terça-feira, 23 de abril de 2024

NOVO NASCIMENTO


Estudo bíblico: novo nascimento

Texto: João 3:1-30

Mizael Xavier


I. Contexto anterior ( João cap. 1)


Nascimento de Jesus (1:1-14), testemunho de João Batista (1:15-31), batismo de Jesus (1:32-34), vocação dos apóstolos (1:35-21), bodas de Caná (2:1-12), purificação do templo (2:13-22), primeiras conversões (2:23-25).



II. Contexto posterior (João cap. 2)


Novo testemunho de João Batista confirmando o ministério de Jesus (3:22-36), com a repetição do ensino de Jesus a respeito da salvação e da condenação (3:36).



III. Quem era Nicodemos?


Membro do Sinédrio, do qual o apóstolo Paulo também fazia parte (Atos 23:1-24); intérprete e doutor da Lei (João 3:10). Protestou contra a tentativa de prender Jesus (João 7:50-52). Ajudou no sepultamento de Jesus (João 19:38-42).



IV. Explicando o texto


1. O início do diálogo entre Jesus e Nicodemos


Nicodemos vai ao encontro de Jesus na parte da noite. Alguns afirmam que é por conta dos seus afazeres diários ou mesmo da disponibilidade de Jesus. Outros afirmam que ele foi escondido, por causa da sua posição no Sinédrio e de receio da reação dos outros líderes judeus.


Nicodemos não introduz a sua fala com uma pergunta, mas com uma afirmação: "Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele" (3:2). Alguns estudiosos veem aqui a intenção de Nicodemos de inquirir o Senhor a respeito do Reino de Deus, de modo que a resposta de Jesus revelaria a sua presciência ao abordar diretamente o assunto.


Também podemos notar o contraste entre a posição de Nicodemos (mestre e doutor da Lei) e a necessidade do tema que o Senhor introduz: o novo nascimento. Os principais dos judeus eram bastante religiosos, mestres e cumpridores da Lei, a ponto de haver a seita dos fariseus. Eles se firmavam no fato de serem naturalmente filhos de Abraão e herdeiros da promessa, um direito, no seu entender, reservado apenas aos judeus.


O Senhor Jesus mostra que os filhos de Deus não pertencem a uma raça e a uma etinia específicas, mas todo aquele que nasce do Espírito é filho de Deus. Além disso, Ele revela como a religião pode ser inteiramente vã, uma vez que não produz vida e não salva o pecador.


2. O nascimento natural


O Senhor ensina ao mestre Nicodemos que existe um nascimento natural, mas que somente aqueles que nascem de novo poderão ver o Reino de Deus: "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3). Neste nascimento natural estão todos aqueles seres humanos que vieram a partir da Queda, que estão manchados pelo pecado original, separados de Deus e espiritualmente mortos. Eles não podem buscar a Deus nem ter vida em si, mas precisam ser buscados por Deus para que a vida lhes seja dada.


3. O novo nascimento


O Senhor deixa bastante claro que o novo nascimento é uma obra do Espírito Santo, não algo que possamos produzir ou controlar: "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito" (João 3:5-8). Da mesma forma como é impossível decidir para onde o vento deve soprar e controlar os seus feitos, também é impossível decidir pelo Espírito Santo, que obedece tão somente a soberana vontade de Deus.


Podemos fazer uma ponte entre João 3:1-30 e Gálatas 5:16-26, onde o apóstolo Paulo fala sobre os frutos da carne e o fruto do Espírito. O novo nascimento ensinado pelo Senhor é uma obra do Espírito Santo, que passa a habitar na vida daquele que Ele regenerou. O cristão convertido, como templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19), deve viver no Espírito, não na carne, ou seja, em seus desejos pecaminosos. Se Jesus disse que quem não nascer do Espírito não pode ver o Reino de Deus, vemos que Paulo confirma isso, ao listar inúmeros pecados e afirmar: "não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam" (Gálatas 5:21). Ele ainda afirma que "os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências" (v. 24). Quem crucificou a carne, está morto para o pecado e vivo para Cristo (Romanos 6:10). Isto é o novo nascimento, a regeneração.


4. A salvação


O novo nascimento está diretamente ligado à salvação, o que já fica claro nos vs. 14 e 15, onde o Senhor diz: "E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna". Somente aqueles que nascem de novo são os que o Senhor salva. Não podemos entrar no Reino de Deus sem antes seremos regenerados por Ele. Os vs. 15 e 16 explicam a razão e a necessidade do novo nascimento, quando o Senhor diz: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."


5. A condenação


Da mesma forma como existem aqueles que, pelo poder do Espírito Santo, nascerão de novo, também existem os que permanecerão mortos e não experimentarão a vida. Jesus deixa claro que uns serão salvos, mas que outros permanecerão condenados. Se existem os salvos, existem os não-salvos. O Senhor diz: "Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (v. 18).


6. A necessidade da fé


O que separa os salvos dos condenados é a fé em Jesus Cristo. Crer em Jesus é a chave da salvação. O próprio evangelista João afirma a respeito do seu Evangelho: "Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (20:30,31). Quem crê, tem a vida; quem não crê, não terá a vida.


