segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

10 COISAS QUE SÓ UM FUMANTE PODE FAZER POR VOCÊ


Se você acha que o fumante é alguém que não tem nada para nos ensinar ou que nada pode fazer por nós, está redondamente enganado. Eis dez coisas que somente um fumante pode fazer por mim e por você.


1)    Se for uma mulher e estiver grávida de você, poderá lançar em seus pulmões uma fumaça com milhares de substâncias altamente tóxicas, comprometendo a sua saúde física e mental de maneira irreversível, em muitos casos. Com certeza não ligará para o fato de que você possa ser abortado ou nascer com deficiência mental.
2)    Ainda sendo mulher, poderá segurar-lhe nos braços enquanto fuma e conversa com uma amiga, fazendo com que você “fume duas vezes” e tenha 30% a mais de chances de contrair doenças diversas provocadas por essa exposição involuntária ao tabaco. Talvez até fume enquanto lhe dá banho ou troca as suas fraldas.
3)     Se for um homem, principalmente seu pai, ele poderá fazer como a sua mãe, fumando na sua presença enquanto você mama, almoça, brinca, vê televisão, estuda... Os males que lhe acometerão você já pode imaginar. Ambos insistirão em dizer que lhe amam.
4)    Enquanto lhe ensina o be-a-bá, um fumante professor poderá lhe dar lições para a vida, como não falar durante a aula, respeitar os coleguinhas, não depredar a escola, etc., enquanto fuma copiosamente nos intervalos, enchendo o ar de fumaça e o chão de pontas de cigarro.
5)    Um fumante médico poderá lhe receitar remédios para diversos males, dar-lhe dicas sobre uma alimentação saudável, prevenir-lhe contra as doenças provocas pelo uso de entorpecentes e outras substâncias tóxicas, além de incentivá-lo à prática de exercícios físicos, acendendo pouco depois um belo cigarro e enchendo os próprios pulmões de doenças terríveis.
6)    Numa parada de ônibus, um fumante poderá se posicionar a favor do vento que sopra sobre você e inúmeras outras pessoas que esperam pelo transporte. Ele fumará sem se importar se está ou não incomodando, se ali existe alguém alérgico a fumaça, se está ou não ferindo o direito à vida das outras pessoas; afinal, ali é um local público, aberto, e ele está no seu direito. Não há o que reclamar.
7)    Em um hospital ou qualquer outra repartição pública onde seja necessário formar uma fila, o chão es os batentes poderão estar marcados de queimaduras provocadas por pontas de cigarros jogadas ao longo do percurso da fila. Embora as proibições estejam cada vez mais severas, ainda é possível observar este fenômeno que somente o fumante pode proporcionar.
8)    Um fumante poderá lhe convencer através de explicações surrealistas que fumar não é prejudicial à sua saúde. Para isso, ele invocará a memória de algum parente que morreu de velhice e que fumava desde criança, não levando em conta, é claro, as estatísticas comprovadamente científicas do número de pessoas que morrem no mundo (oito pessoas a cada minuto) vítimas de doenças provocadas pelo fumo.
9)    Um fumante mais incauto poderá atear involuntariamente fogo a um posto de gasolina, um prédio ou uma floresta, simplesmente porque quis se livrar de sua ponta de cigarro flamejante.
10) Um fumante, através do seu mau exemplo e da sua propaganda a favor do fumo (até mesmo na mídia!), pode lhe influenciar ao vício do cigarro, mesmo se você tiver apenas 12 anos de idade ou menos. Ele pode lhe incentivar a jamais fumar, mas fará isso lhe dando baforadas de cigarro na cara.

Se você conhece mais preciosas lições e maravilhosas atitudes que somente podem ser repassadas por um fumante, ajude a aumentar esta lista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.