segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PRECIOSOS MANDAMENTOS


EM BREVE O LANÇAMENTO DO LIVRO:
"Preciosos mandamentos: vivendo os mandamentos da Bíblia 365 dias do ano"

Leia abaixo a apresentação e aguarde!!!

Apresentação

                Você provavelmente já deve ter ouvido falar e até mesmo já tenha em sua casa a “Bíblia das Promessas.” É uma publicação da Bíblia em que todas as promessas de Deus para o seu povo estão grifadas e são inúmeras. As promessas de Deus nos servem como um porto seguro, uma esperança de que dias melhores virão. Elas nos desafiam a confiar no Senhor e a esperar nele, porque Ele não mente e nas suas promessas não poderá haver impossíveis.
É muito bom saber que temos um Deus maravilhoso que cuida de nós, que deseja nos cobrir com as suas ricas bênçãos e jamais nos abandona. É confortante abrir a Bíblia em meio a grandes crises pessoais e ler Deus falando conosco, nos consolando, dizendo que devemos tão somente crer nele e confiar, que no tempo certo a resposta virá. O que seria de nós sem as promessas de Deus? Como viveríamos sem a certeza de que Ele há de fazer muito mais do que tudo que lhe pedimos ou pensamos, sem crer que coisas melhores ainda virão e que somos apenas forasteiros neste mundo?
Mas a Bíblia não é feita apenas de promessas, de garantias de bênçãos e vitórias. Nos mesmos textos onde encontramos Deus nos dizendo que Ele estará conosco, podemos sempre encontrar uma condicional, um “Se”. Não que o amor de Deus seja condicional, mas somente poderemos desfrutar daquilo que Ele tem para nos dar se de fato andamos nos seus caminhos, se verdadeiramente somos seus filhos e o obedecemos. O Salmo 37 contém inúmeras promessas de Deus para nós: “Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor e ele satisfará aos desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará” (vs. 3-5). Para ter a realização das promessas das bênçãos de Deus é preciso “confiar” nele, “agradar-se” dele e “entregar” a Ele o nosso caminho.
O salmo 91, onde a maioria das Bíblias fica aberta nos lares, traz inúmeras promessas de bênçãos do Senhor, como livramento, segurança, resposta a oração, longevidade e salvação. Todavia, com algumas condicionais: é preciso habitar em Deus, fazer dele o nosso refúgio, apegar-nos a Ele e invocá-lo (vs. 1,2,9,14,15). O texto de 2 Crônicas 7:14 exemplifica o “se” de Deus: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” Portanto, as promessas de Deus são muito mais que riquezas reservadas nos cofres celestiais a espera da nossa fé e da nossa petição. Elas são para aqueles que crêem em Deus, que confiam nele, que andam nos seus caminhos, que obedecem a sua Palavra.
Se você espera as bênçãos de Deus, saiba que Deus espera que você obedeça aos seus mandamentos. E a Bíblia está repleta deles. Infelizmente ainda não temos no mercado literário uma “Bíblia dos mandamentos”, com todos os mandamentos de Deus para o seu povo em letras vermelhas. Será que uma publicação desse gênero faria tanto sucesso quanto aquela Bíblia com todas as promessas de Deus grifadas? Mas o fato é que Deus tem mandamentos para o seu povo seguir, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Assim se expressa Paulo aos crentes de Roma: “Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo e justo e bom” (Romanos 7:12). E os mandamentos de Deus para nós não são penosos (1 João 5:3), e devem ser observados e guardados (Salmos 99:7; Provérbios 4:4; Eclesiastes 12:13).
Este livro traz um desafio: partindo de alguns mandamentos tirados do Novo Testamento, a cada dia do ano seremos levados a meditar naquilo que Deus espera de nós. Nesses mandamentos encontramos a vontade diretiva de Deus para nós e podemos saber em que devemos obedecê-lo. Somente conhecendo a Deus e a sua vontade para a nossa vida é que poderemos crescer como cristãos e glorificá-lo. O desafio é abrir o livro a cada dia e ler o que Deus tem para nos falar. Cada dia nos desafiará a revermos nossos conceitos, nossos atos, nossos pensamentos e nossas palavras. Depararemos-nos com mandamentos que dizem respeito a nossa atitude para com Deus e com o próximo e seremos levados a reavaliar onde estamos errando e reafirmar onde já estamos acertando. Conhecendo os mandamentos de Deus – alguns deles – saberemos a melhor forma de servi-lo. Como servir a Deus sem entender o que Ele espera de nós?
Existem algumas coisas que não podemos esquecer ao pensarmos nos mandamentos de Deus para nós e é bom você entender isso antes de ler este livro: Cristo já cumpriu todos os mandamentos e promessas de Deus através do seu ministério: vida, morte, ressurreição, assunção aos céus e iminente volta. Aquilo que eu e você jamais poderíamos cumprir por causa da nossa condição humana e pecadora, Cristo cumpriu por nós na cruz e nos Deus o perdão dos pecados e a salvação eterna. Cumprir os mandamentos de Deus não nos dá a salvação nem nos torna mais santos. A salvação nos é dada pela graça de Deus, por meio da fé em Cristo, independente das nossas obras (Efésios 2:8,9). Em Cristo somos justificados (Romanos 3:24) e a nossa obediência a Ele é fruto da nossa conversão, da poderosa obra do Espírito Santo em nós. Não obedecemos para ser salvos, mas porque somos salvos, obedecemos.
Quando obedecemos a Deus devemos entender que isto só é possível por causa da sua graça, porque a nossa vontade humana é tendenciosa para o pecado (leia o capítulo 3 de Romanos). Tudo de correto e justo que possamos praticar só é possível porque Deus opera em nós com seu poder: “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porem muito mais agora na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em voz tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:12,13). Não somos santos porque somos bons, mas porque o Deus Santo e Justo nos santifica por meio do sangue de Cristo e nos purifica de todo pecado. Esteja, portando, certo de que está debaixo do sangue de Cristo, vivendo na graça de Deus, caso contrário, cumprir os mandamentos aqui descritos, será mera religiosidade.
Então, se você adquiriu este livro é porque já aceitou o desafio. Este é apenas o primeiro e maior passo. Para cada dia do ano você encontrará um mandamento de Deus para você, seguido de outros que vale a pena consultar na sua Bíblia e observar também. Antes de ler, ore e peça a Deus para abrir o seu entendimento e o seu coração para a sua voz; e depois de ler o que Deus tem para lhe falar, ore mais uma vez pedindo a graça de colocar em prática aquilo que aprendeu e compartilhar com as pessoas ao seu redor o que Deus tem lhe falado e feito na sua vida. Que o Espírito Santo de Deus te ilumine e o Senhor Jesus cumpra toda a vontade de Deus para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.