sábado, 15 de abril de 2017

JOÃO 3:16 - POR QUE DEUS AMOU O MUNDO?

JOÃO 3:16: POR QUE DEUS AMOU O MUNDO? (Texto revisado)
Mizael de Souza Xavier

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).


INTRODUÇÃO

João 3:16 é o versículo mais decorado pelos cristãos. Todavia, poucos pregam sobre ele e menos pessoas ainda compreendem seu real significado. A bem da verdade, João 3:16 é um resumo fiel de toda a Escritura, da Revelação de Deus para a redenção do pecador. É preciso analisar melhor todo o conteúdo desse versículo para apreendermos a profundidade das verdades que Deus tem para nos ensinar. Para compreendermos melhor João 3:16 temos que transformar a sua afirmação em uma interrogação: Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna? O que motivou esse amor sacrificial de Jesus?

A falta de compreensão este versículo pode levar a inúmeras ideias equivocadas a respeito de Deus e do seu amor, bem como a respeito daqueles que são alvos deste amor. Na teologia contemporânea, encontramos um Deus cujo atributo divino "amor" está totalmente desvinculado de seus demais atributos, como Santidade e Justiça. Isso torna o amor de Deus permissivo, complacente e tolerante em relação ao pecador e ao seu pecado. Por outro lado, o ser humano é apresentado como aquele coitadinho, a vítima dos males do mundo, que precisa do amor do Pai para ser feliz. Como veremos, essas teologias equivocadas escondem a verdade e impedem que começamos o verdadeiro Deus e o verdadeiro amor de Deus, que vem acompanhado de justiça e de juízo.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A VERDADEIRA CONVERSÃO: CONVERSÃO


O ESPÍRITO SANTO E A GRAÇA

Quando lemos qualquer texto bíblico, não podemos tomá-lo de maneira isolada, mas devemos levar em conta o seu contexto imediato e o que ele significa no contexto de toda a Escritura e seu ensino geral. Como se diz: texto fora do contexo é pretexto para uma heresia. O texto de João 3:16 está dentro de um contexto específico: a visita de Nicodemos e a declaração inicial de Jesus: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (v. 3). A conversa entre Jesus e Nicodemos é a mais importante e reveladora do Novo Testamento. Jesus está falando de novo nascimento, de regeneração, que somente o Espírito Santo pode efetuar na vida do pecador. Nascer de novo (gr. anothen, oriundo do alto, de cima), significa literalmente “nascer do alto”, indicando o caráter estritamente divino do novo nascimento, da regeneração.

A graça de Deus está presente nesse diálogo, retirando do homem toda possibilidade de cooperação com a obra da salvação, que se dá exclusivamente pela atuação do Espírito Santo (Efésios 2:8,9; João 16:7-11). Existem aqui duas situações apresentadas pelo Senhor: aquele que nasceu da carne e aquele que nasceu do Espírito. Além de uma referência ao nascimento natural, quando todos nascem mortos em seus delitos e pecados, carentes da glória de Deus (Romanos 3:23; Efésios 2:1), podemos ver uma referência à lei e à graça (Romanos 5:21; 6:18:22; 7; 8:1-3; 1 Coríntios 15:45; Gl 2:19; 5:25; João 6:62,63; 2 Coríntios 3:6; 1 Pedro 3:18). Em Romanos 8:1,2, o apóstolo Paulo diz: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE O ESPÍRITO SANTO: ESPÍRITO SANTO

Nos vs. 5 a 7, o Senhor Jesus fala a respeito do novo nascimento, que é a regeneração. Se não houver conversão a Deus pela fé em Jesus Cristo, não há novo nascimento e, consequentemente, não há salvação e a alma perecerá (1 Coríntios 13:11; 2 Coríntios 5:17; Romanos 6:4-6; 7:6; 8:9,10; Gálatas  6:15; Efésios 2:10; 4:22-24; Hebreus  8:13; Filipenses 3:1-10). No v. 8, Ele diz: "O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito". Logo, o novo nascimento é uma obra do Espírito Santo, que salva quem Ele quer, porque não está sujeito ao nosso controle. Aquele que é nascido do Espírito Santo não salvou a si próprio, não convenceu a si mesmo dos seus pecados, não produziu sua própria fé, não abriu seu próprio túmulo espiritual. A obra da regeneração é de total responsabilidade do Espírito Santo, da graça de Deus que, de forma soberana, atua na mente e no coração do incrédulo para salvá-lo.

