era conhecido do grande público e o problema não recebia a devida atenção de pais, professores e autoridades. Hoje, graças a Deus, tudo isso mudou.
Um dos resultados da minha superação foi a resiliência, de modo que hoje procuro conscientizar a todos a respeito dos males causados pelo bullying, como preveni-lo, enfrentá-lo e erradicá-lo. Neste processo, também manifesto meu cuidado com as vítimas e em meios para que todos possam superar o bullying durante ou após ter sofrido com as agressões. Este texto, por exemplo, é direcionado, principalmente, às vítimas do bullying, para que tenham coragem, força e esperança.
Tanto o bullying, quanto o assédio moral no trabalho, relacionamentos abusivos ou qualquer outro tipo de violência contra a pessoa requerem acompanhamento profissional no tratamento de traumas e feridas na alma. Acompanhamento psicológico e terapia são essenciais, bem como o apoio da família e o amor próprio. Aqui quero ir mais além e apresentar a fé como uma poderosa terapia, porque o poder da fé não vem de nossa mente e coração limitados e frágeis, mas daquele que é o autor e consumador da fé: Deus. Ter fé em Deus para superar os traumas e feridas causados pelo bullying significa que lutamos com uma força além da nossa, com um poder que vem do Todo-Poderoso.
Não sei qual a sua crença, mas desejo que você leia estes 20 conselhos bíblicos, sem preconceito, mas com vontade de aprender e o desejo de vencer. Peça a Deus que abra sua mente e seu coração para estes conselhos, para que você possa entendê-los, aceitá-los e aplicá-los à sua vida.
1. Buscar a proteção de Deus – "O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza, e o meu libertador; o meu Deus, a minha rocha, em quem me refugio" (Salmos 18:2). Confie que Deus é sua proteção em tempos de angústia.
2. Não retribuir mal com mal – "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem" (Romanos 12:21). Responder com bondade quebra o ciclo do mal.
3. Entregar a vingança a Deus – "Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor" (Romanos 12:19). Deixe a justiça nas mãos de Deus.
4. Ser corajoso em meio à adversidade – "Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo" (Josué 1:9). A coragem vem da confiança em Deus.
5. Orar pelos inimigos – "Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" (Mateus 5:44). Orar pelos agressores transforma o coração e muda situações.
6. Confiar no julgamento justo de Deus – "Pois os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações" (1 Pedro 3:12). Deus vê a injustiça e está atento aos sofrimentos.
7. Afastar-se do mal – "Aparta-te do mal e faze o bem; busca a paz e segue-a" (Salmos 34:14). Mantenha-se longe de comportamentos prejudiciais.
8. Lembrar-se do valor próprio em Cristo – "Sois o templo de Deus e o Espírito de Deus habita em vós" (1 Coríntios 3:16). Se você é crente em Cristo Jesus, a sua identidade em Cristo tem um valor imenso. Se ainda não é, procure tornar-se.
9. Manter a paz interior – "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque confia em ti" (Isaías 26:3). Confie em Deus para encontrar paz mesmo em tempos de conflito.
10. Ser misericordioso como Deus é – "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia" (Mateus 5:7). A misericórdia abre portas para cura.
11. Buscar consolo em Deus – "Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá" (Salmos 55:22). Entregue suas angústias a Deus, que é seu sustento.
12. Não desanimar – "E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desfalecermos" (Gálatas 6:9). Continue a fazer o bem, mesmo quando maltratado.
13. Guardar o coração contra a amargura – "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida" (Provérbios 4:23). Proteja seu coração contra o ressentimento.
14. Permanecer firme na fé – "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor" (1 Coríntios 15:58). A fé fortalece em momentos difíceis.
15. Confiar no amor imutável de Deus – "Porque estou certo de que... nem a altura, nem a profundidade... poderá nos separar do amor de Deus" (Romanos 8:38-39). O amor de Deus é constante, mesmo nas dificuldades.
16. Pedir sabedoria a Deus – "Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente" (Tiago 1:5). Sabedoria divina é essencial para lidar com o bullying de maneira justa.
17. Lembrar-se que Deus luta por você – "O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis" (Êxodo 14:14). Deus está ao seu lado nas batalhas.
18. Perseverar em meio à tribulação – "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz paciência" (Romanos 5:3). O sofrimento pode desenvolver virtudes.
19. Fortalecer-se no Senhor – "Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder" (Efésios 6:10). Encontre força espiritual em Deus para superar o bullying.
20. Ser um exemplo de amor e perdão – "Sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros" (Efésios 4:32). Demonstrar amor e perdão é um testemunho poderoso.
Peça a Deus que te dê vontade e poder para colocar em prática estes conselhos. Proteja a sua emoção contra os ataques dos bullies, tenha certeza do seu valor, da sua importância, dos seus talentos e virtudes. Não permita que os sofrimentos causados pelo bullying venham destruí-lo, mas use-os para crescer, para se tornar uma pessoa melhor a cada dia. Ninguém pode fazer que você seja menor nem que se sinta inferior se você não o consentir. Tenha uma atitude positiva diante da vida. Mantenha firme a sua fé em Deus e não se deixe abalar. Ele é contigo.
Em breve também lançarei o livro: "A incrível arte de dar a volta por cima: superando o bullying e o assédio moral". Estes e muitos outros conselhos e orientações estarão nele. Aguarde!
Não deixe de comentar e compartilhar este texto, para que mais pessoas possam superar o bullying pela fé em Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.