EVANGELIZAR: UMA OBRIGAÇÃO DO VERDADEIRO CRISTÃO
Mizael Xavier
Vamos apresentar algumas razões bíblicas para você se envolver ativamente com os eventos evangelísticos e missionários da sua igreja e investir na sua evangelização pessoal.
1. Se você é verdadeiramente convertido, além de ser salvo, também foi criado em Cristo Jesus para as boas obras que Deus preparou para que você ande nelas. Jesus não pagou pelos seus pecados para que você ficasse sentado, salvo e satisfeito na igreja, mas para que fosse salvo, santo e servo. Servir a Deus não é uma questão de sentir desejo ou vontade, mas de agir de maneira coerente com a nossa nova natureza e praticar aquilo que nos é ordenado.
Leia: Efésios 2:8-10, Tiago 2:24-26 e Mateus 5:16.
2. Se você nasceu de novo, deve saber que a missão áurea da Igreja é evangelizar e fazer discípulos para Jesus. Não é uma opção, é uma ordem, uma convocação, um chamado para todo crente. Admitir isso e praticar a Palavra com humildade e alegria pode definir que tipo de crentes somos e se somos verdadeiramente crentes. Se amamos a Jesus, é nosso desejo que outras pessoas venham a amá-lo também e que o amor de Deus também as alcance graciosamente.
Leia: Mateus 28:18-20, Marcos 16:15, Atos 1:8 e 1 Coríntios 9:16-23.
3. Se você de fato ama a Jesus, deve obedecer os seus mandamentos. Portanto, é incoerente que você não evangelize nem participe ativamente e com alegria das ações evangelísticas e missionárias da sua igreja. Não cumprir a Grande Comissão é desobedecer a Deus. Amar não se trata de sentir o amor ou de declará-lo em belas canções, mas de obedecer, de praticar o que o Amado nos ordena, não de maneira forçada, mas com alegria e gratidão pela honra de servi-lo.
Leia: João 14:15-27 e 15:10-14.
4. Se você é templo do Espírito Santo, deve produzir os seus frutos, que tem como fundamento o amor. O amor de Cristo em nós impele-nos a amar ao próximo como a nós mesmos. E que maior amor poderemos demonstrar do que pregando o Evangelho da salvação? Se não fazemos isso, será que o amor de Deus está realmente em nós? O amor de Deus levou-o a tornar-se homem e a sacrificar-se por nós. O nosso amor a Ele tem-nos levado a fazer o quê?
Leia: Gálatas 5:22, Romanos 5:8, Tiago 2:8 e Marcos 12:30-34.
5. Se você é membro do Corpo de Cristo, que é a Igreja, sabe que somos membros uns dos outros e que devemos viver e trabalhar na obra de Deus de maneira conjunta. Você não está liberado para ficar de fora. A árvore que não dá frutos é cortada. Um membro morto é amputado. Ou você está vivo e ativo no Corpo de Cristo, ou é um membro doente, ou não faz parte dele. Estar na igreja local significa assumir um compromisso integral com tudo o que diz respeito a ela, de acordo com nossos dons e ministérios, sendo ativos e produtivos no Reino de Deus. É incoerente condenar e evitar o ativismo e, ao mesmo tempo, não nos envolvermos em nada, o que também é condenável. Se tivermos de escolher uma obra na igreja, que seja aquela que nos colocará diretamente na conquista de discípulos do Senhor Jesus.
Leia: Mateus 7:18-21, João 15:2-6, 1 Coríntios 12:12-27, Judas 1:12, Romanos 12:4,5 e Efésios 4:16.
6. Se você é servo de Deus, deve priorizar o seu Reino. Todos temos problemas e ocupações, mas o Reino de Deus não deve estar em segundo plano, muito pelo contrário. Tudo o que somos e temos deve estar a serviço dele, inclusive o nosso tempo. Não devemos adequar a agenda de Deus aos nossos interesses, mas adequar os nossos interesses à agenda de Deus. Se a obra de Deus não é prioridade para nós, significa que o Deus da obra também não é. Se não nos esforçamos para participar das ações evangelísticas e missionárias da igreja, mas arrumamos sempre alguma desculpa ou justificativa, demonstramos não possuir nenhuma consideração pelo Evangelho e por aqueles que precisam escutá-lo.
