segunda-feira, 2 de setembro de 2024

20 MAIORES HERESIAS DAS SEITAS NEOPENTECOSTAIS E SUA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

20 MAIORES HERESIAS DAS SEITAS NEOPENTECOSTAIS E SUA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Quais são as principais heresias?

A teologia da prosperidade, comum em algumas igrejas neopentecostais, tem sido amplamente criticada por muitos teólogos e estudiosos por distorcer princípios bíblicos fundamentais. Aqui estão vinte das maiores heresias associadas a essa corrente:

1. Deus como um "gênio da lâmpada": A crença de que Deus existe para atender todos os desejos materiais das pessoas, contanto que elas tenham "fé suficiente".

2. Deturpação do conceito de fé: A fé é vista como uma ferramenta para adquirir riquezas e prosperidade, em vez de confiança em Deus e em Sua vontade soberana.

3. Confissão positiva: A ideia de que palavras têm poder sobrenatural para criar realidade, o que leva a afirmações como "fale e você será rico".

4. Teologia da semente: A prática de dar ofertas com a expectativa de que Deus devolverá múltiplas vezes em forma de bens materiais.

5. Exaltação do homem sobre Deus: A crença de que o homem, ao determinar o que quer e "declarar" isso, pode manipular Deus para realizar seus desejos.

6. Promessa de imunidade ao sofrimento: A pregação de que os verdadeiros cristãos não devem enfrentar doenças, pobreza ou qualquer tipo de adversidade.

7. Negação do valor do sacrifício e da cruz: Minimização ou negação do chamado bíblico para carregar a cruz e seguir a Cristo, independentemente das circunstâncias.

8. Manipulação emocional: Uso de técnicas emocionais para convencer as pessoas a darem grandes quantias de dinheiro na expectativa de bênçãos materiais.

9. Prosperidade como sinal de favor divino: A crença de que riquezas e sucesso são indicadores diretos da aprovação de Deus, enquanto pobreza é um sinal de maldição.

10. Falta de ênfase na salvação e arrependimento: A mensagem central do evangelho é frequentemente substituída por promessas de prosperidade.

11. Desprezo pelos necessitados: A ideia de que os pobres são culpados por sua situação por falta de fé, em vez de uma chamada à compaixão e ajuda.

12. Comercialização do evangelho: A igreja é tratada como uma empresa, onde o foco está em aumentar lucros e não em pastorear almas.

13. Idolatria do dinheiro: O dinheiro é exaltado como o maior objetivo de vida, substituindo a devoção a Deus.

14. Autossuficiência: Pregação de que o cristão pode, por si mesmo, determinar e alcançar tudo o que deseja, sem a dependência da graça e da vontade de Deus.

15. Promessa de retorno financeiro imediato: A crença de que Deus é obrigado a dar retorno financeiro rápido para aqueles que doam para a igreja.

16. Substituição da Bíblia por experiências pessoais: Experiências e visões pessoais são tratadas como autoridade maior que a Palavra de Deus.

17. Redefinição de pecado: Algumas práticas pecaminosas são relativizadas ou ignoradas, desde que a pessoa esteja "abençoada" materialmente.

18. Negligência da santidade: A busca por prosperidade é destacada acima do chamado bíblico à santidade e retidão moral.

19. Resistência à correção e crítica: Líderes são apresentados como intocáveis, acima de qualquer questionamento ou crítica.

20. Doutrinação de promessas falsas: Promessa de cura, riqueza e felicidade incondicional a qualquer pessoa que siga determinadas práticas, sem considerar o contexto bíblico e a soberania de Deus.

Essas heresias têm sido amplamente contestadas por teólogos que apontam para uma interpretação bíblica mais equilibrada, que reconhece a soberania de Deus sobre todos os aspectos da vida, inclusive as finanças e o sofrimento.

Quais são as principais seitas da prosperidade?

Aqui estão algumas das principais igrejas brasileiras que pregam a teologia da prosperidade, com as informações solicitadas:

1. Igreja Universal do Reino de Deus (IURD)

Ano de fundação: 1977
Local de fundação: Rio de Janeiro, RJ
Fundador: Edir Macedo
Líder principal atual: Edir Macedo

2. Igreja Internacional da Graça de Deus

Ano de fundação: 1980
Local de fundação: Rio de Janeiro, RJ
Fundador: R. R. Soares
Líder principal atual: R. R. Soares

3. Igreja Mundial do Poder de Deus

Ano de fundação: 1998
Local de fundação: Sorocaba, SP
Fundador: Valdemiro Santiago
Líder principal atual: Valdemiro Santiago

4. Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus

Ano de fundação: 2006
Local de fundação: São Paulo, SP
Fundadores: Agenor Duque e Ingrid Duque
Líder principal atual: Agenor Duque

5. Igreja Fonte da Vida

Ano de fundação: 1994
Local de fundação: Goiânia, GO
Fundadores: César Augusto e Rúbia de Souza
Líder principal atual: César Augusto

Essas igrejas são algumas das mais conhecidas no Brasil por adotarem a teologia da prosperidade em suas pregações. Elas podem praticar algumas ou todas as heresias citadas.

Batalhe pela fé ortodoxa! Judas escreveu:

"Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo" (Judas 1:3,4).

Lutar contra as heresias faz parte da nossa Batalha Espiritual. Conheça tudo sobre o tema no livro BATALHA ESPIRITUAL: UMA LUTA EM DEFESA DA VERDADE, de Mizael Xavier. À venda em e-book na Amazon. Veja a capa:

Conheça outros livros de Mizael Xavier à venda na Amazon em e-book:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.