sábado, 13 de abril de 2013

O BEIJO




Um belo filme americano, Uma linda mulher, mostra um tema muito sensível dentre tantos outros abordados: o beijo! A atriz principal, Julia Robert, interpreta uma garota de programa que se envolve emocionalmente com um homem, alguém que, a princípio, deveria ser apenas mais um cliente. Embora alertada por sua amiga a jamais beijá-lo na boca, ela se deixa levar pela emoção d surge daí uma paixão, uma linda história de amor. Nota-se que o ponto crucial, o momento de partida foi o beijo. Ela poderia estar fantasiando um romance com aquele homem, pensando como seria bom estar apaixonada por ele, imaginando mil histórias de amor ao seu lado, mas todas seriam apenas sonhos, jamais se concretizariam se ela não tivesse se entregado ao beijo que a tudo faz calar. O beijo dado selou o seu destino, reconfigurou seu futuro, transformou-o.
            Por que tanto cuidado com o beijo? Por que essas duas mulheres insistiam em jamais beijar seus clientes na boca? Que poder é esse que se esconde por detrás de um simples tocar de lábios, um mero compartilhar de fluidos? Se os corpos se tocam, se unem num ato de puro prazer, por que um beijo traria algum problema? Não é o ato sexual mais profundo que um beijo, mais sério, mais comprometedor? Então, que mal um beijo dado na boca pode causar para duas pessoas?
            Podemos afirmar uma coisa com toda certeza: o problema não é o mal que o beijo possa vir a causar, mas o bem que ele com certeza faz. O beijo é uma arma tão poderosa que é capaz de fazer derreter o coração do mais duro guerreiro. O beijo é um instante mágico que se prolonga no tempo exato que durar o desejo e a paixão dos que se beijam. Não existe coisa mais prazerosa que se perder de amores no molhado dos beijos de quem amamos. O mundo para de girar, o som no universo silencia-se, os problemas e preocupações desaparecem e, finalmente, podemos infringir a lei da gravidade e voamos sem criar asas, sem tirar os pés do chão. Beijar é um ato de pura beleza, de grandeza. Os animais se lambem, mas somente nós, seres humanos, beijamos e nos deliciamos com a ternura de um beijo doce.
            Os cientistas há muito já descobriram uma realidade: o corpo fala. Muitos estudos já foram realizados e vários livros já foram escritos sobre assunto, em especial o de Pierre Weil. O corpo, em todas as suas manifestações, quer sejam quotidianas ou artísticas, está repleto de sinais, de palavras escondidas que dizem com clareza o que estamos pensando e sentindo, mesmo que as palavras que saiam da nossa boca digam totalmente o contrário! O corpo denuncia nossa preguiça, nossa tara, nosso desejo, nossos sonhos, nosso estado de espírito, nossos sentimentos mais profundos... Um olhar acurado sobre nosso interlocutor poderá nos mostrar o que ele pretende muito antes que ele o diga. O corpo se transforma quando estamos alegres, tristes, eufóricos, cansados, abatidos, desconfortáveis, apressados, inquietos, confusos, displicentes, arrogantes... O corpo não permite que nosso interior se cale! Se os olhos são o espelho da alma, o que diríamos do corpo inteiro? Ele é a própria alma!
            O beijo, assim como o corpo, também possui uma capacidade imensa de expressão. Ele é capaz de dizer muitas coisas, e de mostrar outras tantas. Quando duas bocas se tocam, o beijo que elas produzem está repleto de uma gama de sentimentos: curiosidade, ansiedade, desejo, paixão, amor... Todos eles gritam dentro de nós e querem, num beijo, se manifestar. Quando chegamos a beijar alguém, o desejo de beijar já continha todos esses sentimentos, isto é, o beijo já acontecia dentro de nós. A expectativa promove a intensidade do beijo que será dado, e a química que irá rolar neste momento mágico decidirá o destino de duas vidas... E é neste instante que tudo aquilo que pensávamos e sentíamos é comprovado.