A confusão de Nicodemos e a explicação de Jesus (vs. 9-12) traduz bastante o que o apóstolo Paulo escreveu aos crentes de Corinto: "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1 Coríntios 2:14). Ainda hoje, a mensagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem, mas poder de Deus para os que são salvos (1 Coríntios 1:18-25). E é sobre a cruz e o seu sacrifício vicário que o Senhor fala a Nicodemos: "E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna" (vs. 14,15). A serpente levantada por ordem de Deus, curava aqueles que tinham sido picados por cobras venenosas no deserto. Não o objeto em si, mas a confiança na promessa de Deus. Ela era um tipo de Cristo (João 8:28; 12:32) e apontava para a centralidade da cruz de Cristo na pregação e na vida da Igreja.

Não existe salvação nem cristianismo sem cruz. A mensagem dos apóstolos era baseada no Deus crucificado, o que para o mundo era um escândalo (1 Coríntios 1:22-24). Quem não crê na mensagem da cruz não pode ser salvo (1 Coríntios 1:18-21). Então o Senhor chega ao ápice da sua conversa com Nicodemos ao mostrar a sua morte vicária na cruz como a única esperança para os pecadores: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (v. 16). Para a maioria das pessoas que conhecem este versículo e se fiam na esperança que ele nos traz, parece não existir um sentido que está implícito neste versículo e que se revelará nos versículos seguintes: o que será daqueles que não crerem? Quando conseguimos ir além do versículo 16, descobrimos a verdade completa, como veremos a seguir.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A GRAÇA SOBERANA DE DEUS: GRAÇA DE DEUS


LIÇÕES IMPORTANTES DE JOÃO 3:16

Tendo em vista essa introdução e o contexto, podemos começar a responder a nossa pergunta inicial: “Por que Deus amou o mundo?” João 3:16 nos apresenta importantes lições a respeito do amor de Deus pelo mundo pecador e da nossa salvação.


LIÇÃO 1: Deus não tolera o pecado

João 3:16 não mostra apenas o amor de Deus, mas revela a sua intolerância com relação ao pecado do mundo. Deus amou o mundo e não o pecado do mundo, com seus sistemas de valores que geram morte. O pecado diz respeito à transgressão, rebelião e insubordinação, violação da Lei, hostilidade contra Deus e a sua Palavra, traição e abominação. Deus não tolera o pecado. O amor de Deus não o torna um ser complacente e permissivo. Este amor é regido por princípios morais eternos e imutáveis expressos na sua Palavra. E se Deus não tolera o pecado, também não tolera aquele que pratica o pecado, chamado de ímpio na Bíblia, que não tem lugar na presença de Deus.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A QUEDA E A GRAÇA DE DEUS: A QUEDA E A GRAÇA DE DEUS


LIÇÃO 2: Precisamos ser regenerados

A resposta à nossa pergunta inicial é: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Deus enviou o seu Filho ao mundo porque somos pecadores, porque tínhamos uma dívida impagável para com Ele e porque somente a morte do Cordeiro de Deus poderia pagar essa dívida e nos tornar de novo agradáveis a Deus, reconciliando-nos com Ele. Conforme vemos em Romanos 8, todos somos pecadores, totalmente depravados, seduzidos pelo mal, inclinados ao erro e sem Deus neste mundo. Paulo escreveu aos Efésios que Deus nos deu vida quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1). Aos romanos, ele escreveu: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8). Com tudo isso concorda o apóstolo João: "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 Jo 4:10). 

