terça-feira, 29 de novembro de 2022

EU SOU: DEUS É QUEM ELE É



Eu sou: Deus é quem Ele é

Texto áureo: Êxodo 3:13,14


Para cada pergunta que fizermos a respeito de Deus, a Bíblia tem a resposta. Todavia, pode ser que nem sempre a resposta nos agrade ou pode ser que estejamos perguntando a respeito de outro que não Jeová. Mas ainda assim a Bíblia nos dará a resposta ao falar dos falsos deuses. O Deus que cremos é aquele que Ele afirma que é em sua Palavra, com todos os seus atributos visíveis e invisíveis. Algumas pessoas, porém, são experts em reinventar Deus, formando através da sua própria imaginação e conveniência a imagem do deus que elas julgam ideal. Para isso, deturpam a sua Palavra ou a desconsideram. Então surge o deus submisso às vontades e caprichos dos fiéis, o deus sem moral ou ética, o deus permissivo que aceita toda sorte de pecados porque ama o ser humano e quer vê-lo feliz. Alguns reinventam Deus por mera falta de conhecimento. Baseiam-se mais na experiência e testemunhos de outros do que naquilo que a Bíblia ensina. Esse deus dependerá do emocional de cada um que o invoca, das suas crenças nem sempre bíblicas.

Não podemos entender ou explicar Deus em sua completude, mas aquilo que Ele se propôs a nos revelar de Si por meio da revelação escrita e do Senhor Jesus está na Bíblia e deve ser crido e estudado. No livro do Êxodo, Deus se revela a Moisés como o EU SOU, quando Moisés indaga: Eis que quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: o Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? (v. 13). Deus lhe respondeu: “Eu Sou o que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros” (v. 14). Deus possuía um nome, uma identidade, uma identificação histórica com o seu povo e era sobre Ele que Moisés deveria falar. Moisés não deveria conjecturar sobre Deus ou criar uma imagem dele de acordo com seu próprio entendimento e necessidade, mas deveria revelar ao povo de Israel o Eu Sou como Ele se revelava. Mais adiante, no livro do Êxodo, vemos que aquele povo teimoso e desobediente não se agradou muito do Deus que se revelava, preferindo construir um deus para si de acordo com seu próprio entendimento e necessidade: um bezerro de ouro (cf. Êx 32).

Deus é aquele que Ele é e não aquilo que queremos fazer dele. O Senhor determinou o que haveria de fazer ao povo de Israel e a sua vontade se cumpriria de qualquer forma. Mesmo diante da dureza de coração do Faraó e da incredulidade do seu próprio povo, Ele permaneceu o mesmo e seus planos não foram frustrados. Deus jamais se moldaria aos rótulos dos judeus nem ao desprezo e à arrogância dos egípcios. Ninguém pode moldar Deus de acordo com seu bel-prazer. Que conheçamos o Deus que a Bíblia nos revela e nos relacionemos com Ele como Ele realmente é. Muitos virão dizendo “Eis que Deus me falou”, mas não acreditemos neles. Leiamos a Bíblia!


Pensar-Sentir-Agir: Miqueias 7:18; Deuteronômio 7:9,10; João 8:58.

Ação transformadora: Adore o único Deus revelado na Bíblia.


Eu Sou o que Sou”

UMA MENSAGEM DO LIVRO “DESAFIO DIÁRIO”, UM DEVOCIONAL COM 365 MENSAGENS PARA ABENÇOAR A SUA VIDA EM 2023. LANÇAMENTO EM BREVE PELA AMAZON!




CONHEÇA ALGUNS DOS MEUS LIVROS JÁ DISPONÍVEIS EM E-BOOK NA AMAZON:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.