quarta-feira, 28 de agosto de 2024

10 LIÇÕES BÍBLICAS SOBRE BATALHA ESPIRITUAL


10 LIÇÕES BÍBLICAS SOBRE BATALHA ESPIRITUAL
(Mizael Xavier)

Aqui estão dez lições bíblicas sobre Batalha Espiritual com os respectivos textos bíblicos:


1. A Batalha é Espiritual, Não Física

A nossa luta não é contra pessoas ou sistemas, mas contra um mundo tenebroso que comanda todas as estruturas mundanas para oprimir a Igreja. O maior alvo de Satanás é a nossa fé em Jesus Cristo, utilizando todas as formas mais diabólicas para nós desviar da sã doutrina: falsos mestres, falsos profetas, dúvidas, desânimo e tentações.

 "Porque a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os governadores das trevas deste mundo, contra as hostes espirituais da maldade nas regiões celestes." (Efésios 6:12)


2. Armadura de Deus é Essencial

Não podemos vencer um inimigo espiritual com armas carnais, mas espirituais. Toda a armadura do Espírito Santo possui um claro propósito, que não tem a ver com expulsão de demônios nem entrevistas com demônios, mas resistir a Satanás por meio da fé salvífica e bíblica, da sã doutrina, da ortodoxia.

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." (Efésios 6:13)


3. A Palavra de Deus é a Espada do Espírito

Nesta luta, é necessário que tenhamos certeza da nossa salvação. Quando passamos a duvidar disto, significa que já começamos a perder a fé e a segurança nas Escrituras Sagradas. Dúvidas e falsos ensinos só podem ser combatidos com a Palavra de Deus, que é a espada do Espírito. Além disso, não podemos negligenciar o ensino na igreja, o discipulado e a evangelização.

"Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus." (Efésios 6:17)


4. A Importância da Oração na Batalha

A oração é quem nos submete a Deus, demonstrando que confiamos nele, não nas nossas próprias forças. Muito mais que um diálogo, oração é comunhão íntima com Deus. Quanto mais perto de Deus, mais fortes e resistentes seremos, pela sua graça e poder.

"Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos." (Efésios 6:18)


5. Resistir ao Diabo e Ele Fugirá

Não se vence uma guerra fazendo a vontade do inimigo. Precisamos sujeitar a Deus nossa mente, nosso coração e nossa vontade. Satanás nos tenta onde somos fracos, ele se utiliza dessas fraquezas para nos afastar da Bíblia, da vida no Espírito e da santidade. Resistimos ao diabo resistindo, também, a nós mesmos, sujeitando-nos inteiramente a Deus. Devemos ser santos, íntegros, obedientes e viver em amor.

 "Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7)


6. O Poder do Sangue de Cristo

Não vencemos a batalha espiritual por nossos próprios esforços, poder ou inteligência. Na verdade, só estamos nesta batalha porque já somos mais que vencedores em Cristo Jesus. Ele é a nossa vitória! Não lutamos para vencer, mas porque já vencemos pelo sangue de Jesus. O nosso inimigo não luta com possibilidade de vitória, mas como um inimigo já derrotado na cruz e condenado ao lago de fogo.

"E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." (Apocalipse 12:11)


7. A Fé Como Escudo

A fé nos defende das investidas de Satanás. Esta fé não significa dizer "Tá amarrado!", mas crer em Deus, confiar nele, ter a certeza da salvação. O escudo da fé também é a sã doutrina, que arma nossa mente contra as heresias que todos os dias Satanás lança sobre nós, como o liberalismo teológico, a neo-ortodoxia, a Teologia da Prosperidade e mesmo os falsos ensinos sobre batalha espiritual, que nos desviam do foco.

"Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno." (Efésios 6:16)


8. Ser Vigilante e Sóbrio

Se nosso Deus não descansa, o nosso inimigo também não. É necessário vigília constante contra as suas armadilhas e tentações, orando a todos tempo para nós enchermos da presença do Senhor. Esta vigília envolve a atenção constante às nossas próprias tentações, às situações, às pessoas, às ofertas do mundo e, acima de tudo, aos falsos ensinos. Satanás tem usado muitas músicas supostamente cristãs para disseminar as suas heresias. As seitas neopentecostais estão cheias dessas músicas.

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." (1 Pedro 5:8)


9. Cristo Já Venceu o Mundo

O Senhor Jesus Cristo é a nossa vitória. Ele não vai vencer, mas já venceu, já destruiu o mundo das trevas ao consumar a nossa salvação na cruz (Colossenses 2:14,15). Este mundo tenebroso e seu sistema gerador de morte é um cadáver que caminha para o inferno. Em Cristo somos mais que vencedores!

"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33)


10. Deus nos Dá Força e Poder

Não precisamos nos amedrontar, porque nosso poder está naquele que fez os céus e a terra, as coisas visíveis e invisíveis. Como não se trata apenas de tentações e opressões, mas de falsos ensinos, nosso poder também está na Palavra de Deus, portanto, devemos ler e estudar a sã doutrina, preparar a nossa mente para responder às investidas dos falsos profetas, falsos mestres, falsos apóstolos e anticristos (1 Pedro 3:15).

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." (Isaías 41:10)

Essas lições e textos bíblicos são fundamentais para entender e se preparar para a batalha espiritual.

Se você quer aprender tudo sobre o tema, adquira o livro BATALHA ESPIRITUAL: UMA LUTA EM DEFESA DA VERDADE, de Mizael Xavier. À venda em e-book na Amazon. Veja a capa:

Conheça outros livros de Mizael Xavier à venda na Amazon:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.