domingo, 24 de fevereiro de 2013

COMO LER E ESTUDAR A BÍBLIA - princípios básicos


Introdução

Amados, o objetivo deste pequeno esquema é ajudá-los a estudar e compreender melhor as verdades da Palavra de Deus e aplicá-las na sua vida de maneira correta e eficaz. Antes, porém, de adentrar em qualquer estudo bíblico é preciso orar e pedir a Deus sabedoria espiritual para discernir as suas verdades e compreender a sua vontade. Então, orem e peça ma Deus que os auxilie neste estudo e os leve a conhecê-lo melhor através da sua revelação específica: a Bíblia.


I – Aspectos gerais do livro a ser estudado.

1)    Busque informações sobre a comunidade ou povo de quem o livro trata ou a quem a carta é dirigida, no caso das epístolas. Quem são essas pessoas? Quais são os seus aspéctos políticos, econômicos, sociais, comerciais, religiosos, espirituais, etc.?
2)    Analise o contexto em que o livro foi escrito: o contexto histórico (Quando foi escrito?), o contexto cultural (Que povo? Que cultura?) e o contexto circunstancial (O que se passava? Qual o motivo do conteúdo do livro?).
3)    Procure entender quais os motivos que levaram o autor a escrever.

II – O autor.

1)    Quem é o autor do livro?
2)    Note os títulos com os quais o autor se apresenta.
3)    Como é o seu modo de ser e de agir?
4)    Ele é apenas um espectador ou participou da narrativa?

III – Os pontos positivos e negativos.

1)    Positivos: Que pontos positivos conseguimos encontrar nos personagens da narrativa e no seu contexto?
2)    Positivos: Quais são os seus problemas, suas tensões, seus conflitos?

IV – A apresentação da Trindade.

1)    Veja como Jesus é apresentado, juntamente com o Pai e o Espírito Santo. No caso do Antigo Testamento, procure encontrar os textos que tipificam Cristo. Compare, por exemplo: Isaías 7:14 com Mateus 1:23.
2)    Anote as dúvidas que permanecem e procure esclarecê-las.

V – Aplicação.

Aplique à sua vida tudo o que foi lido, estudado e aprendido, levando em conta o contexto histórico, cultural e circunstancial. Medite: Sendo a Bíblia a revelação de Deus e da sua vontade para nós, como aplicar na nossa vida textos como Josué 7:24-26 e 1 Coríntios 14:34,35? A resposta a esta pergunta revela a necessidade do estudo e da aplicação corretos da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.