segunda-feira, 16 de julho de 2018

A IGREJA É UM HOSPITAL?




“Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós” (1 Co 3:9).

A Bíblia utiliza diversas expressões e figuras para se referir à Igreja do Senhor Jesus, como, por exemplo: assembleia, corpo de Cristo, noiva do Cordeiro, entre outros. O crente é chamado de filho de Deus, filho da luz, templo do Espírito Santo, membro do corpo de Cristo, servo, obreiro, apenas para citar alguns. Em lugar algum das Escrituras a Igreja é comparada a um hospital ou o crente a um doente em tratamento terapêutico. A Igreja não pode ser um hospital nem o crente um paciente por um motivo óbvio: quem faz parte da Igreja já está curado, não precisa de terapia intensiva, porque Jesus já levou sobre si todas as suas dores, isto é, pecados, como vemos em Isaías 53. Se temos problemas, doenças e outros tipos de perturbações, não estamos na Igreja para sermos curados dessas coisas, pois isso significaria que, após a cura, poderíamos ter alta e sair da Igreja. Na verdade é o que muitos fazem: eles buscam a Deus adoecidos dos seus problemas e sonhos; quando recebem a cura, isto é, a vitória, voltam para suas vidas sem Deus até o próximo acidente ou doença. O Senhor Jesus disse que somente os doentes precisam de médico (Mt 9:12). Ele é a cura! Hospital não é lugar de gente curada, mas de gente doente. Se buscamos na Igreja um hospital, estamos no lugar errado. Se existe alguém fraco ou doente na Igreja, como havia na igreja de Corinto (cf. 1 Co 11:30), o caminho é o arrependimento.

Existem duas imagens que demonstram o que a Igreja é e que hoje não se assemelham ao tipo de reunião que temos visto por aí. Em primeiro lugar, a Igreja é uma família onde todos são irmãos, possuem um só Senhor, uma só fé, um só batismo e um só Deus (Ef 4:5,6). Eles comungam das mesmas bênçãos, compartilham do mesmo amor e devem cuidar uns dos outros. Paulo escreveu aos Efésios que somos da família de Deus (2:19). Se a Igreja é um hospital e Deus é o médico, Ele trata de cada um individualmente. Mas se a Igreja é uma família, Deus cuida de todos comunitariamente. Um irmão é usado para ajudar os outros, sendo ele mesmo ajudado por eles. A Igreja não cura um membro, ela cura a si mesma, porque um membro não é contado como um doente que vai embora e que não tem comunhão com o hospital, mas como parte integrante da família. Se ele sofre, todos os outros membros sofrem com ele. Paulo escreveu aos Coríntios que a Igreja é um corpo coordenado por Deus “para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, e um deles é honrado, com ele todos se regozijam” (1 Co 12:24-26). Devemos, então levar as cargas uns dos outros (Gl 6:2), alegrar-nos com os que se alegram e chorar com os que choram (Rm 12:15), ofertar com amor e liberalidade, pedir e ofertar perdão; corrigir, ensinar e disciplinar; servir uns aos outros (Gl 5:13), confessar os nossos pecados uns aos outros e orar uns pelos outros (Tg 5:16), amar incondicionalmente uns aos outros (Jo 15:12), evitar contendas e divisões (1 Co 12:25), ser hospitaleiros (1 Pe 4:9), ministrar os dons e serviços, praticar a misericórdia e a humildade, entre tantas outras ações que nos identificam como verdadeiros discípulos de Jesus. Isto é ser Igreja, isto é ser família, isto é ser cristão. Na família do Senhor, um membro não deixa o corpo quando recebe a cura, mas permanece nele, porque fora do corpo, morre. No hospital, os profissionais saudáveis e conhecedores das artes médicas tratam de pessoas sem saúde. Na Igreja somos todos iguais: somos médicos e pacientes ao mesmo tempo. Cuidamos e somos cuidados. Somos pecadores curados que ainda manifestam alguns sintomas da Queda de Adão, mas que não estão mais adoecidos pelo pecado.