Leia: Provérbios 3:6, Mateus 6:33, 1 Coríntios 10:31 e 1 Crônicas 28:9.
7. Se você é cidadão do céu, deve saber que somos justificados gratuitamente pela fé em Jesus Cristo, mas receberemos o galardão segundo nossos frutos no Senhor. Quais os seus frutos? Ir aos cultos aos domingos e dar por cumprida sua obrigação religiosa? Dar seus dízimos e ofertas? Ler a Bíblia quando pode? Fazer algumas orações? Pregar o Evangelho é uma obra que espera por todos nós, que não escolhe este ou aquele, mas que envolve a todos. Quando alguns não fazem, outros ficam sobrecarregados. Quando a igreja não evangeliza, não é edificada, não cresce, não cumpre o seu chamado para a Grande Comissão, não vive em obediência, logo, não pode santificar-se.
Leia: João 15:1,2,16, Provérbios 11:30, Tiago 2:24-26, Mateus 5:16, 2 Coríntios 5:10, 1 Coríntios 3:13,14 e Colossenses 3:24.
8. Se você foi separado do mundo para Deus, tem como missão glorificar seu Nome e proclamar suas virtudes. Somos embaixadores de Cristo, ministros da nova aliança, testemunhas do seu Evangelho. Nada disso é alternativo, mas faz parte da nossa natureza. Como não dá para separar o sol do seu calor, também é impossível separar o cristão da sua vocação missionária. Evangelizar e fazer missões não é uma tarefa restrita ao pastor da igreja e ao pequeno grupo de evangelismo, mas pertencente a cada um que confessa a Jesus. Todo aquele que nasce de novo, nasce como evangelista. É como uma marca no seu DNA.
Leia: 1 Pedro 2:9, 1 Coríntios 10:31; 2 Coríntios 3:6 e 5:20.
9. Se você é de Cristo, é uma nova criatura. O ser nova criatura não envolve apenas os pecados que não devemos mais cometer, mas os mandamentos que devemos obedecer, as obras que devemos fazer, os frutos que devemos dar, o bem que devemos praticar e o amor no qual devemos viver. Tudo isso se desenvolve a partir da igreja local e está intimamente ligado à evangelização. Se não evangelizamos, estamos em pecado. Se não evangelizamos porque “não queremos” evangelizar, talvez não sejamos novas criaturas e ainda precisemos nascer de novo. Embora haja inúmeros mandamentos que o Senhor Jesus nos deixou para que cumpríssemos, seja nos evangelhos ou nas epístolas e cartas, a sua última ordem antes de subir aos céus foi que evangelizássemos, que fizéssemos discípulos de todas as nações, a começar por onde estivermos.
Leia: 2 Coríntios 5:17, Gálatas 6:15, Efésios 4:22-24 e Colossenses 3:9,10.
10. Se você possui dificuldades para evangelizar (timidez, medo de falar em público, falta de conhecimento bíblico, desconhecimento de técnica e métodos, etc.), pode começar a vencê-las lendo e estudando a Palavra de Deus. Procure, na sua igreja, treinamento e capacitação para a evangelização. Se não houver, sugira ao pastor e demais líderes que invistam nisso. Existem excelentes livros e cursos disponíveis para quem deseja aprender a evangelizar e a falar em público, muitos estão na Internet e são gratuitos. Ore a Deus e peça que Ele te capacite, que trabalhe nas suas dificuldades e limitações, que te dê condições e oportunidades para pregar o Evangelho. Faça tudo com seriedade, amor e empenho. Busque, conselheiros, aliados e parceiros na sua jornada.
Leia: Jeremias 48:10, Isaías 6:8, Romanos 1:16, 10:11-15 e Mateus 9:37,38.
Mizael Xavier é cristão e escritor, autor de diversos e-books publicados na Amazon. Conheça alguns deles clicando sobre os títulos abaixo ou acessando o link da Amazon: MEUS E-BOOKS NA AMAZON
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.