segunda-feira, 22 de maio de 2023

COMO VENCI O BULLYING


COMO VENCI O BULLYING
Mizael Xavier

A minha história é bem parecida com a de milhares de outras pessoas que sofrem bullying diariamente ou que já sofreram em algum momento de suas vidas. O que mais dói quando falamos de bullying, é a forma como algumas pessoas tratam esse terrível mal com menosprezo ou como uma "frescura" moderna. No seu tempo, dizem elas, ninguém falava de bullying, todo mundo tinha apelido e ninguém morreu por causa disso. Isso, claro, é mentira, porque muitos carregam traumas terríveis, alguns se mataram, outros mataram. Basta uma rápida olhada nas crônicas policiais, em escolas invadidas e crianças assassinadas para percebermos o quanto o assunto é sério. A diferença de antigamente para hoje é que, finalmente, a sociedade despertou para o drama vivido pelas vítimas.

Não me recordo de algum momento da minha vida escolar em que eu não tenha sofrido bullying. Ganhei apelidos terríveis, fui desprezado e excluído, apanhei, sofri humilhações e privações. Sempre fizeram questão de deixar claro que eu não era bem-vindo, que eu não valia nada, que deveria pagar pelo pecado de existir quando ninguém se importava comigo. No exército, fui tratado como menos do que nada pelos meus colegas de farda. Eu era tão oprimido, que todos evitavam ser vistos do meu lado, com vergonha se sofrerem escárnio. Já adulto, experimentei outra forma de bullying: o assédio moral no trabalho, chamado de mobbing. Desprezado, desacreditado e excluído: esta era a minha vida profissional.

A vida me forjou para ser um homem derrotado, fracassado, com a autoestima de um leão preso em uma jaula minúscula. A lógica dizia que eu deveria ser uma pessoa deprimida, triste e incapaz. Mas a graça de Deus contrariou qualquer lógica. Aprendi que eu não era nada daquilo que me falavam, que eu tenho valor, que possuo talentos e habilidades que me foram dados por Deus e que não dependem da avaliação de ninguém a meu respeito. Já tive a oportunidade de dar palestras para estudantes sobre o bullying, escrevi um livro contando a minha história, também um sobre o assédio moral e outro sobre a arte de falar em público. Possuo mais de cem e-books publicados na Amazon. Sou pregador e professor de ensino bíblico. Sou o contrário de tudo que o bullying me preparou para ser.

Sim, guardo algumas marcas, como a introspecção, o que não é um defeito, porque muitos grandes pensadores, cientistas, artistas e inventores foram e são indivíduos introspectivos e solitários. Mas precisei lutar contra coisas piores que o bullying me legava, o que consegui com a ajuda de Deus, tomando consciência da minha pessoa, assumindo o controle da minha história, usando o que deveria me destruir para me tornar mais forte. Um dos grandes erros de quem sofre bullying é tentar mudar para se enquadrar ao estilo de vida dos seus agressores, a fim de fazer parar as agressões. Eles abrem mão da própria identidade para assumir uma personalidade que não é sua. Como isso é terrível e perigoso! Eu decidi ser eu mesmo e não me moldar ao ideal de ninguém. Só me dobro diante de Deus!

Eu venci o bullying porque a outra opção era ser vencido por ele. Hoje posso motivar outras vítimas a buscarem os seus direitos, enfrentarem o problema e a serem resilientes. Não permito mais apelidos pejorativos, sei me impor, sei a hora certa de sair de cena para evitar os agressores e sei que não devo jamais estar ao lado deles. Conhecer meu valor, minha natureza e minha história faz com que eu nunca mais me importe com rótulos, porque nenhum deles pode mudar a minha essência ou me fazer sentir que não sou nada. Este é um trabalho diário que sempre conduz a ótimos resultados. Todos os dias há uma nova luta, com novas vitórias. Todos os dias venço, pois nada pode me abalar. Deus está comigo!

Conheça e adquira o e-book: "Memórias do silêncio: relatos e reflexões de uma ex vítima do bullying". Basta clicar aqui: MEMÓRIAS DO SILÊNCIO E-BOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.