quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

PORTA LARGA OU PORTA ESTREITA: POR QUAL CAMINHO VOCÊ TEM ANDADO?


PORTA LARGA OU PORTA ESTREITA: POR QUAL CAMINHO VOCÊ TEM ANDADO?
#MizaelSouzaXavier

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mateus 7:15).

É interessante como esta exortação do Senhor vem logo após aquela em que nos exorta a entrar pela porta estreita para que tenhamos vida (vs. 13,14). A porta larga conduz a um caminho fácil, cujo final é a morte. Desde a época de Jesus e a era apostólica até os dias de hoje, pregadores têm se levantado para apresentar um tipo de evangelho que pode ser definido como "evangelho da porta larga". Ele dispensa a necessidade e os resultados do sacrifício de Cristo na cruz e elimina a cruz que cada um precisa carregar (compromisso integral com o Senhor) e que requer livrar-se do peso do pecado. Até mesmo as pregações mais sinceras a respeito da salvação pela fé em Jesus Cristo têm ocultado o preço a ser pago, não para seguir a Jesus, mas por seguir a Jesus. Para que sejamos reconciliados com Deus e alcancemos a salvação eterna, Jesus pagou um alto preço ao verter seu precioso e imaculado sangue no madeiro. Este preço nos "comprou" para Deus (cf. 1 Coríntios 6:20; 7:23; Atos 20:28; Gálatas 3:13; Hebreus 9:12; Apocalipse 5:9).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO QUAIS SÃO OS SEUS INTERESSES NA IGREJA?

O "evangelho da porta larga" é aquele que diz: "Vinde como estás", sem acrescentar: "Mas não permaneça desse jeito". É o evangelho que nos apresenta Jesus como um bom amigo, mas não o revela como Senhor; que promete que Ele nos livrará de todos os nossos problemas, mas não diz que o nosso problema real é o pecado e é dele que o Senhor veio nos libertar. O apóstolo Paulo escreveu: "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados" (Colossenses 1:13,14). O falso evangelho da porta larga, porém, não tem interesse em nada que não seja deste mundo, que não se possa tocar aqui e agora: bênçãos materiais, prosperidade financeira, saúde total e felicidade plena.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO COMO SABER SE VOCÊ É UM FALSO PROFETA?

Os falsos profetas denunciados pelo Senhor Jesus apresentam-se como santos e, em alguns casos, chamam-se de apóstolos. Eles carregam boas intenções nas suas palavras, porque, aparentemente, preocupam-se com a vida dos seus fiéis, oferecendo-lhes um evangelho de facilidades e vitórias, por meio de uma mensagem antropocêntrica e triunfalista. Aqui vale aquela máxima: nem tudo que reluz é ouro. Uma fé que está centrada nas conquistas deste mundo é a pavimentação da estrada que leva para o inferno. Assim nos exorta o apóstolo João: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente" (1 João 2:15-17).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO FALSOS PROFETAS NA IGREJA

O Senhor Jesus também mostra que é possível distinguir esses pregadores, que são verdadeiros lobos em pele de ovelhas: eles são conhecidos pelos frutos que produzem (Mateus 7:16-20). Que frutos são produzidos por quem prega mentiras para desviar o pecador do caminho estreito e levá-lo a trilhar o caminho largo? Podemos pensar em três pontos: fé, caráter e comportamento. Eles são maus, portanto, seus frutos são igualmente maus. Tudo aquilo que não provém da verdade não se sustenta, não produz bons resultados. Uma fé mentirosa só produz morte espiritual. Eles oferecem destruição embrulhada em papel colorido. Sobre isto, temos o alerta do apóstolo Paulo: "Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos" (Romanos 16:17,18).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO HERESIA E APOSTASIA

A entrada larga e o caminho espaçoso podem agradar os olhos num primeiro momento, mas aos poucos, aqueles que entram por ele acabam percebendo que é uma viagem para longe de Deus. Alguns só descobrirão isso quando não houver mais possibilidade de retornar e entrar pela porta estreita. De nada valerá a sua religiosidade, seus rituais, suas obras de autojustiça, suas vitórias terrenas. Não se pode entrar pela porta larga nem andar pelo caminho estreito esperando encontrar Deus na viagem e a vida eterna no final. Uma citação atribuída ao reverendo Hernandes Dias Lopes, lança um alerta: "O inferno existe e fica no final de uma vida sem Cristo". A porta larga é uma vida sem Cristo ou uma fé em Jesus Cristo sem as reivindicações do Evangelho, um cristo genérico, "made in Hell" e que para a danação eterna leva os seus seguidores.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO A CENTRALIDADE DE CRISTO NA PREGAÇÃO