O que é a regeneração? A regeneração é outro termo utilizado para nos referirmos a esse novo nascimento. Ela parte da necessidade que o homem caído tem de voltar a viver, de reverter o quadro de morte causado pela Queda. Essa regeneração é operada por Deus e pode ser vista já no Antigo Testamento: "Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus" (Ezequiel 11:19,20). O conceito de regeneração retira dos pecadores toda a sua autojustiça, uma vez que mortos não podem prover vida para si próprios. É necessário que a vida lhes seja dada, que eles, como Lázaro, sejam ressuscitados: "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?" (João 11:25,26).

Comparemos o ensino sobre o novo nascimento presente neste texto com João 1:11-13, onde João diz a respeito de Jesus: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus". Percebamos que o que concorre para o novo nascimento é a vontade soberana de Deus. Tudo acontece de acordo com seus próprios eternos. Paulo escreve: "Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia" (Romanos 9:14-16).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A AÇÃO SOBERANA DE DEUS NA SALVAÇÃO: SOBERANIA E SALVAÇÃO


LIÇÃO 3: A nossa fé é um dom de Deus

João 3:16 nos remete à eleição para a salvação: Deus nos escolheu e nos predestinou para a salvação de acordo com o “beneplácito da sua vontade”: "assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça" (Efésios 1:4-7). Para não perecermos, para sermos regenerados, precisamos crer. Mas como um morto pode vir a crer para a salvação? Precisamos entender a natureza dessa fé como um dom de Deus: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8,9).

A redenção é o resultado da busca de Deus pelo pecador, e não o contrário. Jesus afirmou após a conversão de Zaqueu: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19:10). Estamos mortos em nossos delitos e pecados e é impossível que um morto seja capaz de buscar vida para si próprio (Efésios 2:1). Não somente não podemos, como também não queremos (João 5:40).É Deus quem nos chama, quem nos envia até Jesus e quem nos dá a vida. João repete, em sua epístola, o que aprendeu com o próprio Jesus: "Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:9,10).


LIÇÃO 4: Deus nos dá a certeza da nossa salvação

João 3:16 descortina uma grande verdade: o cristão pode ter certeza da sua salvação e a garantia de jamais perdê-la. Quem nele crê "tem a vida eterna". Podemos ver esta certeza em outras partes do Evangelho de João:

"Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus" (3:36).

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" (5:24).

"E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia" (6:39,40).

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar" (10:27-29).

"Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (17:1-3).

"Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura" (17:12).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A CERTEZA DA SALVAÇÃO EM ROMANOS: SALVAÇÃO EM ROMANOS

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A CERTEZA DA SALVAÇÃO EM HEBREUS: SALVAÇÃO EM HEBREUS


LIÇÃO 5: Nem todos crerão

Aqui chegamos ao foi dito anteriormente sobre ir além do v. 16, embora o próprio texto de João 3:16 deixe explícito que, se existe um "nele crê", existe um "nele não crê"; se existe um "não pereça", existe um "pereça". Perecer, do termo grego apoletai, significa destruir por completo, perder, arruinar. Está ligado à danação eterna daqueles que morrem sem Cristo, a segunda morte descrita em Apocalipse 2:11; 20:6,14 e 21:8, uma total ausência de esperança e o afastamento eterno de Deus. O Evangelho não traz apenas uma mensagem de salvação, mas também de condenação para aqueles que não creem em Jesus. Paulo afirma em 1 Coríntios 1:18: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”. Em Romanos 1:16, Paulo fala que o Evangelho é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. O que ele será para os que não creem?