7. O testemunho de João Batista


Em seu testemunho a respeito da veracidade, da importância e da excelência da pessoa e da obra de Cristo, João Batista repete o ensino do Senhor, ratificando as suas palavras, ao dizer: "O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos. Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus" (João 3:35,36).



V. O que significa "nascer de novo" ou "novo nascimento"?


A expressão "nascer de novo" é o mesmo que "nascer do alto" ou "nascer de cima", o que indica a sua natureza divina. O novo nascimento é o mesmo que "regeneração", quando o Espírito Santo atua poderosamente na vida do pecador, dando-lhe a vida verdadeira em Cristo. Conforme o texto de João 3:1-30 nos mostra, a regeneração é uma obra operada por Deus, não pela vontade ou esforços humanos. O primeiro nascimento é carnal, quando a mãe dá a luz ao filho. Todavia, esse nascimento carnal e natural, não nos liga a Deus, mas nascemos espiritualmente mortos, carecendo do novo nascimento para alcançarmos a vida com Deus e a redenção eterna.



VI. Sete pontos sobre o novo nascimento


1. Sua necessidade


Por causa da Queda, nascemos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1). todos precisamos nascer de novo porque somos pecadores que carecem da glória de Deus (Romanos 3:23; 5:12-21).


2. Sua razão


A única razão para a necessidade e a possibilidade do novo nascimento é o amor de Deus, que, em Cristo, quer nos reconciliar com Ele (João 3:16; Romanos 5:8).


3. Sua fonte


Somos regenerados pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo. Somente a graça pode trazer à vida quem está morto em seus delitos e pecados (João 3:16; 5:1-3; Efésios 2:8-9; 1 Coríntios 15:21-23; Atos 15:11; Romanos 11:5,6; Tito 2:11,12).


4. Seus meios


Todos os meios de regeneração são externos a nós e não estão sob o nosso controle. Eles são:


a) o Espírito Santo, como fica claro na conversa de Jesus com Nicodemos (João 3:4-8; 16:7-11; Tito 3:5; Ezequiel 36:25-27);

b) a ressurreição de Cristo (1 Pedro 1:3);

c) a Palavra de Deus (1 Pedro 1:23; Tiago 1:18).


5. Seus objetivos


O novo nascimento tem objetivos específicos. Estes são:


a) a própria regeneração em si (1 Pedro 1:3,23; João 3:6-8; 1 Coríntios 15:21-23);

b) a nossa reconciliação com Deus (2 Coríntios 5:18-20; Romanos 3:23,24; 5:10,11; 6:11; Colossenses 1:21-23; Efésios 2:13-18);

c) a adoção de filhos (João 1:12,13; 3:1; Romanos 8:14-16; 9:8,9; Gálatas 3:26,27; 4:4,5; Hebreus 12:7,8; 1 João 3:10; Efésios 1:5);

d) a salvação eterna (João 3:16-18; Romanos 5:7-10; 8:1,2; 10:9-13; Efésios 2:8,9; Atos 4:12; 2 Timóteo 1:9; Tito 2:11,12; Hebreus 9:27,28).


6. Seus resultados


Os resultados do novo nascimento são os seus objetivos espirituais e eternos, mas também são:


a) quando nascemos de novo, nós nos tornamos novas criaturas, novas criações (2 Coríntios 5:17; Gálatas 6:15);

b) a regeneração faz do salvo um novo homem (Efésios 4:22-24; Colossenses 3:9,10).


7. Seus propósitos


Os propósitos do novo nascimento também envolvem seus objetivos, bem como os seus resultados, mas também apresentam questões práticas da espiritualidade cristã:


a) santidade/santificação (1 Tessalonicenses 4:3-8; Efésios 4:22-24; 2 Pedro 1:4; Romanos 6:4-11; Colossenses 3:5-11; 1 João 3:9; 5:18; 1 Pedro 3:15);

b) serviço (João 12:26; Deuteronômio 13:4; Gálatas 5:13; 1 Pedro 2:16; Hebreus 9:14);

c) obras (Mateus 5:15,16; Efésios 2:8-10; 1 Coríntios 15:58; 2 Timóteo 3:16,17; João 6:28,29; Tiago 2:15-17);

d) frutos (Romanos 7:4; Gálatas 5:22,23; Mateus 3:8; Tiago 3:18; Efésios 5:8-10; Mateus 7:15-20; Lucas 8:11-15);

e) evangelização (2 Coríntios 3:6; 5:20; Marcos 16:15; 1 Pedro 2:9; 3:15; Mateus 28:29; Atos 1:8);

f) amor fraternal (1 João 3:14; 4:7-12; 5:1-3; João 13:34,35; Romanos 12:10; Colossenses 3:14);

e) verdade (Colossenses 3:9,10; 1 João 1:6; 2:27; 3:18; 3 João 1:4; Efésios 4:15; Filipenses 4:8);

f) obediência (Ezequiel 11:19,20; 36:25-27; Deuteronômio 5:29; João 14:15; Lucas 6:46; Tiago 1:22; 1 João 5:3,4; Efésios 6:1-5; Tito 3:1).


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