quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

O FATOR "FLASH” – LIÇÕES QUE APRENDI ASSISTINDO AO SERIADO “THE FLASH”




Há alguns dias tenho assistido a série do super-herói de Central City: THE FLASH. Como todos sabem, ele é o homem mais rápido do mundo, utilizando a força da aceleração para combater meta-humanos maus e diversos criminosos. Mas o que tem me chamado mais a atenção no Flash não é a sua super-velocidade e seus feitos heroicos, mas a sua humanidade, as suas fraquezas. Apesar de todos os seus poderes, em diversos momentos ele se revela confuso, incapaz, às vezes autossuficiente, em outras angustiado, irritado, desesperançoso. Com toda a sua velocidade, mal consegue lidar com problemas emocionais, como traições e a perda de seus pais. E o que isso tem a ver comigo e com você?

Vamos ver algumas lições importantes que o seriado do Flash nos traz.

Primeira. Apesar de ser um super-herói,  ele não trabalha só, mas tem toda uma equipe ao seu lado, apoiando-o, tanto em questões técnicas como emocionais. Não importa o tamanho da nossa força, sempre precisaremos de pessoas ao nosso lado para nos apoiar e nos sustentar, inclusive nos momentos de dificuldade. Ninguém é autossuficiente. Mas a ajuda só vem quando reconhecemos a nossa pequenez e que somos seres interdependentes. Por isso, Deus nos fez corpo. Somos membros uns dos outros. Crescemos juntos e juntos lutamos nossas guerras. O nosso poder vem da cabeça que comanda todo o corpo: Jesus Cristo. Ele é a força que produz nosso perfeito metabolismo.

Segunda. A cada falha ou queda, o Flash aprende lições que o tornam mais forte e o ensinam onde e como não errar mais. Isso se chama RESILIÊNCIA. Assim também somos nós: aprendemos algo novo todos os dias, o que deve nos tornar mais sábios e capazes. Somos empoderados com a sabedoria que vem do Alto, com o poder do Espírito Santo, com a Palavra de Deus e a sua graça maravilhosa. Deus usa pessoas e situações para nos provar, corrigir e aperfeiçoar, inclusive as adversidades.

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte" (2 Co 12:9,10).

Sócrates escreveu que uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida. De fato, não podemos "julgar todas as coisas", conforme o apóstolo Paulo ordenou (1 Ts 5:21), se não refletirmos a respeito delas. Refletindo, não só poderemos discernir entre o que é bom ou ruim, como poderemos tirar boas lições de tudo para a nossa vida. Ou seja: é possível extrair importantes aprendizados assistindo a um seriado como THE FLASH. O lado ruim é a filosofia ateísta e pragmática. É a exaltação da ciência em detrimento da soberania de Deus. Mas há certa ordem no caos. Deus nos dá inteligência para extrair lições de tudo. Podemos até aprender com o diabo. A sua existência e ações nos ensinam tudo o que não devemos ser nem fazer. Assim sendo, prossigamos com as lições do Flash.

Terceira. Por diversas vezes o Flash volta no tempo para tentar concertar seus erros ou evitar alguma tragédia. O resultado é que ele altera a linha do tempo, criando um ponto de ignição que piora as coisas ainda mais. Não podemos voltar no tempo para desfazer nossos erros ou evitar nossas tragédias. O que podemos fazer é construir coisas novas no lugar e aprender a conviver com o que for inevitável. Deus não nos ordena reconstruir o passado, mas nos deixa obras para fazermos hoje (Ef 2:8-10). É preciso fazer as pazes com o passado, perdoar e nos perdoar. É um peso que não precisamos carregar, pois Cristo já o carregou por nós na cruz. Vivamos o hoje enquanto construímos o amanhã.

Quarta. O Flash não nasceu herói. Ele se tornou após ser atingido pela explosão de um acelerador de partículas. A partir daí, com todos os seus poderes, a sua vida se transformou. E junto com grandes poderes, vieram grandes responsabilidades. Nós fomos revestidos do poder de Deus quando recebemos o Espírito Santo. E qual a nossa grande responsabilidade? Testemunhar de Cristo (At 1:8). Não fomos redimidos para ficarmos sentados,  salvos e satisfeitos. Estamos aqui para sermos salvos, santos e servos. Fomos atingidos pela graça de Deus para salgar e iluminar o mundo. Temos um propósito: glorificar a Deus com a totalidade da nossa existência. Se não estamos fazendo nada disso, não estamos sendo responsáveis com o poder que nos foi dado.

