ASSÉDIO MORAL: AGRESSORES, VÍTIMAS E ESPECTADORES
No contexto do assédio moral no trabalho, há três principais papéis envolvidos: agressores, vítimas e espectadores. Cada um desses grupos desempenha um papel específico na dinâmica do assédio. Vamos defini-los e dar exemplos para cada um:
1. Agressores
Os agressores são as pessoas que praticam o assédio moral. Eles usam sua posição de poder, autoridade ou influência para submeter outros a situações de constrangimento, humilhação ou exclusão. O comportamento do agressor pode ser direto (insultos, críticas em público) ou indireto (boicote ao trabalho, exclusão deliberada).
Exemplos de agressores:
Gestores autoritários que constantemente fazem críticas destrutivas aos subordinados, não reconhecem o trabalho bem-feito e usam de intimidação para obter resultados.
Colegas de trabalho que criam boatos ou fofocas sobre outro colaborador para prejudicar sua imagem e isolar a pessoa do grupo.
Superiores que sobrecarregam propositalmente um funcionário com tarefas impossíveis de serem concluídas no prazo, visando ao fracasso do subordinado.
2. Vítimas
As vítimas são aqueles que sofrem o assédio. Elas podem ser alvos de humilhação, desrespeito, isolamento ou sabotagem no ambiente de trabalho. As vítimas frequentemente sentem medo de retaliação e podem enfrentar sérios problemas emocionais e de saúde devido à pressão constante.
Exemplos de vítimas:
Funcionário que é constantemente criticado em público pelo gestor, mesmo que suas entregas estejam corretas, levando-o a sentir-se inseguro e desvalorizado.
Colaboradora isolada pela equipe por ser diferente (por razões como idade, gênero, etnia ou qualquer outro fator que a distingue dos demais), sendo excluída de reuniões ou atividades sociais da empresa.
Empregado a quem sempre são dadas tarefas menores ou desqualificadas, independente de sua capacidade, o que faz com que ele perca oportunidades de crescimento.
3. Espectadores
Os espectadores são as pessoas que testemunham o assédio, mas que, muitas vezes, não tomam uma atitude para intervir. Eles podem ser colegas de trabalho que presenciam o comportamento do agressor, mas que, por medo de represálias ou por não acreditarem que suas ações farão diferença, escolhem não agir. Em alguns casos, os espectadores podem até concordar com o comportamento do agressor, seja por apoio direto ou passividade.
Exemplos de espectadores:
Colega de trabalho que vê outro funcionário ser humilhado em uma reunião, mas opta por não interferir para não se envolver ou ser alvo do agressor.
Grupo de funcionários que ouve fofocas e boatos maldosos sobre outro colega, mas não confronta a pessoa que espalha as mentiras, permitindo que a situação se agrave.
Time de trabalho que percebe o isolamento de um funcionário e não faz nada para integrá-lo, acreditando que "não é problema deles".
Em muitos casos, a inação dos espectadores acaba perpetuando o ciclo de assédio, criando um ambiente de trabalho tóxico e insalubre.
Conheça tudo sobre o assédio moral, no livro ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: ANÁLISES E AÇÕES ESTRATÉGICAS DE GESTÃO DE PESSOAS, de Mizael Xavier, à venda em e-book na Amazon.
Veja a capa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.