terça-feira, 2 de abril de 2013

UMA CARTA AOS ATEUS



Queridos ateus.

O fato de os vocês afirmarem com tanta absoluta certeza que os crentes são pessoas ignorantes, sem instrução, manipuladas, sem cultura, burras e coisas do gênero, é apenas um testamunho contra vocês mesmos. Crendo desta forma, vocês é que demonstram total ignorância e preconceito, estigmatizando o crente baseado naquilo que o ateísmo acredita: que somente pessoas ignorantes e sem cultura podem conceber a ideia de Deus. Se formos levar em conta a questão "QI" dos crentes, o que fazer com tantos professores, filósofos, psicólogos, sociólogos, médicos, juízes, políticos, matemáticos, estudantes e trabalhadores letrados de diversas outras categorias que creem na existência de Deus e em Jesus Cristo? São pessoas sem instrução, sem cultura, sem base científica, sem raciocínio lógico? Tais pessoas, com tanto estudo e experiência de vida, podem realmente ser consideradas manipuláveis e serem chamadas de imbecis? O argumento ateísta não se sustenta.

Vocês ateus condenam a crença na existência de Deus tomando por base os excessos praticados pelo homem pretensamente em nome de Deus, como a inquisição católica e a vergonhosa Teologia da Prosperidade protestante, com seus falsos pastores, bispos e apóstolos engordando suas contas bancárias com os dízimos dos fiéis  que são igualmente corrompidos pela sede de dinheiro. Vocês não conseguem conceber uma religião que "manipula" as pessoas, que faz "lavagem cerebral" nelas, que produz intolerância, guerras e miséria. Claro que há inúmeros casos que de fato comprovam essas práticas, mas a regra não é esta. A Igreja do Senhor não é uma religião, Cristo não é o cristianismo e nem tudo aquilo que o povo fala e faz é da vontade de Deus. Os homens erram, pecam, principalmente quando se acham imbuídos de um poder tão supremo, que é o poder de Deus. Eles se veem no direito de reprimir, oprimir, humilhar, maltratar, discriminar e até mesmo matar, achando que assim estão fazendo a vontade de Deus. Leso engano. Deus não está com eles.

Vocês, pobres ateus, teriam de ser cheios com o Espírito Santo para compreenderem a Palavra de Deus; deveriam fazer parte do corpo de Cristo como crentes lavados e remidos para entender o que de fato é a Igreja do Senhor. Vocês precisariam enxergar o cristianismo que a mídia não mostra, um cristianismo de misericórdia, de amor, de libertação, de salvação, de esperança, de paz, de fé. Vocês teriam que se considerar loucos para entender a sabedoria que vem do alto, a sabedoria da cruz de Cristo, a "loucura da pregação". Não cabe em suas mentes soberbas e arrogantes a realidade da existência de um Deus de amor, um Deus eternamente salvador. Vocês ateus, criaturas tão amadas por Deus, teriam de abrir mão de sua pretensa cultura da supremacia da razão para se humilharem diante da poderosa presença do Senhor.

Ateus, escutai! Que cultura racional é essa que vocês pregam capaz de substituir a cultura da religião, a existência de Deus, que poderia trazer paz ao mundo? Cultura de quem? Se for de alguém, de algo, já é uma nova crença e ainda por cima fundamentalista, reacionária, como algo do tipo: SEM NOSSA CULTURA RACIONAL NÃO HÁ SALVAÇÃO! Vocês querem apenas trocar seis por meia-dúzia, uma crença pela outra, a dos cristãos pela de vocês. Absurdo! Tanto a crença na existência de um só Deus quanto o politeísmo e o ateísmo existem desde o princípio das eras. No fim, quem sobreviverá? Quem estará certo? Se houver a possibilidade de Deus não existir, o que os crentes terão perdido por crer nele? Nada! É maravilhoso crer em Deus, amá-lo, servi-lo, esperar nele. Mas e se Ele de fato existe, como de fato cremos ser verdade? O que os ateus perdem? Eles perdem a sua alma!