Quinta. De fato, para quem está disposto a aprender, a vida é uma escola. Qualquer ensino é um processo no qual nos envolvemos com disposição para fazer a nossa parte para que aconteça o aprendizado. E é esta uma das lições importantes que o Flash nos traz. Não basta conhecer nossas habilidades, é preciso desenvolvê-las, trabalhá-las até que sejamos capazes de dominá-las e dar o nosso melhor. O Flash aprendeu que não bastava ter velocidade, era preciso saber como utilizá-la estrategicamente. Da mesma forma, devemos conhecer os dons e talentos que Deus nos deu e aprimorá-los para que sejam utilizados da maneira correta, e jamais desperdiçados. Não basta ter o dom de ensino, por exemplo, mas é preciso esmerar-se (Rm 12:7). Ou seja: dedicação. A cada novo problema que surge, Flash e sua equipe precisam buscar novos conhecimentos para lutar e se adequar a alguma nova realidade.

Sexta. O Flash é o homem mais rápido do mundo. O que demoramos horas ou até dias para fazer, ele realiza em questão de segundos. Mas algo ele tem aprendido que pode nos ensinar: existem coisas que demandam tempo, que obedecem a um processo que pode ser longo. Esquecer uma tragédia, conquistar a confiança, desenvolver relacionamentos significativos, perdoar, aceitar as pessoas como elas são, mudar nossa realidade interior (mente e coração), tornar-se perito em algo. Não adianta correr contra o tempo, é preciso aproveitá-lo ao máximo. Paulo escreveu aos crentes de Éfeso: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus" (Ef 5:16,17). Precisamos de sabedoria e paciência para dar um passo de cada vez. Se não fizermos isso, acabaremos pulando etapas importantes. É preciso também evitar a procrastinação.

Sétima. Finalizando nossas reflexões sobre o Flash, ele não é o único na série com poderes especiais. Muitos outros foram atingidos pela explosão e desenvolveram capacidades extraordinárias. Entretanto, parece que a maioria está interessada em usar seus poderes em proveito próprio, para destruir, roubar ou se vingar dos seus desafetos. Isso nos chama a atenção para uma verdade: ao contrário do que se diz, o poder não corrompe ninguém, apenas revela a verdadeira natureza de cada um. A pessoa íntegra continuará íntegra de posse do poder. Quem é humilde, permanecerá humilde. Nada que é externo pode mudar a nossa essência. Se você era "bom" e de repente se tornou mau quando subiu de posto na empresa, na verdade você era um mau enrustido, esperando uma oportunidade para se revelar. Embora cheio de defeitos, o Flash manteve a mesma natureza de quando ainda não possuía poderes especiais.

Oitava. Talvez a lição mais marcante do seriado THE FLASH seja a importância da família e dos amigos. Todos os personagens principais da trama formam uma única unidade afetiva que comporta diferenças e singularidades. De alguma forma, todos estão sempre dando apoio um ao outro, procurando ajudar a corrigir suas distorções, dando apoio moral, estando presentes, agindo em conjunto, perdoando as falhas, protegendo-se mutuamente. Quem dera as famílias fora da ficção também fossem assim! Quem dera todas as igrejas fossem assim! Não podemos perder de vista o amor de Deus que nos salvou e nos reuniu como família divina. Somos um em Cristo. Não devemos ter em vista somente o que é nosso, mas devemos levar as cargas uns dos outros. A igreja é um grupo terapêutico onde crescemos juntos.

É claro que não seremos jamais super-heróis nos moldes da ficção. Nem precisamos ser "supercrentes". O que devemos ser é pessoas totalmente dependentes de Deus e da sua graça, obedientes, santos e servos. Em tudo somos mais que vencedores em Cristo. De Deus vem a nossa força e a nossa suficiência. Devemos ser rápidos como o Flash para amar, perdoar, evangelizar e fazer o bem. Já temos o divino poder do Espírito Santo para manter a nossa integridade e dar frutos para o Reino. Já temos a nossa armadura espiritual para lutarmos contra nosso inimigo: Satanás. Somos os "heróis" empoderados por Deus para amar o próximo e socorrer os aflitos. Somos enviados com a mais nobre de todas as missões: proclamar as boas-novas da salvação. Avante!

AUTOR: Mizael de Souza Xavier

CONHEÇA OUTROS LIVROS DE MINHA AUTORIA EM FORMATO DE E-BOOK QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR À VENDA NO SITE OU NO APLICATIVO DA AMAZON.COM.BR









2 comentários:

  1. Nossa que perfeito sua colocação com o seriado e Deus, é algo que queria que muitas pessoas vissem, pois eu adoro the flash, e concordo com tudo isso. Não vejo só pelos efeitos especiais ou super-herói, mas o que a série passa para nós. Bela análise

    ResponderExcluir
  2. Nossa que perfeito sua colocação com o seriado e Deus, é algo que queria que muitas pessoas vissem, pois eu adoro the flash, e concordo com tudo isso. Não vejo só pelos efeitos especiais ou super-herói, mas o que a série passa para nós. Bela análise

    ResponderExcluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.