Quando nossos olhos encontram nos olhos de outro alguém a possibilidade de amar, quando nos apaixonamos e fantasiamos momentos maravilhosos ao lado desse alguém, criamos dentro de nós certas emoções e expectativas que clamam para serem supridas. Imaginamo-nos nos seus braços, fantasiamos como será o seu beijo, flutuamos acima das nuvens, nos entregamos a divagações e meditações hipnóticas. Se falamos, falamos neste alguém; se pensamos, pensamos neste alguém. Tudo o que nos envolve, toda a nossa vida, nossas ações, nossos sonhos passam a girar em torno desta pessoa que escolhemos para amar. Mas se isso tudo acontece, porque muitos sonhos não ultrapassam os limites do primeiro beijo? Por que muitos amantes esfriam depois que se beijam pela primeira vez?
O beijo é a resposta que precisamos para ter a certeza daquilo que sentimos. É o beijo que decide nosso futuro, que escancara nossa alma, que comprova a veracidade dos nossos sentimentos. Por mais eufóricos e apaixonados que estejamos, se durante o primeiro beijo não rolar aquela química tão necessária e inexplicável, os castelos que construímos dentro de nós desmoronam-se aos poucos. Não há como encontrar uma razão certa para isso. Como podemos estar completamente apaixonados antes de um beijo e totalmente frios logo após? Como podemos enxergar em uma pessoa alguém que é a nossa razão de viver e muito mal pensar nela depois de provar dos seus beijos?
É esse o poder do beijo! Podemos enganar as pessoas, dizer que as amamos, que sentimos prazer, que as desejamos... Mas o beijo decidirá o que é verdade e o que não passa da mais pura mentira. Se existe amor, o beijo será dado com amor; se existe paixão, o beijo estará repleto de paixão; se existe carinho, o beijo será extremamente carinhoso. Ele reflete o nosso interior e denuncia a nossa frieza. Pode-se até arriscar uma falsa tentativa de maquiá-lo, mas o sabor que deixará logo denunciará sua falsidade, assim como o beijo da traição dado em Jesus por Judas. O beijo falará, gritará, protestará!
Ele dirá: Não se iluda comigo! Beijo dado sem sentimento é pura ilusão.
            Para que o beijo ecoe na alma, ele precisa ser perfeito. E quando o beijo é perfeito? Quando ele está repleto de verdade, de sinceridade, de desejo, de paixão. Esse beijo não é dado somente com a boca, mas com todo o nosso ser, nossa força espiritual e emocional. O beijo perfeito pode até ser esteticamente desengonçado, mas o terremoto que ele causa nos corações é o mais importante de tudo. A maior prova para sabermos se quem dizia nos amar já não nos ama mais é o beijo. Se ele não for dado de corpo e alma, o que estava quente se esfriou. Se, ao se beijarem, ambos não desejam ardentemente que o tempo pare para que aquele beijo seja eterno, mas repetem apenas mecanicamente todo o gestual do ritual do beijo, é sinal de que, dentro do coração, esse beijo já está morto.
            Não importa se o beijo é curto ou longo, seco ou molhado, suave ou forte, com sabor de manhã ou de hortelã, o que importa é que ele seja puro, que traga a certeza de que aqueles que se beijam se amam, se desejam. Importa que o beijo seja a voz da alma gritando a plenos pulmões Eu te amo! Importa sentir o perfume, o sabor do mel, a suavidade da pele e desejar jamais largar aquela boca, jamais matar a sede em outra fonte. O beijo nos mantém vivos e fortes. O beijo é sadio, é um exercício para a mente, para o corpo e para o coração. O beijo é sinal de amor, é uma canção. Ele é o princípio que desconhece o fim. Ele é o meio que jamais deveria acabar. Ele revira o fundo do oceano do nosso coração e traz à tona o que de maior e melhor possa existir dentro de nós. O beijo é o corpo e a alma cantando a uma só voz.

ESTE TEXTO FAZ PARTE DO LIVRO QUE VOCÊ PODE ADQUIRIR PELA AMAZON EM FORMATO E-BOOK:



CONHEÇA E ADQUIRA OS MEUS OUTROS LIVROS DE POESIA EM FORMATO DE E-BOOK PELO SITE OU PELO APLICATIVO DA AMAZON.COM.BR. VEJA ALGUNS DELES:






















4 comentários:

  1. Somente os poetas conseguem descrever com tanta preciosidade aquilo que é comum para outros. Belo texto.

    ResponderExcluir
  2. excepciónal quanta clareza,so um poeta mesmo

    ResponderExcluir
  3. Magnifica descrição verdadeira espetacular é assim mesmo que nos sentimos neste maravilhoso universo chamado "AMOR",parabéns poeta que a cada dia esse dom se aperfeiçoe mais e mais

    ResponderExcluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.