A visão de hospital surge e se afirma quando olhamos para uma igreja em que os seus membros estão doentes, sofrendo toda sorte de perturbações emocionais e espirituais. O que comumente se chama de “cura”, podemos, na verdade, chamar de “restauração” ou “santificação” diária. O que são as enfermidades espirituais que trazemos a este ambiente que chamamos de hospital? Se fôssemos compreender a partir da Palavra de Deus, a Bíblia, veríamos que as nossas enfermidades espirituais se resumem em uma coisa: pecado. Lemos no livro das Lamentações de Jeremias: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o Senhor. Levantemos os nossos corações com as mãos para Deus nos céus, dizendo: Nós transgredimos, e fomos rebeldes; por isso tu não perdoaste" (Lm 3:39-42). A vida do rei Davi, seu pecado, suas dores físicas e emocionais tinham um único motivo: o seu próprio pecado (por exemplo, o Sl 51). Durante a nossa vida, sofremos traumas, carregamos complexos e enfermidades que poderiam ser resolvidas por meio do arrependimento e da confissão de pecados. De repente, não é um pecado que nós cometemos, mas que cometeram contra nós, como o abuso sexual, por exemplo. Daí entra o perdão, esquecer o passado, caminhar no presente rumo ao futuro. As enfermidades físicas nós resolvemos no médico ou Deus pode operar de maneira sobrenatural a cura. Mas para as doenças espirituais, de onde provêm muitas doenças emocionais, a grande maioria, o remédio não é milagre, não é unção, não é culto, não é missa, não é oração, não é campanha disso ou daquilo. O remédio é: arrependimento, confissão e abandono do pecado. 

Meditemos e respondamos a esta questão: A Igreja evangélica como a vemos hoje, com indivíduos que buscam a Deus apenas por causa das suas bênçãos, com tantas brigas, divisões e escândalos, assemelha-se a uma família? Pode ser que alguém diga: Ora, mas em todas as famílias há problemas. Então respondamos a outra questão: É isso que Deus quer? Não devemos nos espelhar no modelo de família do mundo para definir o que é ser Igreja, mas naquilo que a Bíblia diz sobre o que é e como é ser Igreja. O que impera na Igreja é a interdependência, a solidariedade, a comunhão, o “uns aos outros”, a partilha, a empatia entre os seus membros. Qualquer modelo de ajuntamento que não se assemelhe a uma família cheia de amor, não é uma Igreja. Na família de Deus, os membros têm tudo em comum. Eles são apenas um em Cristo.

Outra imagem que a Bíblia utiliza a respeito da Igreja e que escapa ao conhecimento da grande maioria dos cristãos, é que ela é um exército, Deus é o general e nós somos os seus soldados. Isto destrói ainda mais a visão de um hospital. Num hospital, vamos para receber; num batalhão, entramos para dar! A grande maioria das pessoas que se intitulam “crentes”, vive uma fé totalmente passiva. Elas estão na Igreja sentadas, salvas e satisfeitas, quando deveriam ser salvas, santas e servas. Algumas nem acreditam que são salvas! Quando vão ao culto, afirmam que estão indo “receber algo da parte do Senhor”. Talvez não se recordem das palavras do Senhor Jesus que o apóstolo Paulo jamais esquecia: “Mais bem-aventurado é dar que receber” (At 20:35). Se pararmos para prestar atenção, todos os mandamentos da Bíblia expressam uma ação, algo que devemos fazer e que nos coloca em movimento. Não fomos chamados para ficarmos como aquelas aves que acabaram de nascer e esperam de boca aberta que sua mãe às alimente. Toda a fé cristã se baseia em coisas que devemos fazer porque já recebemos bênçãos espirituais da parte de Deus. Somos conduzidos aos verbos amar, orar, perdoar, pregar, ensinar, resistir, evangelizar, batalhar, suportar, ofertar, levar, deixar, abandonar, falar, ouvir, entre tantos outros verbos que indicam que estamos em movimento, que fomos salvos para as boas obras (Ef 2:8-10), para dar frutos (Jo 15:8), para salgar e iluminar (Mt 5:13-16), para lutar como soldados numa guerra. Quem acha que ser crente é frequentar uma denominação evangélica, cumprir alguns preceitos religiosos, praticar certos rituais, orar para receber algo de Deus, cantar alguns louvores e depois ir para casa, ainda não entendeu quem é Jesus, muito menos o que significa pertencer a Ele.

