NÃO FECHE OS OLHOS PARA OS SEUS PECADOS
Mizael de Souza Xavier
Embora haja muitas mensagens nas redes sociais que são verdadeiras "esvaziadoras de mentes" e "destruidores da fé", sempre encontramos conteúdo inteligente e abençoado. Como uma postagem que diz: "Eles amam tanto o pecado, que a frase predileta deles é: Não julgues, para não serdes julgados". Essa reprimenda está baseada em textos como Mateus 7:1-5 e Lucas 6:37 e, quando lida isoladamente, não leva em conta o ensino geral das Escrituras quando condena qualquer tipo de julgamento sobre a vida de alguém. Se não julgarmos aquilo que está óbvio, como acontecerá a exortação, a admoestação, a correção, o ensino e a disciplina? O que não devemos jamais é ser hipócritas, julgando os outros enquanto praticamos os mesmos erros (Rm 2:1,2). Como repreenderei o irmão que peca contra mim (Lc 17:3,4) se não posso julgar suas ações?
👉🏻 CLIQUE AQUI PARA UM ESTUDO SOBRE JULGAR OU NÃO JULGAR: JULGAR
O foco nesta mensagem não está na questão do não julgar, mas no sentimento que existe por detrás de muitas pessoas que usam esse texto continuamente. Elas parecem dizer: "Vá cuidar da sua vida e me deixe pecar em paz". O crente sincero não rejeita a repreensão, não despreza os bons conselhos, reconhece quando está errado, faz um autoexame sempre que é confrontado por algum pecado, mantém a mente aberta para novos aprendizados e o coração inclinando para o arrependimento. Por mais que ele saiba que a pessoa que o está "julgando" possua pecados iguais ou piores, entende que um erro não justifica o outro, que o pecado de quem o julga não anula o seu. Então, ele precisa mudar, precisa aproveitar a oportunidade para refletir. Se ele condena todas pessoas que o "julgam", jamais poderá crescer. É preciso, claro, um bom filtro de tudo aquilo que é dito, e o filtro perfeito é a Palavra de Deus.
Conforme escrevi em outro estudo, os nossos pecados não anulam a veracidade da Palavra de Deus. Se um mentiroso disser que mentir é pecado, mentir não deixará de ser pecado porque a palavra partiu da boca de um mentiroso. Logo, não importa se a pessoa que nos julga tem mais pecados do que nós, porque cada um prestará contas de si mesmo a Deus (Romanos 14:12; Ezequiel 18:20-32). Somente o Senhor Jesus jamais poderia ser julgado moralmente por alguém, porque Ele não tinha pecado. Nós, porém, somos pecadores, ainda que regenerados. Fechar os olhos para o nosso pecado e rejeitar a correção não nos trará o arrependimento nem o perdão. Quem é de Cristo, não vive na prática do pecado (1 João 3:6). E quando peca e é confrontado, mesmo que por outro pecador, reconhece e se arrepende. Não devemos nos preocupar mais se somos julgados do que o fato de que precisamos ser santos como o Senhor é Santo (1 Pedro 1:16).
Conheça e adquira meus livros na Amazon. Clique aqui: MEUS E-BOOKS NA AMAZON
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.