terça-feira, 23 de maio de 2023

GUARDE O SEU CORAÇÃO

GUARDE O SEU CORAÇÃO
Mizael Xavier

O autor de provérbios nos dá um sábio conselho a respeito de escolhas e decisões: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23). Nós seremos e faremos aquilo que está no nosso coração. O livro de Provérbios exalta a sabedoria e o conhecimento de Deus como um guia seguro para toda a nossa vida. Lemos logo no primeiro capítulo: "O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (v. 7). Guardar o coração significa não permitir que ele seja dominado por aquilo que nos afasta do temor a Deus e que nos conduz ao pecado. O nosso coração, formado pela nossa natureza caída e suas inclinações pecaminosas, deseja apenas o que é mal, o que satisfaz nosso ego e atende às nossas ambições. Dizer a alguém que siga o seu próprio coração significa mandá-lo trilhar o caminho do erro, porque do nosso coração procedem toda sorte de males e pecados (Jeremias 17:9,10; Mateus 15:18-20; 1 João 2:16).

A Bíblia nos indica pelo menos quatro maneiras de guardarmos o nosso coração. A primeira delas é o princípio de tudo: o novo nascimento, porque não podemos ter um coração voltado para Deus se não somos de Deus, se ainda não fomos regenerados. Em Cristo, temos um novo coração, capacitado pelo Espírito Santo para buscar as coisas de Deus (Ezequiel 36:26). A segunda maneira é guardar a Palavra de Deus no nosso coração para não pecarmos contra Ele (Salmo 119:11). Um coração que faz escolhas e toma decisões que agradem a Deus é um coração que não busca a sua própria satisfação, mas a glória de Deus; é um coração que está interessado em uma vida santa e piedosa. A terceira maneira de guardar o coração é viver segundo o Espírito Santo, em detrimento dos prazeres que militam na nossa carne. Se somos do Espírito, é nele que devemos andar, obedecendo os seus comandos, enquanto nossa carne é mortificada (Gálatas 5:16-26). Quanto mais cheios do Espírito, mais teremos o nosso coração inclinado para Deus.

A quarta maneira de guardarmos o nosso coração é através da "metanoia", conforme escreveu o apóstolo Paulo: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:1,2). Sabemos que a figura do coração é uma metáfora para nos referirmos à nossa natureza e suas demandas mais íntimas e profundas. Quem somos e o que fazemos é processado pela nossa mente. Ela comanda tudo. Como o coração bombeia o sangue que alimenta o nosso corpo, o cérebro "bombeia" nossas vontades para nossas atitudes e comportamentos. É a mente que precisa ser renovada para que a verdadeira vida flua através de nós e, assim, possamos conhecer (experimentar, praticar) a vontade de Deus.

Gostou desta mensagem? Conheça o devocional DESAFIO DIÁRIO, com uma mensagem para cada dia do ano. Clique aqui e adquira o e-book diretamente na Amazon: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

Conheça outros livros de minha autoria que podem ser do seu interesse. Basta clicar sobre os títulos em forma de link:







Veja algumas das capas dos meus e-books à venda na Amazon:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.