Por parte eu compreendo a escolha do ateu pelo seu racionalismo em detrimento da verdade bíblica. Entregue aos seus próprios pensamentos, sentimentos e ações, o ateu pode construir seu próprio caminho, ter sua própria moral, forjar sua própria ética, baseado em sua cultura, sua razão, sua vontade. Ele não precisa ser "regulado" por mandamentos divinos que falam de pecado e de arrependimento; que dizem ao homem o que ele deve ou não deve fazer. O ateu está livre para determinar qual o seu próprio certo e qual o seu próprio errado, o seu próprio bem e o seu próprio mal. Se não há Deus, se a Bíblia é uma fraude, então não existe pecado. E se não existe pecado, também não existe condenação nem castigo. E se não existe condenação nem castigo, então não existe inferno. E se não existe inferno, aí tudo é carnaval. Vinde! Comamos, bebamos que amanhã morreremos. Carpe Dien! Vamos, negociemos, sejamos felizes, façamos o bem (mas o que é o bem), derrotemos o mal (mas o que é o mal?). Pobres ateus sem rumo, sem Deus, sem esperança, sem vida... 

Ateus, ateus... Ah, ateus... Vocês desprezam a Bíblia porque nela encontram aquilo que não desejam: a voz de Deus falando aos seus corações, dilacerando seu espírito, revolvendo toda podridão que existe dentro de vocês (e de mim!). Mas como não crer em Deus? Como preferir olhar para um macaco e dizer: "Ei, olha meu parente ali!", do que olhar para o céu e afirmar: "Ei, meu Pai está lá e cuida de mim!". Insanidade! Loucura! Viver sem Deus é viver na escuridão, carregando uma lanterna chamada "ego", uma lanterna cega que só conduz à contradição de uma vida vã e vazia. Pode o copo encher-se sozinho? Nada somos sem Deus, sem a sua Palavra. Não consigo imaginar aquele grande dia, quando Jesus Cristo vier nas nuvens com sua corte de anjos, maravilhoso. Ele descerá e os mortos ressuscitarão: os seus para a vida eterna e os que se mantiveram rebelde, para a perdição eterna. Lá estarão os ateus e os falsos crentes, como também os idólatras, os feiticeiros, os sodomitas, os homicidas e os mentirosos que não creram em Cristo e morreram em seus pecados.

Desculpem-me, queridos ateus, mas o Deus de amor que eu creio vale muito mais que suas teorias racionais, que seus ataques histéricos de cólera contra os crentes, que seus xingamentos, que sua pretensão, que sua arrogância em discriminar os crentes. Jamais abandonarei a minha fé no Deus invisível, porque o ateísta visível que me estende a mão hoje, amanhã pode me abandonar. Deus jamais me abandona, ainda que eu o deixe de lado, ainda que eu seja infiel. Vocês jamais poderão mudar o mundo com suas teorias antropocêntricas, pois o ateísmo jamais evitou mortes, miséria, opressão. Sem Deus, tudo está perdido. Vocês estão perdidos, nas trevas, cegos, caminhando num abismo rumo a outro abismo. O fim de vocês será trágico, trágico...

Mas eu lhes trago uma boa nova de grande alegria que o será para todo o povo ateu: Jesus Cristo, nosso Deus e salvador lhes ama e quer salvá-los! Creiam! Deixem de lado suas teorias darwinianas, deixem de lado sua arrogância e creiam que Deus tem salvação para lhes dar! Ele ama a todos vocês. Orem a Deus, quebrantem-se, arrependam-se dos seus pecados e tenham um encontro pessoal com Cristo. Experimentem ser novas criaturas, filhos de Deus, herdeiros do céu, amados do Pai. Joguem-se nos braços de Deus e permitam que Ele cuide das suas feridas existenciais. Ainda há tempo. Ainda há tempo.

Com carinho,

Mizael de Souza Xavier.



6 comentários:

  1. Que dizer de Galilei,Newton,Einstein.Seriam estes gênios pessoas destituídas de cultura...A ponto de se maravilharem ante descobertas feitas com relação ao Universo...Infeliz declaração,a que rotula o cristão com alguém despojado de capacidade racional....

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, não tenho a mesma crença que voce.
    Mas acredito que o importante é o que FAZEMOS para quem está ao NOSSO LADO.
    Então vamos diminuir as discussões e partir para a PRÁTICA.
    Quem poderemos ajudar hoje ?

    Abç

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz amado, bom tema e ótimo comentário. Desde já eu oro a Deus, para que os ateus a quem respeito muito, leiam esta postagem e possam ser convencidos pelo Espírito Santo e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que mensagem abençoada, parabéns irmão e amigo Mizael. Gostei muito, DEUS te abençoe e continue lhe dando inspiração para escrever mensagens tão exatas e corretas quanto esta. DEUS abençoe você, sua família e ministério.
    Missionária Rosa Patrícia.

    ResponderExcluir
  5. Amém por essa inspirada mensagem! Eu tenho pena desses Ateus e devemos orar por eles para que se convertam, porquê, enquanto há vida, há esperânça.

    ResponderExcluir
  6. Sou ateu e seu texto é bonitinho, mas senti muita vergonha ao ver como falha em sua "sabedoria". Alguns ateus podem se encaixar nesse perfil que descreve, assim como a descrição de qualquer outro estereotipo pode ser encontrado aleatoriamente e ate em boa porcentagem sendo que a construção de estereótipos, em alguns casos utilizam-se de bases estatísticas - uma ciência lógica. Nao sou ateu por pensar sobre os que crêem como sendo ignorantes ou algo do tipo. Contrario a isso e não sei se sabe, ateísmo é ausência de "teo", nao vejo um bom uso da palavra crença para tal ato, pois no meu caso foi o simples fato da existência de qualquer divindade ser ilógica. O único julgo que eu poderia fazer quanto a qualquer pessoa que crê em qualquer divindade -esclareço que divindades a quem me refiro, sendo tais como: Deus, Cristo, Kishna, Oxum, Lucifer ou o diabo como popularmente é conhecido, só posso presumir que a pessoa ou é desprovida de senso lógico ou escolhe quando aplicá-lo deixando lacunas para um auto engano e ou o fato de crer em uma divindade é a forma que encontrou para sentir o que alguns cristãos chamam de "espirito santo", estado no qual alguns encontram em outros meios. Particularmente, para mim foi dificil a transição de alguem que tinha uma crença para o estado acordado dotado de plenas faculdades mentais usando o cérebro sem desperdiçar sinapses para evitar a lógica. Algumas pessoas sao felizes usando drogas, outras sao felizes indo a igreja, eu sou feliz por compreender minha existência sem ter que recorrer a teorias absurdas e ilógicas, usando minha experiência vivêncial e um estado lógico critico para formar meus conceitos e entender o mundo. Eu não enxergo nem mesmo os ilógicos como ignorantes, meu estado de consciência estaria sendo traído e ignorado caso eu usasse minha própria sabedoria para julgar e classificar os outros. Viver em sociedade é um ato complexo que se torna mais prazeroso se nos permitimos aceitar e compreender toda forma de existência, desde os que acreditam em fantasmas, aliens, deuses, etc. até àqueles que preferem viver de olhos e ouvidos alerta. Desça de seu olhar critico segregativista e pratique a tolerância, o acolhimento e o próprio amor que as religiões tanto pregam entretanto parece que não sabem o que é, só dissertam sobre. Quando disser a qualquer ser humano, vá com Deus, esteja preparado para ouvir um saravá, axé ou um que Oxalá te acompanhe sem rancor ou qualquer negação, pois têm eles o mesmo direito que você de praticarem sua fé. Que sua lógica se abra diante de teu saber e enquanto isso não acontece, encontre felicidade em sua crença e para além disso, faça com que as pessoas sejam felizes, sendo elas crentes ( de qualquer deidade) ou não. Tente gastar seu tempo praticando a tolerância e a aceitação de todas as formas de vida.

    ResponderExcluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.