SOMENTE A VERSÃO DE DEUS
Mizael de Souza Xavier
"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar" (Mt 24:35).
Imagine que você escreve um livro contando a sua história de vida. Nele, você revela fatos sobre a sua personalidade, seus planos para o futuro e inclui algumas lições importantes que deseja que seus leitores conheçam. Então o livro é publicado. Anos depois, porém, alguns leitores do seu livro acham que ele está incompleto, que não diz tudo sobre você e que ainda há muito a acrescentar. Então, eles continuam a escrever seu livro: trazem novos fatos, novas revelações sobre você, novas lições, novos planos para o seu futuro. Mas muitas dessas coisas até contradizem o que você já havia escrito. Algumas interpretam suas palavras de maneira diferente e apresentam novas versões sobre seus relatos. Passam-se os anos e seu livro continua a ser reescrito por outras pessoas, continua sendo interpretado de maneira equivocada, acrescido de fatos e tendo tantos outros suprimidos. Você não acha isso terrível?
Agora, imagine esse livro sendo a Bíblia, cujo autor é Deus. Ele nos deu um Livro Sagrado, inspirado pelo Espírito Santo, onde se revela à humanidade de maneira especial: sua natureza, seu caráter, seus planos, seus mandamentos. Num dado momento da história, Ele usa homens sábios para formarem o cânon sagrado, ou seja, a Bíblia como a temos hoje, com todos os seus 66 livros, Antigo e Novo Testamentos. Cada livro da Bíblia contém a Palavra de Deus, o que Ele quis nos dizer. Podemos ter certeza de que Deus nos fala através da sua Palavra, que é íntegra, eterna, suficiente e jamais se contradiz. Todavia, passam-se os anos e algumas pessoas entendem que ela não está completa, que Deus ainda tem muitas coisas para falar ou revelar. Então, continuam a escrevê-la, acrescentando fatos, ensinamentos, revelações e profecias. Alguns desses acréscimos até mesmo contradizem aquilo que já havia escrito.
Voltando ao seu livro, como as pessoas no futuro poderão ter certeza de que ele foi escrito totalmente por você? Quais partes são suas e quais são acréscimos? O que você realmente pensa? Imagine o tamanho do problema! Como escritor, não desejo que isso aconteça com nenhum dos meus livros! Imagine, então, a Bíblia. Por séculos, ela vem sendo deturpada, acrescida de novas revelações e doutrinas, vilipendiada, ao ponto de se declarar que ela não "é" a Palavra de Deus, mas apenas “contém” essa Palavra, cabendo ao leitor decidir o que é de Deus ou não. Após o fechamento do cânon sagrado, determinados religiosos conceberam novas doutrinas e dogmas que, além de não estarem na Bíblia, contradizem muitos dos seus ensinamentos. Então, foi preciso afirmar que ela não é suficiente, que Deus continua relevando a esses religiosos a sua vontade. Você ficaria feliz se o livro fosse seu, se alguém dissesse coisas que você não disse, prometesse o que você não prometeu e apoiasse o que você jamais apoiou? Para piorar a situação, os leitores não te consultam para saber o que realmente partiu da sua mente, não se preocupam em ler a versão original do seu livro. E, se já não bastasse, aqueles que continuam a escrever sua obra afirmam que você as autorizou e que é você quem lhes diz o que mais escrever! Se os leitores não possuem contato direto com você, jamais saberão a verdade.
Assim como os leitores têm a oportunidade de ficar com a versão original do seu livro, também podemos ficar com a versão original da Bíblia segundo o cânon sagrado. Veja o que o apóstolo Paulo escreveu sobre as Sagradas Escrituras:"Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (2 Tm 3:16). Nada mais precisamos além das Escrituras. Elas são suficientes. Você desejaria que os seus leitores acreditassem na sua versão original do seu livro ou em uma versão cheia de acréscimos e/ou decréscimos? Assim João encerra o livro do Apocalipse: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro" (Ap 22:18,19).
Siga-me no meu Facebook: www.facebook.com/mizael.souza.77985/
O que acha de receber mensalmente um devocional com uma mensagem para cada dia do mês? Entre em contato e você poderá recebê-lo todo mês pelo e-mail ou Whatsapp. É gratuito.
Conheça todos os livros de espiritualidade e teologia de Mizael Xavier. Acesse:
https://www.amazon.com.br/gp/aw/s/ref=nb_sb_noss?k=Mizael+Xavier+
Conheça alguns dos meus e-books publicados e vendidos na Amazon: