quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

COMO SENTIR A PRESENÇA DE DEUS?





            Como sentir a presença de Deus? Como saber que Deus está perto de nós, agindo na nossa vida, atendendo as nossas orações, preenchendo o nosso coração? Muitas pessoas buscam sentir a presença de Deus por meio de sensações físicas, como falar em línguas estranhas, sentir arrepios, chorar compulsivamente, sapatear e bater palmas freneticamente. Quando o coração acelera e elas parecem querer desmaiar ao sentir uma força invadindo o seu interior, dizem que sentiram a presença de Deus, que ouviram Deus falar, revelando a sua vontade e profetizando sobre as suas vidas. O êxtase é o momento crucial dessa experiência.

            Tais manifestações físicas e emocionais, embora façam parte da realidade humana ao se confrontar com o natural ou o sobrenatural, não encontra respaldo bíblico, não constitui, biblicamente, sinais da presença de Deus na vida do cristão. O que a Bíblia diz a respeito do conhecimento da vontade boa, agradável e perfeita de Deus é que isso não está ligado a essas manifestações místicas, mas à transformação do homem através da renovação da sua mente. Isso não tem nada a ver com palavras pretensamente proféticas ou manifestações misteriosas de cunho físico e emocional, mas com o aperfeiçoamento do nosso caráter, a nossa santificação diária, do novo nascimento, da vitória do Espírito sobre a carne (cf. Romanos 12:1,2). Se queremos sentir Deus, precisamos senti-lo através das nossas novas práticas.


            Ter a mente de Cristo é ter o caráter de Cristo, a marca da sua cruz na mente e no coração, uma marca que só pode ser vista por meio do nosso comportamento santo diante de Deus. Se queremos sentir a presença viva de Deus em nós, tenhamos certeza da nossa salvação e consciência de que somos a morada do Espírito Santo. Se queremos sentir Deus presente, amemos uns aos outros como Cristo nos amou, cumpramos os seus mandamentos, cuidemos dos necessitados, lutemos pela causa dos oprimidos e pela justiça. Deixemos de lado os pecados que afligem a Igreja de Cristo na atualidade: prostituição, adultério, fofocas, intrigas de poder, estrelismo, esfriamento evangelístico, ambição por bens materiais, egocentrismo. Se queremos sentir o poder de Deus, vivamos neste poder, pregando a sua Palavra, buscando o seu Reino em primeiro lugar, abrindo mão da nossa autojustiça, sendo humildes e misericordiosos.

            A presença de Deus nos faz dizer não ao mundo e as coisas que nele há: às drogas, à prostituição, ao consumismo, ao hedonismo, à sede por prosperidade financeira. Se quisermos conhecer para experimentarmos de forma viva a presença e a vontade de Deus, leiamos a Bíblia! Existem muitos cristãos que confiam mais em um sonho que tiveram, na revelação de um pretenso profeta, num pedaço de papel que vem com o vento e pousa na sua cabeça, numa música ouvida quando ele questionava a Deus sobre os seus problemas do que na Bíblia. Quando abrimos e lemos a Bíblia, Deus está falando, está se revelando e mostrando a sua vontade. Precisamos de muito temor antes de dizermos: “Eu senti que tal coisa era Deus falando comigo, revelando”. A nossa carne sente muitas coisas, nossos desejos, nossos anseios, nossos pressupostos, nossos sonhos, nosso pecado. Não podemos afirmar categoricamente que é Deus falando, pode ser que seja tão somente uma manifestação do nosso subconsciente.

            Deus continua falando e agindo, mas é preciso cuidado antes de “profetizar” algo, antes de decretar que tal direção vem de Deus. Os espíritos enganadores estão no mundo. Os falsos profetas estão nas igrejas. E os cristãos que desprezam a leitura e o estudo da Palavra de Deus estão por aí, pregando heresias, sentindo Deus enquanto gritam e se contorcem no chão como que possuídos por um demônio. Quem poderá julgar? Impossível negar que Deus manifeste a sua vontade pela boca de pessoas escolhidas por Ele, de situações por Ele determinadas. Mas é preciso cuidado, sabedoria. Não precisamos nos emocionar e derramar lágrimas para só assim dizer que sentimos a presença de Deus, que o culto foi uma benção, que aquela palavra era para nós. Tudo o que está escrito na Bíblia é para nós, o tempo todo, respeitando as regras da Hermenêutica e da exegese.

