quinta-feira, 12 de setembro de 2024

GLORIFICANDO A DEUS COM O NOSSO CORPO

GLORIFICANDO A DEUS COM O NOSSO CORPO

"Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Coríntios 6:19,20).

Em se tratando de espiritualidade e piedade cristãs, pouco se fala a respeito do uso de todo o nosso corpo para a glória de Deus. Não pregamos ou ensinamos sobre o assunto, mas apenas tomamos o corpo de um modo geral e sempre no sentido de não usá-lo para a prática do pecado. É sobre isto que o apóstolo Paulo fala no texto que acabamos de ler. Afinal, como crentes em Cristo Jesus, devemos viver de maneira santa.

No entanto, este não é o único ensino bíblico sobre os usos do corpo humano no culto e no serviço a Deus. Se existe um lado negativo (o que não fazer com o corpo), existe um lado positivo, ou seja: como podemos e devemos utilizar todas as partes que compõem o nosso corpo para a glória de Deus: mente, coração, olhos, boca, mãos e pés.

Nos pontos a seguir, abordarei resumidamente a questão para que possamos compreender o que significa aquilo que Paulo escreveu em 1 Coríntios 10:31: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus."


Mente: Santidade e Renovação

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

A mente é o campo de batalha onde pensamentos, desejos e decisões são formados. Para glorificar a Deus com a mente, é necessário renová-la constantemente com a Palavra de Deus, resistindo às influências corruptas deste mundo. O pensamento cristão deve estar alinhado com a santidade e a verdade. Isso envolve meditar nas Escrituras (Salmo 1:2) e fixar o pensamento nas coisas que são do alto (Colossenses 3:2).

Aplicação: Leitura diária da Bíblia, oração, meditação e disciplina na escolha do que se consome mentalmente (livros, filmes, conversas). Tudo deve estar filtrado pela santidade.


Coração: Pureza e Amor Fraternal

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5:8).

O coração, na Bíblia, representa a sede dos sentimentos e intenções. Para glorificar a Deus com o coração, é fundamental que ele seja purificado de amargura, ódio, inveja, e outras formas de pecado. O amor fraternal, essencial na vida cristã, deve brotar de um coração sincero, sem hipocrisia (Romanos 12:9). Deus nos chama a amar o próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39), mostrando bondade e compaixão, refletindo o caráter de Cristo.

Aplicação: Praticar o perdão, eliminar ressentimentos, cultivar empatia, promover a paz e manter um coração aberto ao próximo, especialmente na comunhão com os irmãos em Cristo.


Olhos: Pureza e Foco nas Coisas Eternas

“Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz” (Mateus 6:22).

Os olhos simbolizam a percepção e a maneira como vemos o mundo. Glorificamos a Deus mantendo nossos olhos longe da impureza e fixando-os em Cristo. A pornografia, a cobiça e a busca incessante por prazeres temporais cegam a visão espiritual. Deus nos chama a manter os olhos voltados para Ele, buscando o que é puro e justo (Filipenses 4:8).

Aplicação: Evitar conteúdo imoral ou desnecessário, focar nas promessas de Deus e na sua justiça. Usar a visão física e espiritual para enxergar a necessidade de evangelização e ação no mundo.


Boca: Santificação na Palavra e Evangelização

“Nenhuma palavra torpe saia da vossa boca, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que ouvem” (Efésios 4:29).

A boca deve ser uma fonte de palavras que edificam, encorajam e trazem vida. Glorificamos a Deus ao evitar mentiras, fofocas, palavras de destruição e ao usarmos nossa fala para proclamar o Evangelho (Mateus 28:19-20). A língua pode tanto destruir quanto construir, por isso é vital que seja usada para glorificar a Deus e abençoar o próximo (Tiago 3:6-10).

Aplicação: Cuidar para que nossas palavras sempre tragam edificação, verdade e amor. Praticar a evangelização, usando a boca como um canal para transmitir a mensagem de salvação.


Mãos: Boas Obras e Serviço

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens” (Colossenses 3:23).

As mãos simbolizam as ações e o trabalho. Devemos glorificar a Deus usando nossas mãos para boas obras, ajudando o próximo e servindo a igreja e a comunidade. As Escrituras nos exortam a ser diligentes e a realizar cada tarefa como um ato de adoração a Deus, evitando a ociosidade (Provérbios 10:4). As boas obras refletem o amor de Cristo e são uma forma de evangelizar pelo exemplo.

Aplicação: Praticar atos de serviço, caridade, e dedicar o trabalho do dia a dia ao Senhor. Usar as mãos para construir e restaurar, em vez de destruir.


Pés: Caminho de Retidão e Evangelização

“Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação” (Isaías 52:7).

Os pés representam a direção da nossa vida e a disposição de seguir o caminho que Deus preparou. Glorificamos a Deus quando nossos pés caminham em retidão, longe do pecado, e são usados para levar a mensagem do Evangelho a outros. Seguir a direção divina requer coragem para desviar das sendas do mundo e caminhar na luz de Cristo (Salmo 119:105).

Aplicação: Evitar caminhos de pecado e iniquidade. Participar ativamente da evangelização, indo até onde for necessário para proclamar a salvação e mostrar o amor de Deus.


Conclusão

Glorificar a Deus com todo o corpo envolve entregar cada parte de nós à Sua santidade, vivendo em amor fraternal e evangelizando o mundo. Nossa mente, coração, olhos, boca, mãos e pés devem ser usados para refletir a pureza, o serviço e o amor de Cristo. A santidade deve permear nossas ações, e o amor ao próximo e a evangelização são respostas naturais a uma vida dedicada a glorificar o Senhor.

Que possamos, com tudo o que somos, louvar ao Deus que nos criou para Sua glória e servir de testemunho vivo de Seu amor e graça.

APOIE ESTE MINISTÉRIO!

Considere contribuir com qualquer oferta para o meu ministério. A sua oferta voluntária poderá me ajudar bastante. Caso deseje contribuir, pode fazer isto por meio do meu Pix:

mizaelsouzaxavier@gmail.com (Mizael de Souza
Xavier, Caixa Econômica Federal). Deus abençoe grandemente a sua vida. Muito obrigado.

APRENDA MUITO MAIS: No livro ALMA SACIADA, você aprenderá muito mais conteúdo sobre cada um destes temas, podendo desenvolver uma vida inteiramente dedicada a Deus. Ele está à venda na Amazon em e-book. Veja a capa:

Conheça outros e-books de Mizael Xavier à venda na Amazon:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.