sábado, 21 de outubro de 2023

CHORE!


Chore!
Texto áureo: Mateus 26:75
Mizael de Souza Xavier

No texto acima, vemos o amargo choro de Pedro, após o cantar do galo, porque, assim como havia predito Jesus, Pedro o negaria três vezes antes que o galo cantasse. Pedro caiu em si, talvez tenha lembrado de que dissera ao Senhor que de modo algum o negaria e de tudo que vivera, ouvira e aprendera estando com seu amado Mestre. O choro de Pedro refletia a vergonha e o arrependimento. Embora muitos pregadores modernos insistam que, na vida cristã, não exista espaço para a tristeza, o fato é que ele existe e que chorar nunca foi pecado, muito pelo contrário, sempre foi incentivado e compreendido por Deus. Diante da perda de um amigo muito querido, Jesus chorou (João 11:35), como também chorou diante da incredulidade de Jerusalém (Lucas 19:41-44). Paulo orava e chorava enquanto escrevia suas cartas (2 Coríntios 2:4). Deus não nos manda parar de chorar, mas nos promete a alegria da manhã (Salmo 30:5) e que nossas lágrimas serão enxugadas por Ele (Salmo 30:11; Apocalipse 21:4). Deus é sensível às nossas dores.

Se existem motivos para chorar, choremos! Não podemos agir como se Deus não entendesse nossas fragilidades e tristezas, como se Ele proibisse ou não se importasse com as nossas lágrimas. O choro não é sinal de falta de fé e de confiança em Deus quando choramos aos pés da cruz, muito pelo contrário: ele nos mostra o quanto somos dependentes do nosso Pai que vem ao nosso socorro e nos consola. Sem chorar, não seremos consolados (Mateus 5:4). Choramos como Pedro, quando nos deparamos com os nossos pecados e nos arrependemos (2 Coríntios 7:10). Choramos quando nos sentimos oprimidos (Salmo 6:6,7; 42:3) e também pelo sofrimento dos outros (Lamentações 1:16; 3:48-50). Choramos na certeza de que Deus conhece todas as nossas lágrimas, mesmo antes delas caírem, mesmo quando nem sabíamos que iríamos chorar (Salmo 56:8) e que não nos deixará sem resposta e sem o seu providencial consolo (Salmo 55:16,17).

Lembremos de Maria Madalena, quando foi visitar o túmulo onde o Senhor havia sido sepultado. As suas lágrimas de tristeza logo foram substituídas pela alegria da notícia de que o Senhor havia ressuscitado (João 20:11-18). Deus não nos deixará chorar para sempre, porque a alegria eterna já nos aguarda, porque o Senhor ressuscitou! Banhemos com nossas lágrimas os pés da cruz, mas com esta certeza plena: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8:18). Jamais percamos a fé e a esperança, na certeza de que Deus está no controle de tudo e que o seu consolo sempre nos alcançará. Ele é a nossa alegria, o nosso consolo, a nossa paz e a nossa esperança eterna.

Pensar-Sentir-Agir: Romanos 12:15; Eclesiastes 3:4; Salmo 30:11; 119:136.

Ação transformadora: Seja sincero ao chorar, abra seu coração para Deus.

Esta é uma mensagem do devocional DESAFIO DIÁRIO 2024 (GRANDES TEMAS). Lançamento dia 31 de dezembro. O DESAFIO DIÁRIO 2023 está à venda na Amazon. Clique aqui e adquira o seu e-book: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

Conheça outros livros de Mizael Xavier publicados em e-book na Amazon:



5 comentários:

  1. Lamento muitíssimo não poder adquirir todos teus livros,ou pelo.menos 70% deles.O conteúdo do pouco que tive a oportunidade de ler,achei maravilhoso, incrível! Oro por você em prol de tuas vendas! Jesus Cristo te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Desejando adquirir alguns em PDF gratuito, venha para meu grupo no Telegram: @livrocristaoempdf

      Excluir
  2. Anizerete Leite Vidal de Moraes21 de outubro de 2023 às 15:30

    Adoro tudo.o que tive a oportunidade de ler e meditar! És numa benção como mensageiro do Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Seus textos são edificantes, Jesus abençoe a venda dos seus livros. Fique com Deus . Boa noite

    ResponderExcluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.