            Assuma a posição de servo, ame, comprometa-se com o Reino de Deus, frutifique no Espírito, faça uso do seu dom espiritual, busque diariamente viver em santidade, abra mão de uma vida egoísta, pregue a Palavra de Deus, alegre-se com os que se alegram e chore com os que choram. Fazendo isso, você não precisará se arrepiar e sapatear para saber que Deus está presente. Você só precisará se alegrar com a presença maravilhosa do Espírito Santo em sua vida, através da graça redentora de Deus em Cristo Jesus.


AUTOR:

Mizael Xavier

CONHEÇA E ADQUIRA OS MEUS E-BOOKS COM TEMAS TEOLÓGICOS, ESPIRITUAIS, POESIA, TEATRO, CONTOS E MUITO MAIS! ACESSE O SITE OU O APLICATIVO DA AMAZON E ADQUIRA OS SEUS. VEJA ALGUNS TÍTULOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS:


46 comentários:

  1. Estava em dúvida, não entendo muito algumas pessoas na igreja que pulam, rodam, dão até cambalhota dizendo que é a presença de Deus, mais nunca frequenta uma doutrina, escola dominical e ainda por cima é fofoqueiro e contendeiro(não sei se existe essa palavra rsrs) mas enfim, gostei muito desse texto, me ajudou muito:)

    A paz e Deus te abençoe !!

    Ps: Publiquei comentário em anoni porque não contas...

    ResponderExcluir
  2. Quis dizer não tenho contas*

    ResponderExcluir
  3. Exatamente! Tenho tentado encontrar Deus de verdade em mim, me despindo do Deus dos fanatismos!

    ResponderExcluir
  4. Quando estamos em adoração, o Espírito Santo que já está dentro de nós começa a se manifestar, Ele nos enche até que transbordemos. Ele inunda o ambiente de forma sobrenatural. E isso não é visto, mas sentido! Quem já ouviu a expressão: "o fogo do Espírito"? Sentimos um calor por todo o corpo, no coração, na barriga... Aquela expectativa crescente, uma sensação maravilhosa inexplicável. Cada um sente de uma forma diferente, pois cada corpo reage de forma diferente diante da glória de Deus. É comum sentirmos arrepios. Alguns não aguentam tamanha a glória e caem no chão. Muitas vezes choramos, aquele choro sem motivos que vem do Espírito. Outras vezes o Senhor nos enche de tanta alegria que tudo o que queremos fazer é dançar, gritar e pular! Uma vez meu corpo inteiro começou a formigar, do dedão do pé até os lábios e a testa, de tal forma que eu não sentia nada, era como se eu estivesse flutuando.

    Viver isso é maravilhoso. Você sente e faz o que tem vontade de fazer para Deus! Seja dançar, chorar, rodar ou pular... É simplesmente o seu corpo em sintonia com o seu espírito e com o Espírito Santo. Quando isso acontece, temos uma provinha de como será no Céu. De como será estar com Deus sempre e para sempre, de como será estar perto da glória do Pai lá no Santo dos Santos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é maravilhoso como o Espírito Santo faz uma mudança nas ações das pessoas que O amam e O obedecem. Muitas pessoas, no dia do JULGAMENTO FINAL irão dizer: como eu perdi tempo lá na Terra, em vez de estar adorando a ELE, sentindo a presença dELE! Por que eu estava pecando, em vez de sentir a GLÓRIA daquele que me criou!

