domingo, 22 de setembro de 2024

COMO O CRISTÃO DEVE LIDAR COM SEUS VÍCIOS?

COMO O CRISTÃO DEVE LIDAR COM SEUS VÍCIOS?

Muitos daqueles que são convertidos a Jesus pelo Espírito Santo, vêm de uma vida repleta de vícios. Quando falamos em vícios, sempre pensamos em cigarro, bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes. Estes, todavia, são apenas alguns dos mais diversos tipos de vícios que todos carregamos. Ainda existem os vídeos em jogo, sexo, pornografia, consumo, fofocas, adultérios, entre tantos outros.

Como vencê-los logo após a conversão? Como superá-los diante de uma recaída? Em primeiro lugar, é imprescindível que você tenha certeza da sua conversão, porque somente aquele que é convertido possui o Espírito Santo e é nova criatura. A carne milita contra o Espírito e o Espírito contra a carne (Gálatas 5:16-25), mas quem ainda não é templo do Espírito Santo, não possui esta luta nem o poder de Deus para resistir e vencer. Se você é crente em Cristo Jesus, já venceu, ainda que o processo de superação dos vícios pareça demorado e haja recaídas.

Aqui estão dez lições bíblicas sobre como o cristão deve lidar com seus vícios e vencê-los. Comece orando ao Senhor e depois siga estas instruções:


Reconhecer a própria fraqueza e buscar ajuda em Deus

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).

O cristão deve reconhecer que sozinho não consegue vencer os vícios, mas com a ajuda de Deus, ele pode superar qualquer fraqueza. É tudo pela graça de Deus. Sem Ele, nada podemos fazer (João 15:5).


Confessar os pecados e receber perdão

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

A confissão é o primeiro passo para se libertar de um vício, permitindo que Deus opere a cura.


Renovar a mente

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).

A mudança de pensamento é essencial para abandonar os padrões destrutivos e adotar uma nova mentalidade em Cristo.


Fugir das tentações

"Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo" (1 Coríntios 6:18).

A Bíblia ensina a evitar as situações que podem levar à tentação, afastando-se das ocasiões de queda.


Andar no Espírito

"Digo, porém: Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne" (Gálatas 5:16).

Ao viver uma vida guiada pelo Espírito Santo, o cristão encontrará forças para resistir às inclinações carnais e vícios.


Fortalecer-se na Palavra de Deus

"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (Salmo 119:11).

O estudo e a meditação na Palavra de Deus fortalecem a alma e oferecem resistência às tentações. Este estudo deva ser seguido da obediência.


Buscar apoio na igreja local

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis" (Tiago 5:16).

O apoio da igreja e a oração de irmãos em Cristo são fundamentais para ajudar a carregar o fardo e vencer o vício.


Submeter-se à disciplina e autocontrole

"Todo atleta em tudo se domina; eles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível" (1 Coríntios 9:25).

A disciplina e o autocontrole são necessários para vencer os desejos desordenados e superar os vícios.


Destruir os ídolos do coração

"Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria" (Colossenses 3:5).

Vícios são muitas vezes resultado de idolatria no coração. É preciso eliminar esses falsos deuses e priorizar a Deus.


Lembrar-se da nova identidade em Cristo

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17).

O cristão deve viver de acordo com sua nova identidade, reconhecendo que em Cristo ele foi liberto de seu antigo eu e de seus vícios.

Essas lições proporcionam um caminho de esperança e restauração para quem luta contra vícios, apontando para a libertação que vem por meio de Cristo. Fuja doa vícios, não encontre desculpas nem justificativas na Bíblia para beber socialmente. Procure se afastar de tudo que te afasta de Deus.

APOIE ESTE MINISTÉRIO!

Considere contribuir com qualquer oferta para o meu ministério. A sua oferta voluntária poderá me ajudar bastante. Caso deseje contribuir, pode fazer isto por meio do meu Pix:

mizaelsouzaxavier@gmail.com (Mizael de Souza
Xavier, Caixa Econômica Federal). Deus abençoe grandemente a sua vida. Muito obrigado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.