Nos vs. 17e 18 do capítulo 3 do Evangelho segundo João, o Senhor Jesus diz que não veio para julgar o mundo, pois o mundo já se encontra sob julgamento por causa da Queda, estando sujeito à ira de Deus e ao Dia da sua vingança. Todos somos pecadores. Julgar (gr. krinó), é traduzido em outras versões como “condenar”, o que revela o caráter condenatório do julgamento de Deus sobre os ímpios. O juízo final não será um julgamento para decidir quem vai para o céu e quem vai para o inferno, mas a distribuição da justiça de Deus baseada num julgamento já presente (vs. 19-21). Aqueles que foram ovelhas de Jesus, selados com o Espírito Santo, comparecerão diante de Deus livres de condenação por sua fé (Romanos 8:1,2). Os que não creram em Cristo, comparecerão diante do trono de Deus para serem julgados por uma condenação na qual viveram e morreram. Estes perecerão, recebendo o castigo do inferno, como vimos: a segunda morte (Apocalipse 21:8).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A SEGUNDA VINDA DE CRISTO: SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Por fim, temos o testemunho de João Batista acerca de Jesus e uma declaração bastante realista e que não deixa qualquer dúvida exegética sobre o assunto: "Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus" (João 3:36). Poderíamos até mesclar os dois versículos para resumirmos o conteúdo deste estudo:

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."


CONCLUSÃO

O objetivo de Cristo ao se dar pelo mundo não foi outro senão a glória de Deus. João 3:16 retira o homem do centro e coloca o Senhor Jesus, a mensagem da cruz. A morte vicária de Cristo é a satisfação pelos nossos pecados, ao aplacar a ira de Deus e permitir que sejamos considerados justos diante dele, sendo com Ele reconciliados e glorificados. João 3:16 também nos traz 3 grandes bênçãos:


1. Alegria. João 3:16 traz em si uma fonte inesgotável de alegria para o pecador em saber que Deus o ama, mesmo sendo ele tão miserável e indigno (1 Coríntios 15:19).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA UM ESTUDO NESTE BLOG SOBRE A ALEGRIA PELO PERDÃO DE DEUS: ALEGRIA PELO PERDÃO DE DEUS

2. Esperança. A mensagem de João 3:16 é uma mensagem de esperança para um mundo desesperado, assegurando-nos que, em Cristo, o juízo da condenação é trocado pela justificação, o pecado é trocado pela justiça, a lei é trocada pela graça e a vida eterna se torna uma realidade para os que creem. Cristo é a esperança da glória (Colossenses 1:27), a certeza de que ressuscitaremos para a vida eterna nos céus (1 Coríntios 15:21,22,56; Romanos 5:1,2; 6:23; Efésios 1:18). Ele ressuscitou!

3. Confiança. Os decretos de Deus geram total confiança nos seus filhos. Eles são eternos de envolvem tudo o que irá acontecer, inclusive a nossa salvação. O sacrifício de Cristo na cruz é a concretização dos decretos eternos de Deus em um dado momento no espaço-tempo e se revelará finais na sua vinda gloriosa (cf. Mateus 25:34; Atos 2:23; Hebreus 1:2; 9:26-28; Romanos 3:25; 16;25,26; Colossenses 1:26; 2 Timóteo 1:9,10).

Se você ainda não aceitou a Jesus como Senhor e Salvador, procure uma igreja cristã, converse com pessoas que possam te orientar sobre essa decisão. Reconheça que é um pecador miserável, que a ira de Deus está sobre você e que seus pecados são uma ofensa a Ele. Arrependa-se e converta-se pela fé em Jesus Cristo. 

Se este estudo edificou a sua vida, compartilhe.

Mizael  Xavier

Conheça e adquira o devocional DESAFIO DIÁRIO, com uma mensagem para cada dia do ano. Clique aqui: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

Conheça alguns dos meus e-books publicados na Amazon que podem te interessar. Basta clicar nos links com os títulos de sua preferência:








O que acha de participar do meu grupo do Facebook de mensagens e estudos bíblicos? Clique aqui: GRUPO DESAFIO DIÁRIO




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.