      Excluir
    2. A Bíblia Relata Em Que Deus Falou ''O Meu Reino Não é constituído Só Em Palavras, Mas Também Em Poder''
      A Letra Mata, Mas o Meu Espírito Vivifica OH GLÓRIA

      Excluir
    3. Quando a Bíblia diz que a letra mata e o Espírito vivifica está se referindo à duas realidades: a Lei, que produziu o pecado (a letra mata) e a graça, que produziu vida (o Espírito vivifica).. duas alianças: a Antiga, baseada na Lei de Moisés; e a Nova, baseada em Jesus que cumpriu a Lei de Moisés. A letra mata nada tem a ver com ler e estudar a Palavra de Deus. O Reino de Deus é realmente poder para salvar o pecador.

      Excluir
    4. Um dos frutos do Espírito Santo é o domínio próprio (Gálatas 5:23). A ausência deste fruto demonstra falta de controle e por isso é carnal.

      Excluir
    5. Eu um dia estava meditando a palavra de Deus e pedi para que Deus tocasse as minhas mãos. Então senti o meu corpo entrar em euforia naquele momento. Dentro de mim parecia que estava a ponto de explodir. E quando reparei nas minhas mãos,não conseguia fechá-las. Foi como se Deus estivesse segurando as minhas mãos. Tipo quando uma pessoa segura sua mão vc não consegue fechá-la. E então me pergunto foi Deus ou é minha imaginação? Me ajudem irmãos. A paz de Cristo.

      Excluir
  5. Quando estamos em adoração, o Espírito Santo que já está dentro de nós começa a se manifestar, Ele nos enche até que transbordemos. Ele inunda o ambiente de forma sobrenatural. E isso não é visto, mas sentido! Quem já ouviu a expressão: "o fogo do Espírito"? Sentimos um calor por todo o corpo, no coração, na barriga... Aquela expectativa crescente, uma sensação maravilhosa inexplicável. Cada um sente de uma forma diferente, pois cada corpo reage de forma diferente diante da glória de Deus. É comum sentirmos arrepios. Alguns não aguentam tamanha a glória e caem no chão. Muitas vezes choramos, aquele choro sem motivos que vem do Espírito. Outras vezes o Senhor nos enche de tanta alegria que tudo o que queremos fazer é dançar, gritar e pular! Uma vez meu corpo inteiro começou a formigar, do dedão do pé até os lábios e a testa, de tal forma que eu não sentia nada, era como se eu estivesse flutuando.

    Viver isso é maravilhoso. Você sente e faz o que tem vontade de fazer para Deus! Seja dançar, chorar, rodar ou pular... É simplesmente o seu corpo em sintonia com o seu espírito e com o Espírito Santo. Quando isso acontece, temos uma provinha de como será no Céu. De como será estar com Deus sempre e para sempre, de como será estar perto da glória do Pai lá no Santo dos Santos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmãos, vivamos de acordo com a Palavra de Deus. Muitas pessoas vivem buscando locais onde ali possam sentir a presença de Deus.
      E adotam um culto emocional, que muitas vezes é frustrante. Fiquemos com o que diz a Palavra em "Mateus 18:20: "Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
      Não busque sentir, busque crer na Palavra do Senhor Jesus e aí você terá a certeza de que Ele está contigo todos os dias, até a consumação dos séculos.

      Excluir
  6. A presença de Deus nos envolve que não é mas nos mas o espírito santo que ópera tanto o querer quanto o realizar

    ResponderExcluir
  7. A presença de Deus nos envolve que não é mas nos mas o espírito santo que ópera tanto o querer quanto o realizar

    ResponderExcluir
  8. E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.
    6 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.
    7 E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.
    8 Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.

    ResponderExcluir

  9. Mateus 6
    1 "Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.
    2 "Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.
    3 Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,
    4 de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O homem carnal , não entendi às coisas Espirituais, não entendi o Agir do Espírito De Deus

      Excluir
  10. tem algum versiculo da biblia que diz que devemos sentir a presença de Deus?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Deus e maravilhoso e bondoso,por isso que ele usa quem ele quer da forma dele,existe sim falso profeta,mais também Deus usa pela sua misericórdia conosco,e so pedir a Deus sabedoria e discernimento que ele nos ta .que a paz do senhor esteja com vcs

    ResponderExcluir
  13. Já me desesperei quando não sentia mais a Presença de Deus.. Diariamente vinha angustias, sem forcas para nada, mesmo assim, busquei pessoas que estavam na presença e pedi oração e também orava pela pessoa que o inimigo usava para me causar tudo isso... Fiquei horas em oração e louvores, de repente vem uma página vontade de fazer o bem sem parar, não há tristeza nem preocupação, tipo uma entrega total.. Hoje sei descansar no Senhor.