Se queremos a vida eterna, o caminho é apertado e não é possível seguir por ele com o fardo dos nossos pecados atados à nossa alma, como bem exemplificou John Bunyan, no livro "O peregrino". É preciso que nos livremos desse fardo e o único jeito de fazer isso é olhando para a cruz de Cristo. Nela, temos completa redenção, quando justificados pela graça de Deus, mediante a fé. Foi na cruz que o Senhor cravou o escrito de dívida que era contra nós e nos libertou da lei do pecado e da morte (Colossenses 2:13-15; Romanos 8:1,2). Os lobos devoradores não apresentam essas verdades, mas uma versão falsificada de Jesus, que não salva e que tolera o pecado. É importante pensar a respeito dessas coisas, porque aqueles que seguem o "evangelho da porta larga", seguem um caminho de morte para a segunda morte.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Para e pense sobre os motivos que te levou a seguir a Jesus ou a frequentar uma igreja cristã. Talvez alguém tenha te convencido que Jesus resolveria todos os seus problemas ou tenha te prometido uma vida cheia de bênçãos. Talvez você apenas segue a cultura religiosa da sua família, mas jamais parou para pensar a respeito da sua salvação pessoal. Alguns seguem a Jesus porque seus ensinamentos são bons e cheios de amor altruísta. Outros o seguem porque desejam ser pessoas melhores. Por mais interessantes que estes e outros motivos similares sejam, todos são convites à porta larga. O Evangelho da porta estreita chama os pecadores ao arrependimento, a chorarem e lamentarem o fato de que estão miseravelmente perdidos e que seus pecados são uma afronta a um Deus infinitamente Santo, Justo e Bom e que, por isso, estão separados dele e carentes de salvação (Romanos 3:23,24). Mais do que remorso, reconhecer isso leva à conversão sincera e, como resultado, uma vida santa e obediente.


👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO CONHECER AS ESCRITURAS: UMA URGÊNCIA

Para as pessoas que seguem a Jesus enquanto trilham o caminho largo da segunda morte, a mensagem do Evangelho é loucura (1 Coríntios 1:18-25). Algumas realmente afirmam não estar preocupadas se estão acreditando em heresias, uma vez que estejam se sentindo abençoadas: "Dane-se a sã doutrina, eu quero é a minha benção". Elas obedecem cegamente duas mentiras do diabo: primeira, que uma vida repleta de bênçãos é sinal da aprovação divina; segunda, de modo contrário, uma vida de tribulações é sinal do castigo divino. Elas agem assim porque não estão interessadas em Deus, mas nos seus milagres. Elas são o retrato fidedigno daquilo que o apóstolo Paulo profetizou ao enfatizar a importância da pregação da Palavra de Deus:

"Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas" (2 Timóteo 4:1-4).

O evangelho da porta estreita e do caminho largo, além de ter a perdição como destino, não produz vida nem mudança de vida. Ele pode produzir uma falsa sensação de bem-estar e facilidade, mas não traz a esperança eterna. Aqueles que por ele baseiam a sua, experimentam uma falsa conversão, permanecem mortos em seus delitos e pecados e pecando. Eles não se submetem nem creem em doutrinas, como também não servem a Deus, não produzem frutos, não praticam as boas obras, não evangelizam e nem se solidarizam com a dor do seu próximo. Muitos deles estão sendo enganados e se autoenganando, até que o verdadeiro Evangelho fala a sua alma e o Espírito Santo os converte.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO CONVERSÃO

Gostou deste estudo? Comente e compartilhe com seus amigos, familiares, irmãos em Cristo e nas suas redes sociais! Desde já te agradeço.

Conheça e adquira o devocional DESAFIO DIÁRIO, de minha autoria, à venda na Amazon em formato de livro digital. São 365 mensagens. Clique aqui: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

Veja alguns dos meus e-books publicados na Amazon que podem ser do seu interesse. Basta clicar sobre os títulos:







Clique aqui e conheça todos os meus e-books na Amazon: MEUS E-BOOKS NA AMAZON

Contantos com o autor pelo Telegram: @escritormizaelxavier


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.