Voltando para a imagem da Igreja como um exército e do crente como um soldado, fomos salvos para produzir algo para o Reino de Deus, para guerrearmos numa batalha que já foi vencida pelo Senhor na cruz, mas que faz parte do nosso cotidiano como seus soldados. O nosso campo de guerra se divide em três frentes de batalha: a carne, o mundo e o diabo. Ao estimular Timóteo no combate pela fé, Paulo diz: “Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo” (2 Tm 2:3). A nossa luta é contra o pecado que faz guerra dentro de nós, mortificando diariamente a carne para submetê-la ao Espírito. Nesta guerra, na verdade, não é a carne que luta contra si própria, mas o Espírito que luta contra ela para mortificá-la (Gl 5:17; Rm 8:13). Paulo esmurrava o seu próprio corpo para não ser desqualificado (1 Co 9:27). Também lutamos contra o mundo e os seus valores geradores de morte, contra a sedução dos seus prazeres e riquezas, contra este inimigo de Deus que tenta nos tragar (Tg 4:4). Ainda travamos uma batalha contra os principados e potestades, contra o nosso grande inimigo e adversário, que é Satanás (Ef 6:12). Lutamos vitoriosos em Cristo para resistir às suas investidas diabólicas que existem para roubar, matar e destruir (Jo 10:10). Lutamos, também, pela verdade do Evangelho contra as mentiras do diabo, contra as heresias dos falsos mestres e dos falsos profetas. Lutamos para defender a verdade evangélica que nos foi entregue pelo Senhor Jesus. Judas escreveu em sua epístola: “Amados, quando empregava toda diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Jd 3). Quantas músicas nós temos escutado nas mídias com esse tema? Quantos sermões têm sido pregados sobre a defesa da fé?

Meditemos e respondamos a estas perguntas: Nós nos reconhecemos como soldados de Cristo no campo de batalha ou negamos a existência desta guerra e nos acomodamos a uma fé sem sal e sem luz? Uma das grandes gírias evangélicas é chamar o irmão ou a irmã de “vaso”. Quando se fala assim, está-se querendo afirmar que o irmão ou a irmã são “vasos de honra usados por Deus ou que Deus deseja usar”. Mas usar para quê? Qual a finalidade?

Não quero terminar este breve estudo com certezas prontas, mas lançando muitas dúvidas na sua mente. São as dúvidas que nos levam a estudar ainda mais para alcançarmos as certezas. Então, leia e estude a Bíblia. Pergunte-se a respeito de si mesmo se você é um eterno paciente deitado num leito de hospital, recebendo medicamentos e cuidados, com uma fé praticamente em coma, que não o deixa sair para viver a sua vida cristã lá fora, onde estão as obras que você deve praticar. Pergunte-se se você se sente membro de uma família, com irmãos e irmãs que você deve amar, cuidar e respeitar, ou como membro de um clube onde vai passar algumas horas, receber alguns bônus e depois vai para casa, sem compromisso algum com este clube, a não ser o pagamento de uma mensalidade: o dízimo. Pergunte-se quem Deus é para você, se Ele é aquele paizão que está no céu disposto a lhe encher de bênçãos e vitórias ou um Deus soberano a quem você deve temor e obediência. Você se vê como soldado de Jesus? Está lutando contra a carne, o mundo e o diabo? Você tem batalhado pela fé cristã ou tem praticado a filosofia diabólica e mundana do “politicamente correto”, achando que cada um crê naquilo que deseja e ninguém tem nada a ver com isso? Você é capaz de responder sobre a razão da sua esperança, da sua fé, utilizando uma base bíblica sólida ou apenas repete a velha frase “eu acho que”? Leia 1 Pedro 3:15; 2 Timóteo 2:15 e 4:1-5.

Eu sou membro da Igreja de Cristo. Eu não estou num hospital, mas faço parte de uma família. Eu não sou a terra que fica imóvel recebendo a chuva, mas quero ser a nuvem que faz a chuva cair para molhar a terra. Não quero ser um paciente doente em um leito, mas um soldado no campo de batalha. E você, quem é?

Mizael  Xavier

CONHEÇA E ADQUIRA OS MEUS E-BOOKS COM TEMAS TEOLÓGICOS, ESPIRITUAIS, POESIA, TEATRO, CONTOS E MUITO MAIS! ACESSE O SITE OU O APLICATIVO DA AMAZON E ADQUIRA OS SEUS. VEJA ALGUNS TÍTULOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS:















2 comentários:

  1. MIZAEL - Agradeço sua postagem sobre provas. Usei-a no estudo do Sahbado semanal. Pastor John. O Fundo Bíblico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor. Li agora a sua mensagem. Que bom que o estudo serviu para a edificação da sua igreja. Deus lhe abençoe.

      Excluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.