    ResponderExcluir
  14. So sei que sentir a presença de Deus é lindo. ..É maravilhoso a gente é incapaz de se controla ....de tamanha glória a presença de Deus é algo inexplicável. ...☺

    ResponderExcluir
  15. Deus é lindo, bondoso, muito amoroso e misericordioso. Não poderia servir a outro Deus a não ser ele, dou graças por conhecer ele desde que nasci e sentir esse amor incondicional que me ajuda a superar momentos difíceis, a presença de Deus pra mim é o amor que ele dilata em nossos corações, nas suas orações peça isso a ele, que ele encha seu coração de amor. Obrigado Deus, obrigado por ser fiel a todo momento e ser tão presente em minha vida mesmo que eu não te veja. Eu te amo meu pai!

    ResponderExcluir
  16. a grande vdd é que a gente vive numa era cristã em que sa da mais falor no sentir do que no que crer! Já ouvi muita gente falar sobre esta coisa de sentir pra crer que Deus está no meio!
    Mais isso é muito relativo, porque agora neste exato momento estamos suspensos no ar
    No meio do nada, e a gente não está sentindo que o globo está girando, a gente não senti o
    Mundo girar.
    A gente não sente os nossos cabelos crescerem
    A gente não sente a nossas unhas crescerem também
    A gente não sente as coisas fora de nos porque somos anestesiados
    Porque somos insensíveis
    No entanto mesmo sem sentir mesmo sem ver Deus está e sempre estará trabalhando
    Você não está sentindo e nem vendo mais Deus está trabalhando!

    ResponderExcluir
  17. a grande vdd é que a gente vive numa era cristã em que sa da mais falor no sentir do que no que crer! Já ouvi muita gente falar sobre esta coisa de sentir pra crer que Deus está no meio!
    Mais isso é muito relativo, porque agora neste exato momento estamos suspensos no ar
    No meio do nada, e a gente não está sentindo que o globo está girando, a gente não senti o
    Mundo girar.
    A gente não sente os nossos cabelos crescerem
    A gente não sente a nossas unhas crescerem também
    A gente não sente as coisas fora de nos porque somos anestesiados
    Porque somos insensíveis
    No entanto mesmo sem sentir mesmo sem ver Deus está e sempre estará trabalhando
    Você não está sentindo e nem vendo mais Deus está trabalhando!

    ResponderExcluir
  18. Não publico anonimamente porque tenho vergonha, mas para obedecer a vontade do Pai Celestial, porque os pagãos oram em pé e nas esquinas, a fim de serem honrados pelos outros, mas nós temos de fazer a vontade de Deus em segredo e em silêncio.

    ResponderExcluir
  19. Não frequento igrejas, não tenho religião.
    Mas sinto fé e a presença de Deus. Ele está comigo e nas criações dele.. nas folhas q batem ao vento, na água q corre, no olhar de uma criança. Respeitar a si mesmo e a tudo em volta como criação de algo maior é sentir a Deus.
    Ele me disse que Ele é o Pai. Eu amei ouvir isso pq me trouxe a paz.

    ResponderExcluir
  20. Quero muito batizar me este ano, desde o ano passado que este enorme desejo so que desde que me converti nao consigo sentir a presenca de Deus. Oro todos os dias, fico fechada no quarto, e suplico a Deus para que ele me ajude e me dê a paz que eu tanto procuro... So que nada. Sinto um peso no coracao e sinto me diferente de muitos jovens que sentem a presenca de Deus quase diariamente. Porem continuo com o desejo de me batizar me so que tenho medo de estar a tomar esta importante decisao no tempo errado. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo acontece comigo

      Excluir
    2. Talvez esteja faltando exatamente o batismo para que vc sinta a presença de Deus e seja salvo.

      Excluir
    3. Sinto a mesma coisa,penso que tenho algo errado sei lá, gostaria de sentir tudo isto que vejo outros jovens sentindo,me sinto como se fosse um alienígena ( tipo sem sentimento ).

      Excluir
  21. Parabéns pela obra! É o que penso e defendo uma fé bíblica. Essa semana quando falei sobre isso na igreja quase me mataram!!! As pessoas gostam de serem enganadas. Se contentam com "migalhas" . Temos visto muitos shows dentro das igrejas, nos púlpitos, pois só pregam um evangelho sensorial onde as pessoas têm que sentir. Já não pregam sobre a verdadeira fé, mas uma fé contaminada, corrompida, adulterada. E falar de cruz para essas pessoas é uma afronta, um pecado mortal. Os espíritos enganadores estão deitando e rolando com uma crentaiada analfabeta que vive atrás de "mover de Deus". Acabam por se tornar presas fáceis do Diabo e de falsos profetas. Que Deus nos livre de todo engano e não permita que nossos pés vacilem.

    ResponderExcluir
  22. Quando disse " analfabetas" estava me referindo o no conhecimento da Bíblia e não Fanta de estudos. Até por que a pessoa que me evangelizou não sabe nem escrever o próprio nome. Mas é uma verdadeira serva do Senhor. Vive pela e por fé.

    ResponderExcluir
  23. 1-a presença de Deus é percebida pela graça comum:

    Romanos: 1. 19. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lhe manifestou. 20. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;

    2-É percebida pelo pelo seu sacrifício salvífico:

    Marcos: 15. 39. Ora, o centurião, que estava defronte dele, vendo-o assim expirar, disse: Verdadeiramente este homem era filho de Deus

    3-A presença de Deus é percebida pela verdade que liberta:

    João: 4. 39. E muitos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa da palavra da mulher, que testificava: Ele me disse tudo quanto tenho feito. 40. Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. 41. E muitos mais creram por causa da palavra dele; 42. e diziam à mulher: Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.

    4-por meio do seu Espírito, que opera nos salvos:
    João: 14. 16. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.


    5- é percebida pela mudança de caráter, diante da graça
    1 Timóteo: 1. 13. ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade; 14. e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.

    6 - pela mudança dos hábitos, diante da renovação da mente

    Romanos: 12. 2. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

    7 aprofundamento na sabedoria:
    Provérbios: 2. 1. Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, 2. para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; 3. sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; 4. se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; 5. então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.

    Sintonia dos nossos sentidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por estas referencias, me ajudaram muito!

      Excluir
  24. O texto é perfeito.
    Somente quem já sentiu o espírito santos de Deus sabe que ele existe.
    É uma alegria incontrolável, um choro compulsivo e sem explicação, sinto um arrepio no corpo todo como um abraço. É divino cada pessoa sente de uma maneira diferença. Basta abrir o coração e adorar verdadeiramente a Deus que sentirão.

    ResponderExcluir
  25. Estava precisando muito dessa palavra, por essas coisas me afastei da igreja, e consequentemente de Deus, pois o que desejo é servi-lo em espirito em verdade mas muitas vezes fui contaminado por este desejo de " TomÉ" de ter que sentir algo extremo para crer e estar na presença de Deus, quando na verdade ele se manisfesta a todo instante, inclusive quando vc escreveu esta msg e enquanto a lemos, que Deus abençoe a sua vida cada dia mais!

    ResponderExcluir
  26. não sabe como eu precisava ler isso, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Irmãos, vivamos de acordo com a Palavra de Deus. Muitas pessoas vivem buscando locais onde ali possam sentir a presença de Deus.
    E adotam um culto emocional, que muitas vezes é frustrante. Fiquemos com o que diz a Palavra em Mateus 18:20: "Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
    Não busque sentir, busque crer na Palavra do Senhor Jesus e aí você terá a certeza de que Ele está contigo todos os dias, até a consumação dos séculos.

    ResponderExcluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.